A educação permanente propõe o compartilhamento de saberes, ideias e ações, a partir da reflexão das práticas de trabalho e da troca de experiências do cotidiano, construindo ações educativas com novas possibilidades de atuação.
O objetivo desta atividade é possibilitar que você avance em mais uma etapa de construção de seu projeto de intervenção, elaborando a metodologia. Sendo assim, siga cada um dos passos propostos.
Assista ao vídeo Roteiro do projeto de intervenção (parte 3), de Suely Deslandes.
Elabore a metodologia do seu projeto, tendo como base o texto “Aproximação inicial para a construção do trabalho de conclusão de curso”, procurando abordar os seguintes pontos:
Na elaboração da metodologia, procure refletir sobre as seguintes questões:
Como alcançar os objetivos do seu projeto de intervenção? Quais são as formas ou os caminhos mais adequados para alcançá-los?
Quem são os “beneficiários” da ação proposta no projeto?
Quais as características demográficas, socioeconômicas e ocupacionais do território onde, em tese, seria realizado o projeto de intervenção?
Quais as estratégias e atividades a serem realizadas, relacionadas com cada objetivo proposto?
Como esse conjunto de estratégias e atividades se distribuem no tempo? Quais as etapas para a sua realização? Quais os recursos necessários para a realização da “intervenção” proposta no projeto?
Enfim, qual o tempo e os recursos técnicos e metodológicos necessários para o desenvolvimento do projeto?
O problema de seu projeto de intervenção prevê articulação intersetorial?
Existe alguma política institucionalizada que contribua para seu projeto de intervenção?
Envie ao tutor, pelo AVA, o projeto mais estruturado, com revisão de literatura e metodologia.
Ao terminar, siga para a Atividade 10 – Coletivo de educação permanente: pactuação de agenda.