Imprimir

Educação Permanente:
Saúde e Educação em uma Perspectiva Integradora

Unidade II

Atividade 4

Olhares para o território

Os territórios são, ao mesmo tempo, espaços e lugares, construídos socialmente.
São muito variáveis e dinâmicos, e a sua peculiaridade mais importante é ser uma área de atuação, de fazer, de responsabilidade.


(MONKEN; BARCELLOS, 2007).
ícone de prazo: Um relógio despertador.ícone de prazo: Um relógio despertador.

2 semanas

ícone de produtos: Três páginas sobrepostas.ícone de produtos: Três páginas sobrepostas.

Texto sistematizado sobre as características do território e do local de trabalho

Para o geógrafo Milton Santos, território é o espaço apropriado e transformado pela atividade humana:

Ele tem que ser entendido como o território usado, não o território em si. O território usado é o chão mais a identidade. A identidade é o sentimento de pertencer àquilo que nos pertence. O território é o fundamento do trabalho, o lugar da residência, das trocas materiais e espirituais e do exercício da vida. (SANTOS, 1999, p. 8-9).

Conhecer o território é fundamental para desenvolver práticas que respondam às necessidades de uma determinada população. O conceito de território que adotamos vai além da delimitação do espaço físico e das fronteiras. O território é o espaço em que a vida ocorre e nele se observa um conjunto de relações políticas, econômicas e sociais. Conhecer a história e as características sociodemográficas do território e as vulnerabilidades, perfil epidemiológico, social e cultural dos sujeitos que nele habitam permite entender o contexto atual e as transformações ocorridas ao longo do tempo.

A proposta desta atividade é fazer com que você amplie seu conhecimento sobre o território a partir de características geográficas, populacionais e da infraestrutura do seu local de trabalho. Por isso, a dividimos em sete etapas.

número 1

Assista ao vídeo:

Reflita sobre a existência de diversos olhares e “pontos de vista”, considerando aproximações e afastamentos.

número 2

Construa/busque um mapa da região/município onde está o seu local de trabalho e nele:

número 3

Leia os textos:

número 4

Levante dados que permitam conhecer o perfil sociodemográfico da população da área de abrangência de seu local de trabalho: número total de habitantes, distribuição dos habitantes por idade, sexo, raça, nível de escolaridade, nível de renda, principais atividades econômicas, entre outros.

Você poderá pesquisar em sites como o do IBGE, DATASUS, das prefeituras ou dos estados, universidades e bibliotecas públicas. Poderá ainda buscar informações em visitas à prefeitura ou ao governo estadual, nas secretarias estaduais ou municipais, escolas, unidades de saúde, associações, entre outros equipamentos sociais.

número 5

Busque conhecer a história de criação/construção do seu local de trabalho Você poderá pesquisar em documentos ou conversar com seus colegas de trabalho e moradores da região. Importante perceber fatores, relativos à história, que influenciam no cotidiano do trabalho. Levantar a história de criação de um serviço muitas vezes traz elementos para compreender a sua configuração, localização e relação com a comunidade que atende, entre outros aspectos.

número 6

Sistematize os recursos disponíveis para o funcionamento do seu local de trabalho.

Recursos humanos

Preencha o quadro de recursos humanos. Acrescente colunas, caso ache necessário.

Recursos financeiros

Procure levantar para cada item quais são as fontes financiadoras.

  • Pessoal.
  • Material de consumo. É centralizado? Existe suprimento de fundos? A necessidade vem sendo atendida?
  • Equipamentos e material permanente. Serviço de manutenção de equipamentos.
  • Serviços de manutenção predial.

Converse com o seu gestor, colegas e encarregados para entender como o seu local de trabalho é financiado.

Instalações físicas
  • Busque uma planta baixa ou desenhe um croqui do seu local de trabalho, especificando a utilização de cada espaço.
  • Como funciona a manutenção predial?
  • As instalações estão adequadas às ações desenvolvidas?

O conhecimento desses recursos possibilita identificar o potencial de oferta desse serviço.

número 7

Elabore um texto sistematizando as características do território, populacionais e do seu local de trabalho, incluindo suas reflexões e análise orientadas pela seguinte questão:

Envie o texto ao seu tutor, pelo AVA.

Terminada esta atividade, vamos agora para a Atividade 5 – Processo de trabalho em educação.

PróximaAnterior