Os territórios são, ao mesmo tempo, espaços e lugares, construídos socialmente.
São muito variáveis e dinâmicos, e a sua peculiaridade mais importante é ser uma área de atuação, de fazer, de responsabilidade.
(MONKEN; BARCELLOS, 2007).
2 semanas
Texto sistematizado sobre as características do território e do local de trabalho
Esta atividade irá ajudá-lo na elaboração da introdução (apresentação do projeto e justificativa) e metodologia (público-alvo e abrangência) do seu projeto de intervenção. Lembre-se de retornar a ela quando estiver elaborando seu trabalho de conclusão de curso.
Para o geógrafo Milton Santos, território é o espaço apropriado e transformado pela atividade humana:
Ele tem que ser entendido como o território usado, não o território em si. O território usado é o chão mais a identidade. A identidade é o sentimento de pertencer àquilo que nos pertence. O território é o fundamento do trabalho, o lugar da residência, das trocas materiais e espirituais e do exercício da vida. (SANTOS, 1999, p. 8-9).
Conhecer o território é fundamental para desenvolver práticas que respondam às necessidades de uma determinada população. O conceito de território que adotamos vai além da delimitação do espaço físico e das fronteiras. O território é o espaço em que a vida ocorre e nele se observa um conjunto de relações políticas, econômicas e sociais. Conhecer a história e as características sociodemográficas do território e as vulnerabilidades, perfil epidemiológico, social e cultural dos sujeitos que nele habitam permite entender o contexto atual e as transformações ocorridas ao longo do tempo.
A proposta desta atividade é fazer com que você amplie seu conhecimento sobre o território a partir de características geográficas, populacionais e da infraestrutura do seu local de trabalho. Por isso, a dividimos em sete etapas.
Assista ao vídeo:
Reflita sobre a existência de diversos olhares e “pontos de vista”, considerando aproximações e afastamentos.
Construa/busque um mapa da região/município onde está o seu local de trabalho e nele:
Você poderá desenhar o mapa ou utilizar algumas ferramentas como: Google Earth, Google Maps, entre outras.
Leia os textos:
Caso você queira conhecer um pouco mais sobre a vida e a obra de Milton Santos, veja o documentário Encontro com Milton Santos: o mundo global visto do lado de cá, produzido por Silvio Tendler, em 2006, que aborda algumas questões que permeiam os territórios chamados periféricos.
Levante dados que permitam conhecer o perfil sociodemográfico da população da área de abrangência de seu local de trabalho: número total de habitantes, distribuição dos habitantes por idade, sexo, raça, nível de escolaridade, nível de renda, principais atividades econômicas, entre outros.
Você poderá pesquisar em sites como o do IBGE, DATASUS, das prefeituras ou dos estados, universidades e bibliotecas públicas. Poderá ainda buscar informações em visitas à prefeitura ou ao governo estadual, nas secretarias estaduais ou municipais, escolas, unidades de saúde, associações, entre outros equipamentos sociais.
Busque conhecer a história de criação/construção do seu local de trabalho Você poderá pesquisar em documentos ou conversar com seus colegas de trabalho e moradores da região. Importante perceber fatores, relativos à história, que influenciam no cotidiano do trabalho. Levantar a história de criação de um serviço muitas vezes traz elementos para compreender a sua configuração, localização e relação com a comunidade que atende, entre outros aspectos.
Sistematize os recursos disponíveis para o funcionamento do seu local de trabalho.
Preencha o quadro de recursos humanos. Acrescente colunas, caso ache necessário.
Procure levantar para cada item quais são as fontes financiadoras.
Converse com o seu gestor, colegas e encarregados para entender como o seu local de trabalho é financiado.
O conhecimento desses recursos possibilita identificar o potencial de oferta desse serviço.
Elabore um texto sistematizando as características do território, populacionais e do seu local de trabalho, incluindo suas reflexões e análise orientadas pela seguinte questão:
Os produtos intermediários desta atividade (como, por exemplo, os dados levantados, o mapa e os instrumentos utilizados) podem compor o seu texto. Além disso, fique à vontade para enriquecer seu texto com fotos, vídeos e outras mídias que considere relevantes.
Envie o texto ao seu tutor, pelo AVA.
Terminada esta atividade, vamos agora para a Atividade 5 – Processo de trabalho em educação.