Educação Permanente: Saúde e Educação em uma Perspectiva Integradora
Unidade I
Atividade 2
Análise de conjuntura no contexto do trabalho
[...] os acontecimentos não se dão no vazio, eles têm relação com a história, com as relações sociais, econômicas e políticas estabelecidas.
Betinho (SOUZA, 2000).
2 semanas
Texto deanálise de conjuntura do seu contexto de trabalho
Esta atividade irá ajudá-lo na elaboração da introdução (justificativa) do seu projeto de intervenção. Lembre-se de retornar a ela quando estiver elaborando seu trabalho de conclusão de curso.
Vamos iniciar a nossa atividade com as seguintes indagações: Por que uma análise de conjuntura sobre o contexto do trabalho em saúde e educação? Como saber se a proposta de uma ação de educação permanente encontra conjuntura favorável para mobilizar a transformação das práticas?
Herbert de Souza, o “Betinho”, nos diz que analisar a conjuntura pressupõe “levar em conta as articulações e dimensões locais, regionais, nacionais e internacionais dos fenômenos, dos acontecimentos, dos atores, das forças sociais” (SOUZA, 2000, p.16).
A proposta de uma ação de educação permanente considera que o problema a ser enfrentado deve ser analisado em sua totalidade, buscando uma compreensão ampliada das relações sociais e políticas que o envolvem.
Por isso, é importante potencializar sua capacidade de reflexão crítica sobre os contextos que interferem, indireta e diretamente, nos processos de trabalho, os problemas que neles ocorrem e sua relação com a conjuntura mais ampla.
Nesta atividade você deverá realizar uma análise de conjuntura no seu contexto de trabalho. Para essa análise é importante se aproximar de temas como trabalho, gestão, governabilidade e determinantes sociais.
Essa aproximação será gradualmente realizada ao longo de todo o curso. Vamos começar a conhecer os diversos elementos que o ajudarão a compor a sua análise de conjuntura por meio de cada uma das três etapas a seguir.
Revisite a linha do tempo construída no 1º Encontro presencial e observe como os fatos da saúde e da educação se relacionam com acontecimentos mais amplos. Procure conhecer a história do seu município, destacando os fatos da linha do tempo que se relacionam com essa história. Registre e acrescente, na linha do tempo, os fatos que você considera mais marcantes referentes ao contexto do seu município.
Para subsidiar a realização de uma análise de conjuntura em seu contexto de trabalho, faça as leituras e assista aos vídeos a seguir, refletindo e registrando os pontos marcantes:
“Diferentes atores [...] movimentam-se por meio de ‘jogos de poder’, em que cada um coloca suas ‘fichas’, procurando aumentar seus recursos de poder de modo a ampliar sua capacidade de influir na conformação dos cenários e práticas de maneira coerente com suas concepções e valores.
O poder de cada ator define-se pelo controle ou não de recursos econômicos, políticos, cognitivos, organizacionais e de comunicação, considerando possibilidades de transformação e /ou manutenção de um jogo social instituído.
Ou seja, a distribuição de poder não é fixa, é dinâmica, pois os diferentes movimentos estratégicos podem levar a perdas e ganhos, que redefinem reações e possibilidades de ação.
Aqui devemos destacar a ideia de governabilidade, considerada enquanto espaço de possibilidade de realização da ação. Ou seja, em face da compreensão de que não controlamos todas as variáveis colocadas no cenário explicativo, precisamos fazer movimentos estratégicos que possibilitem mobilizar pessoas e relações.
O ator que desenvolve estrategicamente uma ação procura acumular capital político por meio de duas possibilidades. Por um lado, a condução de ações para ampliação do controle relativo de recursos. Por outro, mediante a explicitação de demandas a outros atores, em face de variáveis não controladas, mas importantes para consecução da ação.
Ou seja, se não tenho governabilidade para modificar uma situação crítica, o que posso fazer para ampliar minhas possibilidades de ação? Posso, por exemplo, procurar sensibilizar outros atores significativos, de modo que também eles passem a identificar determinada situação como problema e também coloquem seus recursos de poder a favor de mudanças. A colocação de uma ação em movimento, portanto, não depende somente de um único ator e por isso é fundamental sabermos analisar a governabilidade. Sendo feita de maneira coletiva e fundamentada, a equipe vai acumulando força para aumentar sua possibilidade de conduzir a ação educativa em situações complexas.”
O trabalho é uma característica humana, portanto, histórica, no qual se produz a existência e que está em constante transformação. Homens e mulheres vivem em sociedade, e os seus trabalhos também se realizam em conjunto. O modo como o trabalho se organiza e para que ele serve é importante para entendermos a sociedade em que vivemos. Ao trabalharmos, todos nós modificamos a natureza e nos modificamos. O ato do trabalho funciona como uma escola: mexe com a nossa forma de pensar e de agir no mundo. Os sentidos atribuídos ao trabalho não são fixos, variam conforme a sociedade, as necessidades e os interesses que são construídos em cada época (FRIGOTTO, 2008).
Com base nas questões propostas no roteiro abaixo, nas leituras, vídeos e reflexões que você desenvolveu ao longo desta atividade, elabore um texto de análise de conjuntura no seu contexto de trabalho e envie ao seu tutor pelo AVA.
Roteiro para análise de conjuntura
Descreva sucintamente o contexto social, político, econômico e cultural do seu município e do território/local em que você trabalha.
Quais são os atores sociais (sujeitos e instituições) que interagem no seu contexto local? Como eles se conectam com as forças políticas mais amplas do seu estado, região e país?
Existe um processo democrático de gestão em seu local de trabalho? As relações profissionais são horizontais ou existe forte hierarquização das relações entre dirigentes e equipe executora?
Analise as relações de forças em seu ambiente de trabalho que interferem no enfrentamento de problemas.
O que seria necessário transformar para conseguir uma conjuntura favorável à construção coletiva de ações de educação permanente no seu território? Considere as possibilidades de mudança da realidade e pense numa estratégia coletiva.
De acordo com a análise realizada, como você pode desenvolver ações baseadas nos referenciais teórico-práticos da educação permanente?
Como os conceitos trabalhados nesta atividade (trabalho, gestão, governabilidade e determinantes sociais) contribuíram para a análise de conjuntura no seu contexto de trabalho?
Vamos, agora, para a segunda atividade (MC2) da UA IV, “Educação permanente: caminhos para a construção de conhecimento”.