Imprimir

Educação Permanente:
Saúde e Educação em uma Perspectiva Integradora

Unidade I

Atividade 2

Análise de conjuntura no contexto do trabalho

[...] os acontecimentos não se dão no vazio,
eles têm relação com a história,
com as relações sociais, econômicas e políticas estabelecidas.


Betinho (SOUZA, 2000).
ícone de prazos: Um relógio despertador.ícone de prazo: Um relógio despertador.

2 semanas

ícone de produtos: Três páginas sobrepostas.ícone de produtos: Três páginas sobrepostas.

Texto de análise de conjuntura do
seu contexto de trabalho

Vamos iniciar a nossa atividade com as seguintes indagações: Por que uma análise de conjuntura sobre o contexto do trabalho em saúde e educação? Como saber se a proposta de uma ação de educação permanente encontra conjuntura favorável para mobilizar a transformação das práticas?

Herbert de Souza, o “Betinho”, nos diz que analisar a conjuntura pressupõe “levar em conta as articulações e dimensões locais, regionais, nacionais e internacionais dos fenômenos, dos acontecimentos, dos atores, das forças sociais” (SOUZA, 2000, p.16).

A proposta de uma ação de educação permanente considera que o problema a ser enfrentado deve ser analisado em sua totalidade, buscando uma compreensão ampliada das relações sociais e políticas que o envolvem.

Por isso, é importante potencializar sua capacidade de reflexão crítica sobre os contextos que interferem, indireta e diretamente, nos processos de trabalho, os problemas que neles ocorrem e sua relação com a conjuntura mais ampla.

Nesta atividade você deverá realizar uma análise de conjuntura no seu contexto de trabalho. Para essa análise é importante se aproximar de temas como trabalho, gestão, governabilidade e determinantes sociais.

Essa aproximação será gradualmente realizada ao longo de todo o curso. Vamos começar a conhecer os diversos elementos que o ajudarão a compor a sua análise de conjuntura por meio de cada uma das três etapas a seguir.

número 1

Revisite a linha do tempo construída no 1º Encontro presencial e observe como os fatos da saúde e da educação se relacionam com acontecimentos mais amplos. Procure conhecer a história do seu município, destacando os fatos da linha do tempo que se relacionam com essa história. Registre e acrescente, na linha do tempo, os fatos que você considera mais marcantes referentes ao contexto do seu município.

número 2

Para subsidiar a realização de uma análise de conjuntura em seu contexto de trabalho, faça as leituras e assista aos vídeos a seguir, refletindo e registrando os pontos marcantes:

Botão que abre uma janela de texto. Grafismo que representa uma página sobre um fundo laranja.

Conceito de governabilidade

Botão que abre uma janela de texto. Grafismo que representa uma página sobre um fundo laranja.

Conceito de trabalho

número 3

Com base nas questões propostas no roteiro abaixo, nas leituras, vídeos e reflexões que você desenvolveu ao longo desta atividade, elabore um texto de análise de conjuntura no seu contexto de trabalho e envie ao seu tutor pelo AVA.

Roteiro para análise de conjuntura

Vamos, agora, para a segunda atividade (MC2) da UA IV, “Educação permanente: caminhos para a construção de conhecimento”.

AnteriorPróxima