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Educação Permanente:
Saúde e Educação em uma Perspectiva Integradora

Unidade III

Atividade 9

Articulação Intersetorial

A complexidade dos problemas sociais exige vários olhares, diversas maneiras de abordá-los, aglutinando saberes e práticas para o entendimento e a construção integrada de soluções que garantam à população uma vida com qualidade.

(BARILLI; PESSÔA, 2013).
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2 semanas

ícone de produtos: Três páginas sobrepostas.ícone de produtos: Três páginas sobrepostas.

Participação no fórum de discussão da Atividade 9

A intersetorialidade é uma estratégia para a gestão das políticas sociais que perpassa as diversas políticas e pressupõe a articulação entre os setores, compreendendo que todos eles devem estar em permanente diálogo e colaboração. Para Stotz (2015), intersetorialidade “contempla políticas e ações, tanto do Estado como da sociedade, por meio de diversas associações, em prol da vida saudável de indivíduos e coletividades”.

Conhecer os processos de ensino-aprendizagem e saúde doença, seus determinantes e condicionantes, é necessário para se promover a articulação entre políticas e práticas de educação e saúde. Além disso, é importante compreender as condições de educação e saúde dos sujeitos, bem como a contribuição de cada setor para a melhoria das suas condições de vida.

Para fomentar as práticas intersetoriais, também é fundamental considerar a interdisciplinaridade, o que propicia ao profissional ampliar seus conhecimentos e sua visão sobre educação e saúde.

Esta atividade se propõe a refletir sobre os desafios e possibilidades da articulação intersetorial entre saúde, educação e demais políticas sociais visando a garantia efetiva dos direitos fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988. Para alcançarmos esse objetivo, dividimos a atividade em quatro partes.

número 1

Leia o texto:

No caso “Caso O desafio de trabalhar juntos” é possível observar as inúmeras dificuldades, apresentadas por todos os setores, para a construção de um trabalho intersetorial.

número 2

Leia o texto:

número 3

Busque conhecer as estruturas dos setores de saúde e educação em seu município, como se organizam, procurando entender sua hierarquia. Você pode buscar estas informações visitando as regionais da educação e saúde, ou nas secretarias municipais. Para alguns municípios é possível acessar estas informações via internet.

número 4

Participe do fórum aberto pelo seu tutor, compartilhando suas reflexões, de modo a contribuir para a troca de experiências sobre articulação intersetorial.

Considere que, em geral, a organização dos serviços de saúde e educação obedecem a lógicas próprias em termos de estrutura e hierarquia.

As questões a seguir são norteadoras da discussão no fórum:

Vamos, agora, para a sexta atividade de metodologia científica: Projeto de Intervenção: revendo a literatura (MC6).

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