A complexidade dos problemas sociais exige vários olhares, diversas maneiras de abordá-los, aglutinando saberes e práticas para o entendimento e a construção integrada de soluções que garantam à população uma vida com qualidade.
(BARILLI; PESSÔA, 2013).
2 semanas
Participação no fórum de discussão da Atividade 9
Essa atividade irá ajudá-lo na elaboração da Metodologia (Parcerias e articulação intersetorial na perspectiva do trabalho em rede) do seu projeto de intervenção. Lembre-se de retornar a ela quando estiver elaborando seu trabalho de final de curso.
A intersetorialidade é uma estratégia para a gestão das políticas sociais que perpassa as diversas políticas e pressupõe a articulação entre os setores, compreendendo que todos eles devem estar em permanente diálogo e colaboração. Para Stotz (2015), intersetorialidade “contempla políticas e ações, tanto do Estado como da sociedade, por meio de diversas associações, em prol da vida saudável de indivíduos e coletividades”.
Conhecer os processos de ensino-aprendizagem e saúde doença, seus determinantes e condicionantes, é necessário para se promover a articulação entre políticas e práticas de educação e saúde. Além disso, é importante compreender as condições de educação e saúde dos sujeitos, bem como a contribuição de cada setor para a melhoria das suas condições de vida.
Para fomentar as práticas intersetoriais, também é fundamental considerar a interdisciplinaridade, o que propicia ao profissional ampliar seus conhecimentos e sua visão sobre educação e saúde.
Esta atividade se propõe a refletir sobre os desafios e possibilidades da articulação intersetorial entre saúde, educação e demais políticas sociais visando a garantia efetiva dos direitos fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988. Para alcançarmos esse objetivo, dividimos a atividade em quatro partes.
Leia o texto:
No caso “Caso O desafio de trabalhar juntos” é possível observar as inúmeras dificuldades, apresentadas por todos os setores, para a construção de um trabalho intersetorial.
Leia o texto:
Revisite a Atividade 4: Olhares para o território, pois algumas informações já produzidas podem ajudá-lo nesta tarefa.
Busque conhecer as estruturas dos setores de saúde e educação em seu município, como se organizam, procurando entender sua hierarquia. Você pode buscar estas informações visitando as regionais da educação e saúde, ou nas secretarias municipais. Para alguns municípios é possível acessar estas informações via internet.
Participe do fórum aberto pelo seu tutor, compartilhando suas reflexões, de modo a contribuir para a troca de experiências sobre articulação intersetorial.
Considere que, em geral, a organização dos serviços de saúde e educação obedecem a lógicas próprias em termos de estrutura e hierarquia.
As questões a seguir são norteadoras da discussão no fórum:
Vamos, agora, para a sexta atividade de metodologia científica: Projeto de Intervenção: revendo a literatura (MC6).