Toda prática profissional, na educação e na saúde, deve ser reconhecida como um momento de produção de conhecimento.
Nesta atividade, a ideia é que você reconheça a sua prática como produtora de conhecimento. Com esse objetivo, realize cada um dos passos a seguir.
Assista ao vídeo Roteiro do projeto de intervenção (parte 1), de Suely Deslandes, e leia o texto “Notas para elaboração de projetos de investigação científica e projetos de intervenção”:
No século XX, um dos casos mais conhecidos pela antiética em pesquisa foi o experimento conhecido como Estudo da sífilis não tratada de Tuskegee em afro-americanos: um ensaio clínico realizado pelo Serviço Público de Saúde dos Estados Unidos (SPS) em Tuskegee, Alabama, entre 1932 e 1972, em que parte dos indivíduos foi usada como cobaia na observação da progressão natural da sífilis sem o uso de medicamentos, embora tivesse sido informada de que estaria sendo tratada. O filme Cobaias (1997) narrou essa história.
Faça as seguintes reflexões, considerando sua vivência, a leitura do texto e o vídeo.
Produza um texto com suas reflexões e envie ao seu tutor pelo AVA.
Esta atividade ajudará você a iniciar suas reflexões sobre seu projeto de intervenção a partir de sua prática.
Vamos, agora, para a Atividade 3 – Rede de cogestão de coletivos.