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Educação Permanente:
Saúde e Educação em uma Perspectiva Integradora

Unidade II

Atividade 5

Processo de trabalho em educação

A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

(BRASIL, 1988, art. 205).
ícone de prazo: Um relógio despertador.ícone de prazo: Um relógio despertador.

2 semanas

ícone de produtos: Três páginas sobrepostas.ícone de produtos: Três páginas sobrepostas.

Participação no fórum de discussão da Atividade 5

Entende-se como processo de trabalho a forma como são desenvolvidas as atividades profissionais, isto é, o modo como o trabalho é realizado.

A reflexão crítica e contínua sobre o processo de trabalho e sua transformação é uma característica marcante da humanidade e constitui uma parte central do processo de desenvolvimento humano. (FARIA, 2010).

Para iniciar, é importante refletir sobre a questão a seguir.

Como formar trabalhadores comprometidos com as transformações necessárias ao seu processo de trabalho?

Conhecer a condição em que se desenvolve o trabalho é essencial para identificar os limites e as possibilidades de atuação.

Nesta atividade faremos um estudo sobre o processo de trabalho cotidiano na educação, compartilhado entre professores, alunos, famílias e comunidade. A escola, na sua função de equipamento social público, é um espaço de socialização e tem o grande desafio de ser um desencadeador de aprendizagens, formações e saberes.

O processo ensino-aprendizagem no contexto escolar tem como desafio promover uma aprendizagem crítica, dialógica, problematizadora e com significados para quem aprende e quem ensina.

A atividade está dividida em três partes, detalhadas a seguir.

número 1

Leia o "Caso Mariane”

O "Caso Mariane” relata a história de evasão escolar de jovens de uma mesma família e do retorno destes à comunidade escolar. A leitura do caso aponta para a importância dos aspectos que interferem na questão da evasão, como fatores sociais, processo de ensino-aprendizagem e o processo de trabalho desenvolvido no ambiente escolar.

número 2

Leia os textos:

número 3

Participe do fórum, para compartilhar com seus colegas suas percepções, sentimentos e indagações sobre o caso apresentado e o contexto escolar.

As questões abaixo devem ser norteadoras para o debate no fórum:

Após terminar sua participação no fórum, siga para a Atividade 6 – Processo de trabalho em saúde.

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