Imprimir

Educação Permanente:
Saúde e Educação em uma Perspectiva Integradora

Unidade I

Atividade 3

Rede de cogestão de coletivos

Cada um lê com os olhos que tem,
e interpreta a partir de onde os pés pisam.
Todo ponto de vista é a vista de um ponto.


(BOFF, 1998).
ícone de prazo: Um relógio despertador.ícone de prazo: Um relógio despertador.

3 semanas

ícone de produtos: Três páginas sobrepostas.ícone de produtos: Três páginas sobrepostas.

Síntese da Microintervenção realizada

A educação permanente destaca a importância de espaços coletivos, nos quais diversos atores trabalham em conjunto na identificação de problemas e ações para seu enfrentamento.

Os problemas da realidade social e do trabalho, para serem compreendidos, precisam ser observados a partir das relações existentes entre os atores, já que convivemos em cenários com múltiplas interpretações e construções.

A diversidade de atores traz compreensões diferentes acerca dos problemas e seus condicionantes, segundo seus valores, posições e interesses, o que permite, entre outros aspectos, entender os sujeitos e relações que produzem as práticas nas quais se pretende interferir. Cada um percebe a realidade desde seu lugar.

A estratégia que a educação permanente propõe é o compartilhamento de saberes, ideias e ações, a partir da reflexão sobre as práticas de trabalho e trocas de experiências do cotidiano, construindo novas possibilidades de atuação.

A proposta de constituição de um grupo de atores implica ter tempo e espaço adequados para reuni-los, além de um propósito claro com definição de papéis e responsabilidades. O manejo do grupo implica respeito às ideias, ao silêncio e às resistências, além de clareza na definição de como será tratada a informação ali partilhada.

Esta atividade propõe a realização de uma primeira microintervenção, que inicie a construção de um coletivo de educação permanente ou estimule coletivos existentes em seu local de trabalho, a partir da recuperação das reflexões feitas até este momento sobre os conceitos de educação e saúde e a linha do tempo. Assim, iniciaremos a utilização da caixa de ferramentas por meio da ideia conceitual de rede de cogestão de coletivos. A atividade está dividida em três etapas.

número 1

Faça as leituras a seguir e registre os pontos que considere marcantes.

Botão que abre uma janela de texto. Grafismo que representa uma página sobre um fundo laranja.

“Todo ponto de vista é a vista de um ponto”

Botão que abre uma janela de texto. Grafismo que representa uma página sobre um fundo laranja.

Cogestão de coletivos, mediação de conflitos, negociação.

Lembre-se de que todo ponto de vista é a vista de um ponto, portanto, nesse momento, não se trata de um ponto de vista prevalecer sobre outro, mas de compreender todos os condicionantes que afetam o processo de trabalho.

ícone de Microintervenção: Forma geométrica sendo atravessada em dois lugares por uma seta de duas pontas. A seta aponta para duas direções diagonais distintas.
número 2

Realize a microintervenção: “Construindo o coletivo de educação permanente”

Preparando a reunião
  • Entre em contato com a gestão de sua escola ou unidade de saúde informando a atividade a ser realizada.

    Nesse momento, esclareça que a ideia é construir um coletivo de educação permanente em seu local de trabalho. Você poderá aproveitar espaços coletivos existentes ou propor novos espaços, além de identificar atores, convidando-os para participar desse primeiro encontro.
  • Elabore um relato da sua vivência no 1º Encontro presencial para apresentação ao grupo, trazendo elementos sobre as concepções de educação, saúde e educação permanente.

    Para subsidiar as discussões, recomendamos que você realize as leituras complementares a seguir:
  • “Educar por toda a vida hoje” (BRANDÃO, 2017).
  • “Saúde, normalidade e risco” (FIGUEIREDO et. al., 2014).
Na reunião
  • Converse com o grupo e apresente sucintamente a proposta do curso. Apresente também o relato da sua vivência no 1º Encontro presencial.  

    Inicie a reunião esclarecendo que a ideia é a construção de um coletivo de educação permanente em seu local de trabalho. Converse sobre a dinâmica desse coletivo de educação permanente: participantes (são esses atores mesmo? Falta algum ator-chave? Como incluir representação da população?), objetivos, agenda de encontros, entre outros pontos.
  • Proponha uma dinâmica para conhecer as concepções dos participantes sobre educação e saúde.
  • Estimule a discussão com perguntas, como, por exemplo:
  • Existem semelhanças e diferenças entre as respostas?
  • Você consegue perceber como as concepções teóricas que temos podem influenciar e determinar nossa prática?
  • Como as concepções de educação e saúde interferem nas práticas cotidianas do seu trabalho?
número 3

Elabore um texto sobre a microintervenção realizada, contendo:

Envie o texto ao seu tutor pelo AVA.

Vamos, agora, para a Atividade 4 – Olhares para o território.

PróximaAnterior