Um problema suscita à ação: é uma realidade insatisfatória superável que permite um intercâmbio favorável com outra realidade [...].
(ARTMANN, 2000).
Como já visto, a educação permanente pressupõe a qualificação do processo de trabalho, a partir da identificação de problemas que podem ser enfrentados por ações educacionais. Essa ideia deve nortear a escolha do problema a ser o objeto de seu projeto de intervenção.
No caminho do curso até agora as atividades que abordaram os processos de trabalho em educação e saúde, a aplicação da rede analisadora do processo de trabalho e da rede explicativa de problemas e nós críticos possibilitaram ampliar as reflexões sobre sua prática profissional.
As redes analisadora e explicativa são a educação permanente acontecendo, favorecendo a análise dos processos de trabalho e a reflexão sobre o modo de abordar o problema por uma ação educacional. A vivência da educação permanente possibilita uma escolha qualificada da intervenção a ser realizada. Nesta atividade você deverá produzir um esboço mais estruturado do seu projeto de intervenção. Para isso, siga as orientações a seguir:
Leia o texto:
Considerando todo esse percurso, agora é o momento para:
Além disso, inclua a descrição do contexto em que o projeto será desenvolvido. Para auxiliar, busque informações produzidas por você nas Atividades 1 e 3.
Ao terminar esta atividade, siga para a atividade Projeto de intervenção: iniciando a estrutura (MC4).