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Educação Permanente:
Saúde e Educação em uma Perspectiva Integradora

Unidade III

Atividade 10

Coletivo de Educação Permanente: pactuação de agenda

A pessoa conscientizada tem uma compreensão diferente da história e de seu papel nela. Recusa acomodar-se, mobiliza-se, organiza-se para mudar o mundo.

(FREIRE, 1994).
ícone de prazo: Um relógio despertador.ícone de prazo: Um relógio despertador.

3 semanas

ícone de produtos: Três páginas sobrepostas.ícone de produtos: Três páginas sobrepostas.

Síntese da Microintervenção realizada, incluindo a matriz contendo ação, tempo, recursos, responsabilidades e parcerias

Como procuramos destacar no decorrer do curso, a educação permanente acontece no cotidiano das pessoas e das organizações. Ela é feita a partir dos problemas enfrentados na realidade e leva em consideração os conhecimentos e as experiências que as pessoas já têm. Partir do que já se sabe, mobilizar coletivamente e ampliar a compreensão com novos saberes, possibilita a transformação das práticas profissionais. A educação permanente pressupõe a discussão e tomada de decisão de forma coletiva, por “coletivos de educação permanente”.

Durante este processo educativo, você teve oportunidade de praticar educação permanente, por exemplo, ao elaborar e discutir coletivamente o projeto de intervenção. Esta experiência certamente teve implicações também nos diversos atores presentes nos encontros.

Nesta atividade, você deverá estimular o grupo identificado como “coletivo de educação permanente” a realizar uma análise crítica desta vivência e do projeto, agora já mais estruturado, sendo fundamental que todos os atores possam colaborar na construção de uma agenda pactuada para implantação do projeto. Para a realização dessa atividade, siga as duas etapas a seguir:

ícone de Microintervenção: Forma geométrica sendo atravessada em dois lugares por uma seta de duas pontas. A seta aponta para duas direções diagonais distintas.
número 1

Microintervenção “Pactuação de uma agenda”.

Preparando a reunião
  • Elabore uma apresentação do projeto de intervenção, agora mais estruturado após o 2º Encontro presencial e as Atividades MC6 e MC7;
  • Agende uma reunião com o coletivo de educação permanente para apresentação e pactuação dos próximos passos;
  • Entre em contato com a gestão de sua unidade de saúde ou escola informando sobre o andamento do projeto e a data da reunião a ser realizada.
Na reunião
  • Recupere a história da construção deste grupo e proponha uma análise coletiva desta vivência:
  • Como foi a adesão a estes encontros? Como o grupo avalia a motivação da equipe ao analisar o processo de trabalho?
  • Reflita sobre os jogos de poder, colaboração, competição, divergências e convergências, analisando todo o processo vivido.
  • Faça considerações sobre a aplicabilidade das redes: Cogestão de coletivos, Analisadora do processo de trabalho e Explicativa de problemas e nós críticos (realizadas nas Atividades 3, 7 e 8).
  • Apresente o projeto convidando todos a incorporarem novas contribuições, se acharem pertinente;
  • Proponha uma discussão para o detalhamento dos passos seguintes para realização das ações propostas no projeto. Caso prefira, utilize a “Matriz contendo ação, tempo, recursos, responsabilidades e parcerias”;
  • Discuta e pactue uma agenda futura para desenvolvimento do projeto de intervenção construindo um cronograma. É importante avaliar a governabilidade de cada ação.
número 2

Faça uma síntese da Microintervenção realizada e envie ao seu tutor pelo AVA.

Após envio da síntese da microintervenção, siga para a Atividade MC8 – Projeto de intervenção: qualificando o projeto após a discussão no coletivo.

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