A pessoa conscientizada tem uma compreensão diferente da história e de seu papel nela. Recusa acomodar-se, mobiliza-se, organiza-se para mudar o mundo.
(FREIRE, 1994).
3 semanas
Síntese da Microintervenção realizada, incluindo a matriz contendo ação, tempo, recursos, responsabilidades e parcerias
Essa atividade irá ajudá-lo na elaboração da Metodologia (Cronograma e Recursos) do seu projeto de intervenção. Lembre-se de retornar a ela quando estiver elaborando seu trabalho de final de curso.
Como procuramos destacar no decorrer do curso, a educação permanente acontece no cotidiano das pessoas e das organizações. Ela é feita a partir dos problemas enfrentados na realidade e leva em consideração os conhecimentos e as experiências que as pessoas já têm. Partir do que já se sabe, mobilizar coletivamente e ampliar a compreensão com novos saberes, possibilita a transformação das práticas profissionais. A educação permanente pressupõe a discussão e tomada de decisão de forma coletiva, por “coletivos de educação permanente”.
Durante este processo educativo, você teve oportunidade de praticar educação permanente, por exemplo, ao elaborar e discutir coletivamente o projeto de intervenção. Esta experiência certamente teve implicações também nos diversos atores presentes nos encontros.
Lembre-se de que você pode incluir na síntese de sua microintervenção outros recursos como: vídeo, áudio, imagens, entre outros que escolher. A criatividade é bem-vinda neste momento!
Nesta atividade, você deverá estimular o grupo identificado como “coletivo de educação permanente” a realizar uma análise crítica desta vivência e do projeto, agora já mais estruturado, sendo fundamental que todos os atores possam colaborar na construção de uma agenda pactuada para implantação do projeto. Para a realização dessa atividade, siga as duas etapas a seguir:
Microintervenção “Pactuação de uma agenda”.
Faça uma síntese da Microintervenção realizada e envie ao seu tutor pelo AVA.
Após envio da síntese da microintervenção, siga para a Atividade MC8 – Projeto de intervenção: qualificando o projeto após a discussão no coletivo.