Problema é uma brecha entre um aspecto da realidade e um valor ou desejo sobre como deveria ser essa realidade para um determinado observador (individual ou coletivo).
(FIGUEIREDO et al., 2014).
3 semanas
Participação no fórum de discussão da Atividade 8
Esta atividade irá ajudá-lo na elaboração da introdução (descrição do tema e do problema) e da metodologia (descrição da ação) do seu projeto de intervenção. Lembre-se de retornar a ela quando estiver elaborando seu trabalho de conclusão de curso.
A rede explicativa de problemas e nós críticos é a terceira ideia conceitual que compõe a caixa de ferramentas. As duas primeiras foram trabalhadas em atividades anteriores: na Atividade 3, Rede de cogestão de coletivos, e na Atividade 7, Rede analisadora do processo de trabalho. A rede explicativa de problemas e nós críticos é uma estratégia para compreender um problema por meio da identificação de nós críticos pelo coletivo de uma equipe de trabalho.
[...] os problemas não existem independentemente da existência dos atores. Ou seja, para nós não existem problemas e sim atores que problematizam uma dada realidade. Os problemas são, necessariamente, subjetivos porque são produtos da percepção das pessoas individualmente ou de coletivos de pessoas. (FIGUEIREDO et al., 2014, p.172).
A partir do problema identificado no processo de trabalho, durante a reunião do coletivo de educação permanente da Atividade 6, trabalharemos com a Rede explicativa de problemas e nós críticos, que permite construir aprendizagem significativa relacionada ao processo de trabalho e ao desenvolvimento de práticas educativas, com a produção de pensamentos críticos. Para alcançarmo sesse objetivo, dividimos a Atividade em cinco etapas:
A microintervenção exige um planejamento para a sua execução. Sugerimos que, antes de iniciar as etapas a seguir, verifique quais são as atividades necessárias para a sua execução. Assim, caso julgue necessário, você poderá dar início às atividades do item “Preparando a reunião…” simultaneamente às leituras e demais atividades que a antecedem. Essa escolha poderá ajudá-lo a otimizar seu tempo.
Você pode incluir na síntese de sua microintervenção outros recursos como: vídeo, áudio, imagens, entre outros que escolher. A criatividade é bem-vinda neste momento!
Inicie sua participação no fórum "Rede explicativa de problemas e nós críticos" aberto pelo tutor. A proposta é debater com seus colegas as seguintes questões, com base em seus conhecimentos prévios:
Leia os textos:

O texto sobre a Caixa de ferramentas já foi trabalhado na Atividade 7. Para esta atividade é importante você focar sua atenção na parte do texto que trata de problema e nó crítico – “Mas o que significa explicar o problema?” –, na página 6.
Após as leituras, é importante nova participação no fórum "Rede explicativa de problemas e nós críticos", incorporando as contribuições dos textos para a construção de novos conceitos, com base nas seguintes questões:
Microintervenção – “Rede explicativa do problema”
Sugerimos que você revisite a Atividade 4, em especial a parte dos instrumentos preenchidos sobre recursos humanos, recursos financeiros e instalações físicas.
É importante convidar novos atores estratégicos que estejam envolvidos com o problema a ser enfrentado.
Lembre-se de que é importante que o nó crítico possa ser enfrentado por ações de educação permanente. Utilize o quadro para auxiliar o debate.
Faça uma síntese da microintervenção realizada e envie ao seu tutor pelo AVA.
Vamos, agora, para a terceira atividade de metodologia científica – Projeto de intervenção: delimitando o problema (MC3).