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Educação Permanente:
Saúde e Educação em uma Perspectiva Integradora

Unidade II

Atividade 8

Rede explicativa de problemas e nós críticos

Problema é uma brecha entre um aspecto da realidade e um valor ou desejo sobre como deveria ser essa realidade para um determinado observador (individual ou coletivo).

(FIGUEIREDO et al., 2014).
ícone de prazo: Um relógio despertador.ícone de prazo: Um relógio despertador.

3 semanas

ícone de produtos: Três páginas sobrepostas.ícone de produtos: Três páginas sobrepostas.

Participação no fórum de discussão da Atividade 8

A rede explicativa de problemas e nós críticos é a terceira ideia conceitual que compõe a caixa de ferramentas. As duas primeiras foram trabalhadas em atividades anteriores: na Atividade 3, Rede de cogestão de coletivos, e na Atividade 7, Rede analisadora do processo de trabalho. A rede explicativa de problemas e nós críticos é uma estratégia para compreender um problema por meio da identificação de nós críticos pelo coletivo de uma equipe de trabalho.

[...] os problemas não existem independentemente da existência dos atores. Ou seja, para nós não existem problemas e sim atores que problematizam uma dada realidade. Os problemas são, necessariamente, subjetivos porque são produtos da percepção das pessoas individualmente ou de coletivos de pessoas. (FIGUEIREDO et al., 2014, p.172).

A partir do problema identificado no processo de trabalho, durante a reunião do coletivo de educação permanente da Atividade 6, trabalharemos com a Rede explicativa de problemas e nós críticos, que permite construir aprendizagem significativa relacionada ao processo de trabalho e ao desenvolvimento de práticas educativas, com a produção de pensamentos críticos. Para alcançarmo sesse objetivo, dividimos a Atividade em cinco etapas:

número 1

Inicie sua participação no fórum "Rede explicativa de problemas e nós críticos" aberto pelo tutor. A proposta é debater com seus colegas as seguintes questões, com base em seus conhecimentos prévios:

número 2

Leia os textos:

número 3

Após as leituras, é importante nova participação no fórum "Rede explicativa de problemas e nós críticos", incorporando as contribuições dos textos para a construção de novos conceitos, com base nas seguintes questões:

ícone de Microintervenção: Forma geométrica sendo atravessada em dois lugares por uma seta de duas pontas. A seta aponta para duas direções diagonais distintas.
número 4

Microintervenção – “Rede explicativa do problema”

Preparando a reunião
  • Agende uma reunião com o coletivo de educação permanente para exercitar a ferramenta Rede explicativa de problemas e nós críticos.
  • Entre em contato com a gestão de sua unidade de saúde ou escola informando sobre o andamento do processo e a data da reunião a ser realizada.

É importante convidar novos atores estratégicos que estejam envolvidos com o problema a ser enfrentado.

Na reunião
  • Construa coletivamente o conceito de nó crítico.
  • Considere como base as discussões no fórum e as leituras. Problematize o significado desse conceito, o qual se baseia na governabilidade da equipe em encontrar estratégias para resolvê-lo. Você pode iniciar o debate solicitando que cada um diga o que entende por problema e nó crítico.
  • Identifique e reflita sobre os interesses e necessidades do grupo no contexto do processo de trabalho escolhido na Atividade 7 para aprofundar a compreensão desses problemas e nós críticos.
  • Levante coletivamente os problemas e nós críticos relacionados ao processo de trabalho que foi analisado na Atividade 7.
  • Identifique com a equipe os nós críticos prioritários considerando os seguintes aspectos: o processo de trabalho que foi analisado na Atividade 7.
  • governabilidade;
  • recursos necessários;
  • estratégias para enfrentamento.

Lembre-se de que é importante que o nó crítico possa ser enfrentado por ações de educação permanente. Utilize o quadro para auxiliar o debate.

  • Após realizar essa tarefa, reflita com a equipe sobre os caminhos viáveis para a resolução dos nós críticos.
número 5

Faça uma síntese da microintervenção realizada e envie ao seu tutor pelo AVA.

Vamos, agora, para a terceira atividade de metodologia científica – Projeto de intervenção: delimitando o problema (MC3).

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