A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
(BRASIL, 1988, art. 196).
2 semanas
Participação no fórum de discussão da Atividade 6
Esta atividade irá ajudá-lo na elaboração da introdução (apresentação do projeto) e revisão de literatura do seu projeto de intervenção. Lembre-se de retornar a ela quando estiver elaborando seu trabalho de conclusão de curso.
Como já foi visto na atividade anterior, o processo de trabalho trata da forma como são desenvolvidas as atividades profissionais, isto é, o modo como o trabalho é realizado.
O processo de trabalho em saúde é resultado das ações realizadas por diversos atores, coletivos, organizações e instituições. É no encontro entre profissionais e usuários que o cuidado em saúde é produzido. Portanto, trata-se de um mundo complexo, diverso, criativo e dinâmico.
Nesta atividade, você terá a oportunidade de conhecer melhor o que é processo saúde-doença, cuidado em saúde e suas relações individuais e sociais.
O processo saúde-doença tem como base a compreensão de saúde como noção de vida e não como fenômeno das ciências naturais. Dessa forma inclui, além dos processos biológicos, vivências e condições de trabalho.
Essa concepção ampliada de saúde nos leva a considerar que ações realizadas por outros setores têm efeito no estado de saúde individual e coletivo, ou seja, o processo de saúde-doença é resultante de determinantes sociais, econômicos, culturais, étnico/raciais, psicológicos e comportamentais, que podem contribuir para o aparecimento das doenças e constituir fatores de risco para a população.
Aprendizagem significativa é uma expressão que semanticamente possui vários significados.
Como conceito em processos educativos vamos abordá-lo a partir da contribuição de dois autores – David Ausubel, bastante utilizado na proposta da educação permanente em saúde (EPS), e Paulo Freire, que por caminhos diferentes se opõe também a uma educação desprovida de sentidos para quem aprende.
David Ausubel formula teoria de base cognitivista na qual a aprendizagem significativa é aquela em que ideias expressas simbolicamente interagem de maneira substantiva e não-arbitrária com aquilo que o aprendiz já sabe. Substantiva quer dizer não literal, não ao pé-da-letra, e não arbitrária significa que a interação não é com qualquer ideia prévia, mas sim com algum conhecimento especificamente relevante já existente na estrutura cognitiva do sujeito que aprende.
Tanto por recepção como por descobrimento, a atribuição de significados a novos conhecimentos depende da existência de conhecimentos prévios especificamente relevantes e da interação com eles. Nesse processo, os novos conhecimentos adquirem significado para o sujeito e os conhecimentos prévios adquirem novos significados ou maior estabilidade cognitiva.
Paulo Freire elabora uma teoria filosófica educacional, na qual aprender significativamente se orienta a partir de uma reflexão crítica e problematizadora da realidade, em um processo humanizante, social, político, ético, histórico e cultural, que reconhece que a educação sozinha não transformará o mundo e seus agravos, mas que pode contribuir para torná-lo melhor
Assim como a mudança não está apenas no sujeito, mas também nas condições estruturais que o formam e o deformam. Educar é um ato político e dialógico, compartilhado, em uma perspectiva libertadora, considera o aprender uma aventura criadora, na qual ambos, educador e educando, são epistemologicamente curiosos e aprendem conjuntamente, por meio do diálogo.
O conhecimento do educando é ponto de partida no processo educativo. A compreensão de que ele é um ser social e político, sujeito de sua própria história, capaz de se reconhecer e ao contexto em que se insere, para que dessa forma possa intervir sobre o mesmo.
Além dos aspectos cognitivos é fundamental considerar nos processos de aprendizagem uma abordagem crítica e dialógica que contribua para a emancipação de homens e mulheres, no sentido de que podemos ser sempre melhores. Essa perspectiva exige um estranhamento acerca do que está dado, das relações de poder, de dominação e opressão, muitas vezes naturalizada nas relações sociais, e que produzem inúmeras injustiças e iniquidades. Exige compreensão da história de vida dos sujeitos e perspectiva crítica das dimensões política, econômica, cultural e social na compreensão do que somos e fazemos, além de abertura para o diálogo e negociações.
Por isso podemos compreender a aprendizagem significativa, quando o que se aprende faz sentido para quem aprende, ou seja, quando novos saberes/conhecimentos, valores, emoções, atitudes e habilidades conectam-se à rede de significados que cada um já traz. Essa rede também é influenciada e construída pelos aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais, ampliando-a, expandindo-a, possibilitando outras conexões e novos sentidos que possam nos tornar mais humanos em nossa humanidade, mais conscientes do nosso papel no mundo, e mais críticos e criativos em nossas intervenções nos processos de trabalho na educação e na saúde.
A promoção da saúde emerge como um caminho a partir dessa concepção ampliada de saúde e dos determinantes sociais. Nesse sentido, promover a saúde é atuar positivamente para mudar os elementos considerados determinantes da situação de saúde/doença.
A Carta de Ottawa (1986) conceitua promoção da saúde como “Processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo” (Brasil, 2002).
Nesse sentido, a saúde é um conceito positivo, que enfatiza os recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas, ou seja, a saúde é vista como um recurso para a vida e não como objetivo de viver. Essa é a perspectiva que norteia essa formação.
Para a execução desta atividade, realize as três etapas a seguir:
Leia o "Caso Jardim das Flores”
No "Caso Jardim das Flores” acompanharemos Filomena, moradora da periferia, e depois a sua filha, nos seus itinerários e caminhadas pelo serviço de saúde. Esse caso traz o modo predominante de operar e produzir o trabalho em saúde; as múltiplas vozes e posturas; as possibilidades de cuidado e descuidado; e as consequências da nossa atuação e das nossas falas.
Leia os textos:

O texto “Saúde, normalidade e risco”, já apresentado na Atividade 3, será importante para a realização desta atividade. Recomendamos que você leia-o novamente.
Participe do fórum para compartilhar com seus colegas suas percepções, sentimentos e indagações sobre o caso apresentado e o cuidado em saúde.
Os itens abaixo devem ser norteadores para o debate no fórum:
Após terminar sua participação no fórum, siga para a Atividade 7 – Rede analisadora do processo de trabalho.