Você não pode impor a produtividade, você deve fornecer as ferramentas para permitir que as pessoas se transformem no seu melhor
(JOBS, 2019, tradução nossa).
3 semanas
Participação no fórum de discussão da Atividade 7
Síntese da microintervenção realizada
Esta atividade irá ajudá-lo na elaboração da introdução (apresentação do projeto) e revisão de literatura do seu projeto de intervenção. Lembre-se de retornar a ela quando estiver elaborando seu trabalho de conclusão de curso.
A rede analisadora do processo de trabalho é uma estratégia que procura ampliar a compreensão sobre como as atividades são realizadas no cotidiano do trabalho e instrumentaliza o trabalhador a refletir e problematizar coletivamente as ações desenvolvidas em equipe. É, portanto, uma ação de educação permanente no contexto de trabalho. Essa é uma das três ideias conceituais da caixa de ferramentas. A primeira foi utilizada na Atividade 3, Rede de cogestão de coletivos.
Como visto anteriormente, a educação permanente pressupõe a qualificação do processo de trabalho a partir da identificação de problemas que podem ser enfrentados por ações educacionais. Nesta atividade vamos aplicar a Rede analisadora do processo de trabalho, considerando o problema escolhido previamente junto ao coletivo de educação permanente.
Nas Atividades 5 e 6, você refletiu sobre os processos de trabalho em educação e saúde, a partir dos casos apresentados. Agora, você deverá direcionar o olhar para a sua realidade, ou seja, você realizará esta atividade tendo como referência a Atividade 5, se você é profissional da educação, ou Atividade 6 se é profissional da saúde. Esta atividade está dividida em cinco etapas, sendo uma delas uma microintervenção.
A microintervenção exige um planejamento para a sua execução. Sugerimos que, antes de iniciar as etapas a seguir, verifique quais são as atividades necessárias para a sua execução. Assim, caso julgue necessário, você poderá dar início às atividades do item “Preparando a reunião…” simultaneamente às leituras e demais atividades que a antecedem. Essa escolha poderá ajudá-lo a otimizar seu tempo.
Você pode incluir na síntese de sua microintervenção outros recursos como: vídeo, áudio, imagens, entre outros que escolher. A criatividade é bem-vinda neste momento!
Inicie sua participação no fórum “Rede analisadora do processo de trabalho”. A proposta é debater com seus colegas com base em seus conhecimentos prévios a seguinte questão: “Quais elementos você considera relevantes para a análise de um processo de trabalho? ”
Leia os textos:
O texto “Cartografando na saúde os ‘inconscientes que protestam’” (NEVES, 2008), proposto para você ler nesta atividade, é uma resenha do livro Saúde: a cartografia do trabalho vivo, escrito pelo professor Emerson Elias Merhy (2002). Se possível, recomendamos também a leitura do livro.
É importante lembrar que essas leituras, apesar de voltadas para as questões da saúde, certamente podem contribuir para análise do processo de trabalho em educação.
Após as leituras é importante nova participação no fórum “Rede analisadora do processo de trabalho” incorporando as contribuições dos textos para a construção de novas aprendizagens.
Microintervenção – “Rede analisadora do processo de trabalho”
Faça uma síntese da microintervenção realizada e envie ao seu tutor pelo AVA.
Vamos, agora, para a Atividade 8 – Rede explicativa de problemas e nós críticos.