Imprimir

Educação Permanente:
Saúde e Educação em uma Perspectiva Integradora

Unidade II

Atividade 7

Rede analisadora do processo de trabalho

Você não pode impor a produtividade, você deve fornecer as ferramentas para permitir que as pessoas se transformem no seu melhor

(JOBS, 2019, tradução nossa).
ícone de prazo: Um relógio despertador.ícone de prazo: Um relógio despertador.

3 semanas

ícone de produtos: Três páginas sobrepostas.ícone de produtos: Três páginas sobrepostas.

Participação no fórum de discussão da Atividade 7

ícone de produtos: Três páginas sobrepostas.ícone de produtos: Três páginas sobrepostas.

Síntese da microintervenção realizada

A rede analisadora do processo de trabalho é uma estratégia que procura ampliar a compreensão sobre como as atividades são realizadas no cotidiano do trabalho e instrumentaliza o trabalhador a refletir e problematizar coletivamente as ações desenvolvidas em equipe. É, portanto, uma ação de educação permanente no contexto de trabalho. Essa é uma das três ideias conceituais da caixa de ferramentas. A primeira foi utilizada na Atividade 3, Rede de cogestão de coletivos.

Como visto anteriormente, a educação permanente pressupõe a qualificação do processo de trabalho a partir da identificação de problemas que podem ser enfrentados por ações educacionais. Nesta atividade vamos aplicar a Rede analisadora do processo de trabalho, considerando o problema escolhido previamente junto ao coletivo de educação permanente.

Nas Atividades 5 e 6, você refletiu sobre os processos de trabalho em educação e saúde, a partir dos casos apresentados. Agora, você deverá direcionar o olhar para a sua realidade, ou seja, você realizará esta atividade tendo como referência a Atividade 5, se você é profissional da educação, ou Atividade 6 se é profissional da saúde. Esta atividade está dividida em cinco etapas, sendo uma delas uma microintervenção.

número 1

Inicie sua participação no fórum “Rede analisadora do processo de trabalho”. A proposta é debater com seus colegas com base em seus conhecimentos prévios a seguinte questão: “Quais elementos você considera relevantes para a análise de um processo de trabalho?

número 2

Leia os textos:

Botão que abre o arquivo de texto. Grafismo que representa uma página sobre um fundo azul.

“Trabalho em saúde”

Botão que abre o arquivo de texto. Grafismo que representa uma página sobre um fundo azul.

“Processo de trabalho em saúde”

Botão que abre o arquivo de texto. Grafismo que representa uma página sobre um fundo azul.

“Cartografando na saúde os ‘inconscientes que protestam’”

É importante lembrar que essas leituras, apesar de voltadas para as questões da saúde, certamente podem contribuir para análise do processo de trabalho em educação.

número 3

Após as leituras é importante nova participação no fórum “Rede analisadora do processo de trabalho” incorporando as contribuições dos textos para a construção de novas aprendizagens.

ícone de Microintervenção: Forma geométrica sendo atravessada em dois lugares por uma seta de duas pontas. A seta aponta para duas direções diagonais distintas.
número 4

Microintervenção – “Rede analisadora do processo de trabalho”

Preparando a reunião
  • Revisite:
  • A síntese da microintervenção produzida por você na Atividade 3.
  • As discussões realizadas no fórum da Atividade 5 (processo de trabalho em educação), se for profissional da educação, ou da Atividade 6 (processo de trabalho em saúde), no caso dos profissionais de saúde.
  • Agende uma reunião com o coletivo de educação permanente para exercitar a ferramenta Rede analisadora do processo de trabalho.
  • Entre em contato com a gestão de sua escola ou unidade de saúde informando sobre o andamento do processo e a data da reunião a ser realizada.
Na reunião
  • Informe a sua equipe de trabalho em que momento de reflexão e aprendizagem você se encontra no curso e qual é a proposta dessa microintervenção, com o sentido de promover contribuições recíprocas.
  • Proponha a identificação de um processo de trabalho cujas ações apresentem problemas que mereçam reflexão e propostas de solução.
  • Apresente a ferramenta Rede analisadora do processo de trabalho para descrever e explicar o processo de trabalho identificado, utilizando as seguintes questões:
  • Por que consideram importante olhar para esse processo de trabalho?
  • Quais os objetivos dele?
  • É possível pensar novas alternativas de execução? Se sim, pactuem essas novas alternativas;
  • Qual o resultado alcançado a partir da análise desse processo de trabalho?
  • Como acontecem as relações entre os profissionais da equipe de trabalho envolvida no processo que está sendo analisado?
  • Avaliem, coletivamente, essa vivência.
número 5

Faça uma síntese da microintervenção realizada e envie ao seu tutor pelo AVA.

Vamos, agora, para a Atividade 8 – Rede explicativa de problemas e nós críticos.

PróximaAnterior