Caminho Caminho Caminho Caminho Caminho Caminho Caminho Caminho Caminho Caminho Caminho
Próximo

Avaliação e gestão do risco em organizações de saúde

11
Gestão de riscos é a aplicação sistêmica e contínua de políticas, procedimentos, condutas e recursos na identificação, análise, avaliação, comunicação e controle de riscos e eventos adversos que afetam a segurança, a saúde humana, a integridade profissional, o meio ambiente e a imagem institucional.
Moldura Foto

Nesta atividade, vamos trabalhar alguns riscos para a segurança do paciente. Para isso, cada aluno-equipe deve escolher um dos temas a seguir:

11.1 Cada membro do aluno-equipe postará no Fórum da Atividade 11.1 uma situação vivida (ou conhecida) em sua organização de trabalho que ilustre o tema escolhido. O grupo elege qual situação é mais representativa. Em seguida, o aluno-equipe produz um vídeo relatando a situação escolhida e analisando-a de acordo com o que aprendeu no material disponibilizado sobre o tema.

2 Semanas Atividade em aluno-equipe Fórum de Discussão

11.2 Todos os alunos assistem aos vídeos produzidos pelos colegas. Em seguida, a turma escolhe uma das produções para discutir no Fórum da Atividade 11.2 ao longo das duas semanas de duração deste fórum.

2 Semanas Atividade para a Turma Fórum de Discussão

Paralelamente às atividades, você conta com um fórum livre para conversar com seu tutor sobre os temas, caso sinta interesse ou necessidade.


Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Diretoria Colegiada. Resolução RDC n. 36, de 25 de julho de 2013. Institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providencias. Diário Oficial da União. 2013 jul 26.

Diagnóstico

Os materiais dos quais você dispõe, inicialmente, são:

A equipe pode buscar mais materiais para compor sua análise.

Erros relacionados ao laboratório e Imagiologia

Os materiais dos quais você dispõe, inicialmente, são:

A equipe pode buscar mais materiais para compor sua análise.

Gestão do risco de quedas, úlceras por pressão e de incidentes relacionados com transfusão de sangue e hemoderivados

Os materiais dos quais você dispõe, inicialmente, são:

Vídeos:

A equipe pode buscar mais materiais para compor sua análise.

Cuidado odontológico

Os materiais dos quais você dispõe, inicialmente, são:

Capítulo:

A equipe pode buscar mais materiais para compor sua análise.

Gestão do risco não clínico

Os materiais dos quais você dispõe, inicialmente, são:

A equipe pode buscar mais materiais para compor sua análise.

  • O vídeo deve ter duração de 5-10min, compreendendo o relato e a análise segundo os conteúdos disponibilizados e outros que o aluno-equipe busque para produzir a atividade;
  • Para construir esse vídeo, é preciso que o grupo se organize, produzindo um roteiro básico do que será abordado e cuidando para não extrapolar o tempo recomendado;
  • O vídeo produzido deverá ser postado em um serviço de nuvem ou streaming de escolha do aluno-equipe. Alguns exemplos desses serviços são: google drive, dropbox, one drive, youtube, vimeo. Ao fazer isso, o aluno-equipe terá um link para acesso ao vídeo;
  • Este link deverá ser postado no fórum da atividade 11.1, como finalização desta etapa.
Próximo

Avaliação e gestão do risco em organizações de saúde

12
Gestão de risco é um método de conhecer as circunstâncias (perigos) que podem levar a um futuro dano e minimizar sua probabilidade de ocorrência (frequência) e consequências (gravidade).
Moldura Foto

Além dos riscos discutidos na Atividade 11, há, ainda, muitos outros aos quais um paciente está vulnerável quando se encontra sob os cuidados de profissionais e organizações de saúde. Assim como na atividade anterior, esta atividade será realizada em equipes de acordo com suas organizações de origem.

12.1 Cada aluno-equipe é responsável por estruturar um texto e uma questão para debater com a turma sobre os temas listados a seguir:

Para discutir e estruturar o texto, os alunos-equipes podem utilizar o Fórum da equipe na Atividade 12.1. Os textos devem ser enviados ao tutor, que os disponibilizará na biblioteca para toda a turma.

2 Semanas Atividade em aluno-equipe Envio de Produção pelo AVA

12.2 Os alunos visitam todos os textos disponíveis o mais breve possível e, no Fórum da Atividade 12.2, escolhem um texto de acordo com a questão que mais gostariam de discutir. Esse mesmo fórum será utilizado para o debate.

2 Semanas Atividade para a Turma Fórum de Discussão

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Gestão de riscos e investigação de eventos adversos relacionados à assistência à saúde. Brasília, DF: Anvisa; 2017.

Maternidade Segura

O material do qual você dispõe, inicialmente, é:

A equipe pode buscar mais materiais para compor seu texto.

Superlotação dos serviços de emergência

O material do qual você dispõe, inicialmente, é:

A equipe pode buscar mais materiais para compor seu texto.

Atenção Primária à Saúde

Os materiais dos quais você dispõe, inicialmente, são:

Entrevista:

A equipe pode buscar mais materiais para compor seu texto.

Próximo

Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente: aspectos fundamentais

13
O processo de notificação de incidentes pode ser de extrema valia para a aprendizagem, para a identificação de riscos não percebidos e para o redesenho dos processos de cuidado associados à ocorrência desses incidentes.
Moldura Foto

Certas características da organização de saúde podem funcionar como facilitadores (auxiliam, estimulam, tornam mais fácil) da realização de notificação, e outras podem funcionar como barreiras à notificação (inibem, dificultam, desestimulam).

  Nesta atividade, cada aluno-equipe deverá estruturar um texto abordando:

  • facilitadores e barreiras identificados para o processo de notificação de incidentes em sua organização de saúde, assim como ações que possam influenciar positivamente a realização de notificações. 
  • escolher uma notificação de incidente realizada recentemente na sua organização de saúde, relatar como se deu a análise do incidente e que elementos foram apontados como aprendizagem a partir do incidente ocorrido e notificado.

Considere neste texto os subsídios oferecidos pelos textos:

2 Semanas Atividade em aluno-equipe Envio de Produção pelo AVA
Próximo
EP2
2° Encontro Presencial

Este encontro é a oportunidade de rever seus colegas de turma e seu professor-tutor. Nele, você começará a trabalhar mais intensamente na produção do TCC. Cada aluno-equipe apresentará o que produziu na Atividade MC 4 e discutirá com o professor-tutor e com a turma os encaminhamentos mais estratégicos, com vistas à elaboração dos planos de ação/objetivos específicos e metodologia do TCC.

Não se esqueça de que a presença nesse encontro é uma atividade obrigatória por ser um dos requisitos para a obtenção do certificado do curso. Organize-se para estar presente!

2 dias (16h) Atividade para a Turma Encontro presencial
* 2 dias (16h)