Gestão de riscos é a aplicação sistêmica e contínua de políticas, procedimentos, condutas e recursos na identificação, análise, avaliação, comunicação e controle de riscos e eventos adversos que afetam a segurança, a saúde humana, a integridade profissional, o meio ambiente e a imagem institucional.
Nesta atividade, vamos trabalhar alguns riscos para a segurança do paciente. Para isso, cada aluno-equipe deve escolher um dos temas a seguir:
11.1 Cada membro do aluno-equipe postará no Fórum da Atividade 11.1 uma situação vivida (ou conhecida) em sua organização de trabalho que ilustre o tema escolhido. O grupo elege qual situação é mais representativa. Em seguida, o aluno-equipe produz um vídeo relatando a situação escolhida e analisando-a de acordo com o que aprendeu no material disponibilizado sobre o tema.
11.2 Todos os alunos assistem aos vídeos produzidos pelos colegas. Em seguida, a turma escolhe uma das produções para discutir no Fórum da Atividade 11.2 ao longo das duas semanas de duração deste fórum.
Paralelamente às atividades, você conta com um fórum livre para conversar com seu tutor sobre os temas, caso sinta interesse ou necessidade.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Diretoria Colegiada. Resolução RDC n. 36, de 25 de julho de 2013. Institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providencias. Diário Oficial da União. 2013 jul 26.
Os materiais dos quais você dispõe, inicialmente, são:
A equipe pode buscar mais materiais para compor sua análise.
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Vídeos:
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Capítulo:
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Gestão de risco é um método de conhecer as circunstâncias (perigos) que podem levar a um futuro dano e minimizar sua probabilidade de ocorrência (frequência) e consequências (gravidade).
Além dos riscos discutidos na Atividade 11, há, ainda, muitos outros aos quais um paciente está vulnerável quando se encontra sob os cuidados de profissionais e organizações de saúde. Assim como na atividade anterior, esta atividade será realizada em equipes de acordo com suas organizações de origem.
12.1 Cada aluno-equipe é responsável por estruturar um texto e uma questão para debater com a turma sobre os temas listados a seguir:
Para discutir e estruturar o texto, os alunos-equipes podem utilizar o Fórum da equipe na Atividade 12.1. Os textos devem ser enviados ao tutor, que os disponibilizará na biblioteca para toda a turma.
12.2 Os alunos visitam todos os textos disponíveis o mais breve possível e, no Fórum da Atividade 12.2, escolhem um texto de acordo com a questão que mais gostariam de discutir. Esse mesmo fórum será utilizado para o debate.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Gestão de riscos e investigação de eventos adversos relacionados à assistência à saúde. Brasília, DF: Anvisa; 2017.
O material do qual você dispõe, inicialmente, é:
A equipe pode buscar mais materiais para compor seu texto.
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Entrevista:
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Os materiais dos quais você dispõe, inicialmente, são quatro anexos do livro:
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Os materiais dos quais você dispõe, inicialmente, são cinco anexos do livro:
Vídeo e notícia:
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O processo de notificação de incidentes pode ser de extrema valia para a aprendizagem, para a identificação de riscos não percebidos e para o redesenho dos processos de cuidado associados à ocorrência desses incidentes.
Certas características da organização de saúde podem funcionar como facilitadores (auxiliam, estimulam, tornam mais fácil) da realização de notificação, e outras podem funcionar como barreiras à notificação (inibem, dificultam, desestimulam).
Nesta atividade, cada aluno-equipe deverá estruturar um texto abordando:
Considere neste texto os subsídios oferecidos pelos textos:
Este encontro é a oportunidade de rever seus colegas de turma e seu professor-tutor. Nele, você começará a trabalhar mais intensamente na produção do TCC. Cada aluno-equipe apresentará o que produziu na Atividade MC 4 e discutirá com o professor-tutor e com a turma os encaminhamentos mais estratégicos, com vistas à elaboração dos planos de ação/objetivos específicos e metodologia do TCC.
Não se esqueça de que a presença nesse encontro é uma atividade obrigatória por ser um dos requisitos para a obtenção do certificado do curso. Organize-se para estar presente!