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Unidade de Aprendizagem IV (transversal)
Metodologia Científica

MC4

Nesta atividade, você iniciará a produção de um rascunho de alguns itens (conforme apresentados no texto Notas para elaboração de projetos de investigação e projetos de intervenção) que vão compor seu TCC.

O 2º Encontro Presencial (EP) do curso é um momento privilegiado, no qual o aluno-equipe será orientado pelo tutor sobre como prosseguir nessa elaboração. Para aproveitar tal ocasião de forma mais potente, produza um texto que apresente a 1ª versão dos seguintes elementos:

Além disso, liste no arquivo ao menos cinco (5) referências que você pretende ler para construir o TCC. Tenha em mente que, para a construção do seu referencial conceitual, você e sua equipe precisarão abordar as seguintes questões:

Implementação de
uma prática segura
Implantação do núcleo
de segurança do paciente
Avaliação da cultura de segurança do paciente
  • De onde vem a preocupação com a segurança do paciente? Como ela se vincula à questão da qualidade, que discutimos na Atividade 1?
  • No âmbito da prática segura escolhida pelo aluno-equipe, quais os aspectos mais relevantes e a magnitude do problema?
  • Que evidências científicas sustentam a adoção da prática escolhida?
  • Que elementos do contexto interno e externo influenciam e que estratégias têm sido utilizadas na implementação desta prática?
  • Como você acha que a implementação/ aprimoramento de uma prática segura contribui para a cultura de segurança do paciente na sua organização?
  • De onde vem a preocupação com a segurança do paciente? Como ela se vincula à questão da qualidade, que discutimos na Atividade 1?
  • Que evidências científicas e relatos de experiências sustentam a adoção de estruturas e planos para gerenciamento da SP?
  • Que elementos do contexto interno e externo influenciam e que estratégias têm sido utilizadas na implementação do NSP/ Comissão estadual de SP?
  • Como você acha que a implementação de um NSP contribui para a cultura de segurança do paciente na sua organização?
  • De onde vem a preocupação com a segurança do paciente? Como ela se vincula à questão da qualidade, que discutimos na Atividade 1?
  • Que evidências científicas e relatos de experiências sustentam a importância da avaliação da cultura de SP nas organizações?
  • Que elementos do contexto interno e externo influenciam e que estratégias têm sido utilizadas para trabalhar a cultura de segurança nas organizações?
  • Como você acha que os resultados da avaliação da cultura podem contribuir para o desenvolvimento da cultura de segurança?

Como sugestão de ponto de partida para o seu levantamento bibliográfico, recomendamos:

Atenção

Você deverá realizar essa atividade concomitantemente à atividade 11.

4 Semanas Atividade em aluno-equipe Envio de Produção pelo AVA
*Concomitantes com a Atividade 11

Objeto/problema de intervenção

A delimitação do objeto/problema para intervenção deve abordar: magnitude do problema no local, características do funcionamento do componente da rede, dos processos de trabalho e da clientela etc.

Justificativa

Para elaborar a justificativa, oriente-se pelas seguintes questões:

  • Por que é importante abordar tal problema?
  • Por que convém abordá-lo neste curso?
  • Qual é a relevância social da pesquisa?

Objetivo geral

Os objetivos indicam o resultado a alcançar. É a resposta ao problema que você propôs anteriormente. Por isso, fique atento para manter a coerência! É preciso escolher com cautela os verbos que utilizará, porque toda palavra apresenta significados diversos. Os objetivos sempre são formulados com o verbo no infinitivo, pois implicam uma ação. Geralmente, formula-se um objetivo geral (mais amplo) articulando-o com os objetivos específicos (são as partes do geral).

Neste momento, você e seu grupo produzirão o objetivo geral; objetivos específicos serão produzidos com base na discussão a ser realizada no 2º EP.