Módulo 4Arcabouço institucional e decisório do SUS

Como vimos nos módulos anteriores, o SUS deve operar por meio do compartilhamento de funções entre as esferas de governo (gestões federal, estadual e municipal) e da distribuição de responsabilidades entre os entes, que possuem diferentes capacidades administrativas e financeiras.

Cotidianamente, trabalhadores, gestores e usuários se deparam com questões relacionadas à organização, ao funcionamento e à qualidade dos serviços de saúde, e que, por vezes, prejudicam o acesso e o atendimento das necessidades da população.

São questões dessa natureza que selecionamos para discutir neste módulo. Isso porque é necessário definir responsabilidades com clareza, “para assegurar condições adequadas à concretização da saúde como direito de cidadania, como é afirmado na Constituição Federal de 1988” (MACHADO; LIMA; BAPTISTA, 2011, p. 48). Além disso, importa considerar a forma como se processam as decisões sobre as políticas de saúde, visto que o funcionamento do SUS envolve uma grande quantidade de serviços e de pessoas, como gestores, profissionais de saúde, prestadores de serviços e usuários de serviços.

Navegue pelos itens a seguir clicando sobre eles.

Modelo institucional e instâncias decisórias

O modelo institucional proposto para o SUS tenta concretizar o arranjo federativo, por meio de diferentes organizações, desde aquelas compostas exclusivamente por gestores, como organizações que incluem a participação dos usuários, profissionais de saúde. Essas últimas objetivam fortalecer a participação popular e o controle social sobre as políticas nos diferentes níveis de governo, de forma coerente com os princípios e as diretrizes do sistema.

Assista ao vídeo sobre a estrutura institucional e decisória do SUS:

Modelo institucional e instâncias decisórias do SUS
Fonte: Adaptado de Secretaria de Atenção à Saúde (BRASIL, 2002 apud MACHADO; LIMA; BAPTISTA, 2011).

Realize, a seguir, a atividade comentada sobre o tema.

Atividade comentada – Instâncias decisórias e instâncias de participação

1. Complete as colunas com o significado das siglas e sinalize se é uma instância de participação somente de gestores ou se tem a participação da comunidade.

Instância
Significado
Participação
CES
Conselho Estadual de Saúde
Conselho Estadual de Saúde
Participação também da comunidade
Participação também da comunidade
Conasems
Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde
Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde
Participação somente de gestores
Participação somente de gestores
CIR
Comissão Intergestores Regional
Comissão Intergestores Regional
Participação somente de gestores
Participação somente de gestores
CIT
Comissão Intergestores Tripartite
Comissão Intergestores Tripartite
Participação somente de gestores
Participação somente de gestores
CIB
Comissão Intergestores Bipartite
Comissão Intergestores Bipartite
Participação somente de gestores
Participação somente de gestores
Cosems
Conselho de Secretarias Municipais de Saúde
Conselho de Secretarias Municipais de Saúde
Participação somente de gestores
Participação somente de gestores
CMS
Conselho Municipal de Saúde
Conselho Municipal de Saúde
Participação também da comunidade
Participação também da comunidade
Conass
Conselho Nacional de Secretários de Saúde
Conselho Nacional de Secretários de Saúde
Participação somente de gestores
Participação somente de gestores
CNS
Conselho Nacional de Saúde
Conselho Nacional de Saúde
Participação também da comunidade
Participação também da comunidade
Preencha todos os campos para ver a resposta comentada.
Preencha todos os campos para ver a resposta comentada.

2. Depois do preenchimento do quadro, responda as seguintes questões:

a) As instâncias que têm a participação da sociedade civil nos três níveis são: CNS, CES e CMS, instituídas a partir da Lei n. 8.142/1990. Esses conselhos são órgãos colegiados, “em caráter permanente e deliberativo, compostos por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, incluindo os aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo” (BRASIL, 1990b).

Os componentes são eleitos em assembleia e a composição é paritária: 50% usuários, 25% gestores e 25% profissionais de saúde.

As instâncias que têm a participação de gestores têm composições exclusivas:

Conass é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que se pauta pelos princípios que regem o direito público e que congrega os Secretários de Estado da Saúde e seus substitutos legais, enquanto gestores oficiais das Secretarias de Estado da Saúde (SES), dos estados e Distrito Federal.

O Conass participa diretamente da discussão, criação e implementação das políticas públicas de saúde, desde o nascimento do SUS, em 1988, até a sua regulamentação, em 1990, com a publicação da Lei n. 8.080/1990, década em que se consolidou como representante da gestão estadual do SUS. Com a criação da CIT, em 1991, passou a representar formalmente os interesses dos secretários estaduais de saúde no fórum destinado à tomada de decisão, em conjunto com União e municípios, colocando em prática a descentralização político-administrativa do SUS, prevista na referida lei (CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE SAÚDE, [2022]).

Conasems é uma associação civil, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de duração indeterminada, que tem por finalidade congregar as secretarias municipais de saúde ou órgão equivalente e seus respectivos secretários ou detentor de função equivalente para atuarem em prol do desenvolvimento da saúde pública, da universalidade e igualdade do acesso da população às ações e aos serviços de saúde, promovendo ações conjuntas que fortaleçam a descentralização política, administrativa e financeira do SUS (CONSELHO NACIONAL DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE, [2022]).

Cosems são colegiados de Secretarias Municipais de Saúde e o seu coletivo de gestores municipais de saúde em cada estado do país.

CIT/CIB/CIR são espaços intergovernamentais, políticos e técnicos em que ocorrem o planejamento, a negociação e a implementação das políticas de saúde pública. As decisões se dão por consenso (e não por votação), o que estimula o debate e a negociação entre as partes. Tem como principal função pactuar a organização e o funcionamento das ações e serviços de saúde integrados em redes de atenção à saúde.

A CIT é formada paritariamente, sendo:

  • membros indicados pelo MS;
  • membros indicados pelo Conass;
  • membros indicados pelo Conasems.

A CIB é constituída (em nível estadual) paritariamente por representantes da Secretaria Estadual de Saúde e das Secretarias Municipais de Saúde, indicados pelo Cosems.

As CIR são compostas por representantes do estado e todos os secretários municipais de saúde de um determinado território (região de saúde), com capacidade de provisão de serviços de saúde em distintos níveis de atenção.

b) A importância dessa participação faz parte dos princípios do SUS, destaca-se como de grande relevância social e política, pois se constitui na garantia de que a população participará do processo de formulação e controle das políticas públicas de saúde. A participação popular faz-se importante pois contribui para o melhor funcionamento da saúde, à medida que possibilita a otimização do planejamento das ações, promoção do autocuidado, fortalecimento dos princípios e diretrizes do SUS e outros. É uma corresponsabilização importante (ROLIM; CRUZ; SAMPAIO, 2013).