Iniciamos esta unidade abordando a relação entre saúde e sociedade. É essencial compreendê-la para que possamos identificar contradições, sucessos e insucessos das políticas de saúde implantadas no Brasil, até o momento.
Adotamos a concepção de que a saúde, como dimensão da vida e campo de práticas e saberes, está articulada ao contexto social que a constitui e que ela própria ajuda a constituir; estando, portanto, indissociada da forma como a sociedade se estrutura (ALMEIDA FILHO; PAIM, 1999; SANTOS et al., 2021).
Assim, podemos afirmar que o histórico socioeconômico e cultural de uma sociedade tem relação com a determinação social das doenças e que a saúde é resultante de fatores políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais que se organizam de forma específica, em cada sociedade. Por conseguinte, conhecer a conjuntura em que esses fatores se organizam possibilita entender como se produzem sociedades mais saudáveis ou menos saudáveis.
Nesta unidade, abordamos, também, o Sistema Único de Saúde (SUS), suas principais diretrizes e estrutura de organização, o processo que lhe deu origem, bem como a sua importância para garantir à população o acesso aos serviços de saúde e assegurar a todos os brasileiros o exercício pleno da cidadania.
Compreender o funcionamento do SUS é muito mais que um objetivo de aprendizagem! É conhecer uma política de saúde que proporciona melhores condições de vida à população e possibilidades de ser partícipe do próprio desenvolvimento.
Refletindo sobre essa questão, a Unidade de Aprendizagem I apresentará as relações entre saúde, sociedade e democracia, visando construir os alicerces necessários para o estudo e a análise crítica dos conteúdos das unidades seguintes.

Esta unidade de aprendizagem é composta por seis módulos: