SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE – SAS
DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA E TEMÁTICA – DAET
COORDENAÇÃO-GERAL DE SANGUE E HEMODERIVADOS – CGSH
Nísia Trindade Lima
Hermano Albuquerque de Castro
Lúcia Maria Dupret
Maria Infante
Washington Luiz Mourão Silva
Mauricio De Seta
Maria Infante
Washington Luiz Mourão Silva
Cleide Figueiredo Leitão
Henriette dos Santos
Rodrigo Carvalho
Simone Agadir Santos
Enfermeira; doutora em saúde pública e mestre em saúde pública com concentração em planejamento e gestão de sistemas e serviços de saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). Professora e pesquisadora na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Médico pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, 1984; doutor em ciências médicas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; especialista em hematologia e hemoterapia pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH). Atualmente é médico da Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo, onde exerce o cargo de diretor técnico-científico; coordenador médico do Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Serviço de Terapia Celular do Hospital Sírio Libanês; e vice-diretor financeiro da ABHH. Tem experiência em hematologia e hemoterapia, com ênfase em aféreses, segurança transfusional e terapia celular.
Farmacêutica-bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (USP), 1995; mestre em hemoterapia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), 2017; com MBA em administração pela Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto (USP), 2013. Atualmente é assessora da Presidência da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto.
Enfermeira e obstetra pela Universidade de São Paulo (USP), 1983; doutora em saneamento e ambiente pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (FEC/Unicamp), 2014; mestrado profissional em gestão da qualidade pela Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, 2002; especialização em recursos humanos pelo Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa (Ipep), 1997; licenciada em enfermagem pela PUC de Campinas, 1991. Enfermeira no Hemocentro de Campinas desde 1991, atuando nas áreas de enfermagem, gestão da qualidade, gestão ambiental, higiene e limpeza hospitalar. Membro da comissão de assessoramento técnico em gestão ambiental da Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde desde 2006.
Médica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 1982; mestre em clínica médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), 2003; especialização em gestão de hemocentros pela Universidade Federal de Pernambuco; MBA em gestão hospitalar pela Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento (Fundace) da Universidade de São Paulo (USP). É coordenadora médica do Hemocentro de Ribeirão Preto; supervisora colaboradora teórico-prática no Programa de Aprimoramento Profissional Não Médico – Técnicas Laboratoriais Aplicadas em Hemoterapia – da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, no HCFMRP/USP; coordenadora do mestrado profissional em hemoterapia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP; docente de habilidades médicas no curso de medicina da Universidade de Franca. Tem experiência na área de medicina, com ênfase em hematologia e hemoterapia.
Médico, com residência médica em hematologia e hemoterapia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); especialista pela Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH); pós-graduado em gestão de hemocentros pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). Atualmente é membro da Câmara de Assessoramento Técnico às Talassemias da Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados/DAET/SAS/MS e médico hemoterapeuta do Hemocentro Campinas/Unicamp, onde ocupa o cargo de diretor da Divisão de Hemoterapia.
Enfermeira com bacharelado e licenciatura pela Universidade de Campinas (Unicamp); mestre em saúde coletiva pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Atua no Programa Nacional de Qualificação da Hemorrede (PNQH) da Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados/Ministério da Saúde, com a qualificação dos serviços de hematologia e hemoterapia e em discussões sobre organização da atenção hematológica no âmbito da gestão federal da Política Nacional de Sangue e Hemoderivados. É membro da Comissão de Assessoramento Técnico do PNQH. Possui experiência como enfermeira da Estratégia de Saúde da Família; como enfermeira assistencial em unidade de internação, e como docente de enfermagem em Escola Técnica do Sistema Único de Saúde.
Bacharel em farmácia e bioquímica pelo Centro Universitário Planalto (Uniplan), 2002; mestre em ciência na área de hemoterapia e medicina transfusional pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), 2015; especialista em regulação e vigilância sanitária em hemoterapia e transplantes pela Faculdade de Medicina do Campus Botucatu da Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2008; especialista em gestão da qualidade para acreditação de serviços de saúde pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (Feluma), 2012. É consultor técnico em hematologia e hemoterapia no Ministério da Saúde desde 2005.
Enfermeira pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid); especialista em hematologia e hemoterapia pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); pós-graduada em saúde pública pela Universidade Cruzeiro do Sul e, em administração hospitalar, pelo Instituto Paulista de Pesquisas Hospitalares. É coordenadora de enfermagem do Hospital Dia/Hemoterapia e Ambulatório Transfusional do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP).
Farmacêutica-bioquímica pela Universidade Federal Santa Catarina (UFSC); com MBA em gestão da saúde pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Na área de hemoterapia, atuou como gerente técnica do Hemocentro Coordenador do estado de Santa Catarina (Hemosc) por mais de 13 anos. Tem experiência na coordenação da área técnica de hemoterapia (ATH); no planejamento e coordenação da implantação do Programa de Avaliação Externa da Qualidade (AEQ-Hemocomponentes) e da Tecnologia de Ácido Nucleico (NAT) nos serviços de hemoterapia do país; na coordenação do Programa Nacional de Qualificação da Hemorrede (PNQH) da Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados (CGSH/DAE/MS); na avaliação de desempenho de serviços de hemoterapia; na identificação de pontos críticos visando à melhoria da qualidade dos serviços e produtos da hemoterapia e ao aumento da segurança transfusional.
Farmacêutico-bioquímico pela Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais; mestre em saúde coletiva pela Universidade de Brasília (UnB); especialista em vigilância sanitária pela Fiocruz; especialista em regulação em sangue, tecidos e órgãos (Unesp/SP); especialista em gestão da vigilância sanitária (Hospital Sírio Libanês). Atualmente é servidor da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa), na área de sangue, tecidos, células e órgãos.
Médica pela Universidade Federal de Minas Gerais; mestre em administração pública pela Fundação João Pinheiro; especialização em pediatria, hematologia e hemoterapia. Atualmente é presidente da Fundação Hemominas e médica hematologista colaboradora do Ministério da Saúde, junto à Gerência Geral de Sangue, Outros Tecidos e Órgãos e à Coordenação da Política de Sangue e Hemoderivados.
Médico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 1987, com residência em clínica médica em hematologia e hemoterapia (1991); doutor em clínica médica pela Faculdade de Ciências Médicas (Unicamp), 2005; mestre em clínica médica pela Faculdade de Ciências Médicas (Unicamp), 1997; especialista em gestão hospitalar pelo Departamento de Saúde Coletiva da FCM (Unicamp). Atualmente é médico do Hemocentro da Unicamp; consultor da Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde (CGSH/MS); e membro titular da comissão do Programa de Pós-Graduação em Hemoterapia da FCM (Unicamp). Tem experiência na área de medicina, com ênfase em hematologia e hemoterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: hemoterapia, hematologia, medicina transfusional, gestão de serviços de hemoterapia, efeitos adversos à transfusão e produção e controle de qualidade de hemocomponentes.
Médica pela Universidade São Francisco, 2002, com residência em clínica médica e hematologia e hemoterapia; mestre em clínica médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, 2011; especialização em gestão de hemocentros pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e em transplante de medula óssea. Atualmente é médica assistente da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto, responsável pela sala de transfusão e ambulatórios deste serviço, e gestora médica do Laboratório Sabin de Análise Clínica, Unidade de Ribeirão Preto.
Graduada em ciências econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 1970; mestre em planejamento urbano e regional – Master of Philosophy (M. Phil.) pelo Council for National Academic Awards, Grã-Bretanha, 1976. Atualmente é tecnologista sênior da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com atividades de coordenação, docência, pesquisa e assistência/cooperação técnica, bem como de elaboração de material didático para a área de gestão de processos e recursos de unidades básicas de saúde e unidades hospitalares. Tem experiência na área de gestão hospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento de unidades de saúde, sistema de gestão de operações em saúde com ênfase em gerenciamento e logística da cadeia de suprimentos de materiais médico- hospitalares.
Médica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com residência médica em pediatria (MEC), em hematologia e hemoterapia, e em R3 em transplante de medula óssea (MEC); mestre em ciências da saúde pela UFMG. Atualmente é médica hematologista e hemoterapeuta do Serviço de Hematologia do Hospital das Clínicas da UFMG e da Fundação Hemominas, onde é responsável pela hemovigilância transfusional não infecciosa da rede Hemominas.
Médica pela Faculdade de Medicina de Marília, 1985; doutora em medicina, hematologia, pela Universidade de São Paulo (USP), 1998; mestre em medicina, hematologia, pela Universidade de São Paulo, 1994. Atualmente é chefe do Hospital Dia da Hematologia e Hemoterapia e do Ambulatório de HTLV da USP; membro da Comissão Permanente de Hemovigilância da Anvisa; colaboradora da Coordenação de Sangue do Ministério da Saúde; responsável pelo Serviço de Hematologia e Hemoterapia do Hospital Igesp. Tem experiência na área de medicina, com ênfase em hematologia e hemoterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: hemoterapia, reação transfusional, indicação de transfusão, manejo transfusional e terapêutica transfusional.
Enfermeira pela Universidade de Brasília/UnB (2000); mestra em ciências na área de hemoterapia e medicina transfusional pela Universidade de São Paulo/USP (2015); especialista em gestão de hemocentros pela UPE (2011); especialista em regulação e vigilância sanitária em hemoterapia e transplante pela Universidade Estadual Paulista/Unesp (2008); especialista em saúde coletiva – vigilância sanitária: serviços de saúde pela UnB (2002). Desde 2008 atua como consultora técnica e de gestão na área de hemoterapia na Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde.
Henriette dos Santos
Rodrigo Carvalho
Henriette dos Santos
Rodrigo Carvalho
Rodrigo Carvalho
Sergio Bonadiman
Marcela Lima
Maria Auxiliadora Nogueira
Alda Maria da Glória Lessa Bastos
Christiane Abbade
Rejane Megale
Rodrigo Carvalho
Simone Teles
Jaime Vieira
SteimanKnorr - Daniela Knorr e Rafael Ortman
Com a colaboração de Mariana Freitas e Gabriel Machado
Wagner Magalhães Paula