A seção sobre determinação social da saúde deixou claro que, para alcançar (ou mesmo perseguir) o conceito de saúde adotado pela OMS e pela Constituição Brasileira, é preciso exigir políticas de diferentes setores de governo e algumas políticas setoriais. Alguns exemplos:
Mas o que são setores de governo e o que são políticas setoriais?
Governar, elaborar e implementar políticas públicas é a arte de lidar com problemas complexos da vida em sociedade. Uma estratégia para lidar com esses problemas é dividi-los em grupos (setores) que guardam algumas características comuns. Um exemplo claro são as políticas públicas para a geração e distribuição de energia elétrica, que fazem parte de um setor governamental diferente do que dispõe sobre as políticas de educação. (PAULA et al., 2017)
Algumas vezes, os governos optam por organizar setores de políticas em ministérios ou secretarias de governo diferentes.
Ministérios, secretarias, diretorias são apenas as estruturas burocráticas criadas para lidar com um conjunto de políticas de determinado setor. Não são o setor em si.
Problemas complexos, como os que vemos na realidade da população, exigem soluções também complexas. Ou seja, a simplificação que utilizamos, da divisão de políticas públicas em setores, normalmente não é suficiente para lidar com os desafios que são o objeto das ações de governo.
Segundo a Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990, a saúde tem como determinantes e condicionantes: a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais. (BRASIL, 1990).
Educação – Fonte: Fiocruz (2006). Foto: Peter Ilicciev;
Saneamento – Fonte: Almanaque Lusofonista (2013);
Alimentação – Fonte: Fiocruz (2017). Foto: Salvador Scofano;
Lazer – Fonte: Fiocruz (2007). Foto: Rodrigo Mexas;
Atividade física – Fonte: Fiocruz (2014). Foto: Raquel Portugal.
O enfrentamento dos desafios dados por essa definição expressa na Lei 8.080 exige políticas articuladas de diferentes setores, a chamada intersetorialidade de políticas públicas.
Assista ao vídeo no qual Gustavo Machado, engenheiro e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fala sobre a intersetorialidade de políticas públicas para a melhoria da determinação social da saúde.
Agora, uma atividade que vai relacionar esses conceitos com o que você vivencia no seu cotidiano. Vamos lá?
Neste módulo, gostaríamos de exercitar a sua capacidade de conexão. Por essa razão, sugerimos uma atividade cujo foco é a sua região/comunidade/território. A ideia é ajudá-lo a ver a inter-relação entre as diferentes políticas e o componente de saúde que está (ou deveria estar) incorporado em cada uma das políticas setoriais.
Esta atividade irá subsidiar o item 1 do Pats, referente ao diagnóstico da comunidade/território em que você atua, para implementação de tecnologia social.
Lembre-se de seguir as orientações para execução e envio das atividades apresentadas no início do curso.

Alimentação
Descreva sucintamente qual é a qualidade da alimentação das pessoas de sua região/comunidade/território de atuação.
Perguntas norteadoras (não é necessário responder a todas ou ficar limitado a elas):

Moradia
Descreva sucintamente qual é a qualidade das moradias das pessoas de sua região/comunidade/território de atuação.
Perguntas norteadoras (não é necessário responder a todas ou ficar limitado a elas):

Saneamento básico
Descreva sucintamente qual é o grau de saneamento de sua região/comunidade/território de atuação.
Perguntas norteadoras (não é necessário responder a todas ou ficar limitado a elas):

Meio ambiente
Descreva sucintamente qual é o nível de degradação do meio ambiente em sua região/comunidade/território de atuação.
Perguntas norteadoras (não é necessário responder a todas ou ficar limitado a elas):

Trabalho e renda
Descreva sucintamente qual é o tipo mais recorrente de ocupação das pessoas de sua região/comunidade/território de atuação.
Perguntas norteadoras (não é necessário responder a todas ou ficar limitado a elas):

Acesso aos bens e serviços essenciais
Descreva sucintamente como você classifica a oferta de bens e serviços essenciais em sua região/comunidade/território de atuação.
Perguntas norteadoras (não é necessário responder a todas ou ficar limitado a elas):
Você deverá enviar esta atividade ao final do Módulo 1, com as demais atividades propostas neste módulo.