ritórios Tradicionais - Tecnologias Sociais em Saneamento
Iniciar PDF completo
Logotipos: Fórum de Comunidades Tradicionais (Angra, Parati e Ubatuba); Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina; EAD; ENSP (Escola Nacional Sérgio Arouca); Fiocruz; SUS; Ministério da Saúde e Governo Federal
ISBN: 978-85-8432-073-8

Apresentação

Bem-vindos e bem-vindas ao material didático digital do Curso Saúde em Territórios Tradicionais: Tecnologias Sociais em Saneamento. Ele foi organizado com a finalidade de orientar seu estudo no Momento pedagógico 2, propondo reflexões, questionamentos e atividades articuladas, norteados pelos propósitos do curso.

O material é composto por quatro módulos, planejados de forma a facilitar e incentivar a interação com os conteúdos didáticos de maneira agradável, coerente e sólida. Buscamos estimular a reflexão crítica a respeito dos temas abordados no curso, provocando o diálogo entre teoria e sua realidade de trabalho, na perspectiva de transformação das práticas profissionais.

Esperamos contribuir para um processo de aprendizagem estimulante, desafiador, instigante e produtivo.

Antes de prosseguir, acesse as dicas de navegação e as orientações para elaboração das atividades.

Dicas de navegação

Este material didático digital pode ser acessado a partir de computadores e dispositivos móveis (tablets e smartphones), independentemente do sistema operacional escolhido, e com o navegador de páginas Web de sua preferência (Firefox, Google Chrome, Apple Safari). Foi desenvolvido de acordo com os pressupostos atuais de design responsivo e acessível, oferecendo navegação simples e intuitiva. Mesmo assim, para ajudá-lo, preparamos algumas dicas sobre as principais ferramentas disponíveis.

Menu de navegação e rolagem da página: Para ler todo o conteúdo de uma página, basta rolar a barra lateral, para cima e para baixo, no seu navegador. A barra superior, presente em todas as páginas, sempre exibirá o menu de navegação, com as opções para acesso às seções deste material didático digital.

1º exemplo de tela de navegação

Seções de cada módulo, botão de impressão e rodapé: As telas de abertura exibem o título do módulo e as seções que o compõem. No topo de cada tela, você tem a opção de gerar uma versão em pdf (da página ou do módulo completo) para download e impressão. No rodapé de todas as telas, você encontrará os botões de navegação sequencial, com as opções para voltar à página anterior ou navegar para o próximo módulo ou seção.

2º exemplo de tela de navegação

Atividades: No decorrer do material digital, você encontrará as atividades que devem ser realizadas de acordo com o cronograma. Cada módulo tem três atividades, com exceção do Módulo 4, que conta com uma adicional, para elaboração do Plano de Ação para Implementação de Tecnologia Social (Pats) – atividade final do curso. As atividades indicam os itens do Pats que elas vão ajudar a subsidiar, bem como o link da página por meio da qual você enviará as suas respostas. 

3º exemplo de tela de navegação

Entenda um pouco mais sobre as atividades a distância

As atividades que compõem o curso foram concebidas de forma a valorizar o resgate de experiências e saberes construídos ao longo de sua trajetória. Elas visam a ampliar seu olhar crítico por meio da relação teoria e prática, procurando contribuir para a transformação da realidade que o cerca.

A intenção é que ao realizar tais atividades você encontre subsídios para o desenvolvimento de um Plano de Ação para Implementação de Tecnologia Social (Pats). O Pats é uma reflexão individual que respeita a formação escolar e a atuação profissional de cada aluno.

Os itens que compõem o Pats que você vai elaborar são:

  • Diagnóstico da comunidade/território em que atua (localização geográfica, número de habitantes, características socioeconômicas e o que mais julgar pertinente).
  • Seleção de uma tecnologia social e uma breve apresentação de como ela poderia solucionar problemas concretos no território.
  • Estratégia de implementação.
  • Viabilidade para esse processo (atores-chaves envolvidos, instituições, parcerias).
  • Recursos necessários para reaplicação.

Você vai elaborar o Pats com base nos subsídios trazidos pelos quatro módulos que compõem este curso. Por isso, cada atividade a ser realizada indica qual item do Pats ela ajudará a construir.

No Momento pedagógico 3, de finalização do curso, você terá a oportunidade de apresentar e debater o seu Pats com os colegas de turma, enriquecendo ainda mais a sua proposta.

Orientações para execução e envio das atividades

À medida que você for avançando no estudo deste material, será provocado a realizar algumas atividades. Ao final de cada módulo, você deverá enviá-las ao tutor pela plataforma.

  • Serão aceitos vários formatos e mídias: textos, áudios, vídeos, apresentações, entre outros.
  • Você pode anexar mais de um arquivo ao enviar as suas atividades para o tutor.
  • No caso de produzir um áudio ou um vídeo, é importante atentar para que não ultrapassem o tempo máximo de 4 minutos.
  • Ao optar por produzir um texto, contemple as questões propostas, mas não se preocupe em ser exaustivo na sua argumentação. Indicamos que você escreva, no máximo, de 1 a 3 páginas numa mesma atividade.
  • É importante sempre deixar claro qual atividade/questão você está comentando, seja no áudio, no vídeo ou no texto.
  • Procure sempre estar atento aos prazos indicados no cronograma, não deixando as atividades acumularem.

Não se esqueça de que você conta com a ajuda do tutor-docente durante todo esse processo, caso precise esclarecer dúvidas ou conversar sobre alguma dificuldade. Basta entrar em contato com ele por meio do AVA.

O seu percurso de aprendizagem está representado na figura a seguir. Você se encontra no Momento pedagógico 2, que contém quatro módulos, identificados no lado direito da figura que ilustra seu percurso. Ao clicar sobre os títulos de cada módulo, você será encaminhado para o conteúdo selecionado.