Propaganda - Estratégias da indústria do tabaco para conquistar novos consumidores

Anúncios de TV

Que tal rever alguns comerciais de televisão antigos sob a ótica de quem está no século XXI e começará a fiscalizar a publicidade, promoção e, também, o patrocínio de produtos derivados de tabaco?

  1. Para começar, entre no YouTube, pesquise por marca de cigarro. Em seguida, assista alguns comerciais.
  2. Na intenção de ajudar em sua busca, separamos alguns links; mas lembre-se de que eles podem não estar mais disponíveis no momento da sua pesquisa.

Dicas para aguçar sua curiosidade e tornar essa atividade mais divertida!

  • Assista aos vídeos sugeridos na barra lateral e àqueles que aparecem ao fim da exibição. O Youtube faz uma seleção por temas relacionados que pode ser bem interessante.
  • Se você lembrar de uma marca ou comercial de que gostava, procure encontrá-los no canal refinando sua busca (coloque o nome ou uma referência entre aspas no campo de busca; utilize o sinal + para acrescentar informações. Exemplo: “marlboro+caubói”).

Nos comerciais que você assistiu, havia cenas com quais desses elementos? Marque quantas opções quiser.

Mesmo sem saber quais anúncios você assistiu, é possível afirmar muitas opções foram marcadas.

Isso porque as propagandas foram criadas para comunicar independência, vigor, rebeldia, aventura, confiança, autoafirmação, além de uma atitude moderna – características inerentes aos jovens, público-alvo das marcas.

O marketing de produtos derivados do tabaco, principalmente no que se refere aos jovens, é uma importante ferramenta para recrutar novos fumantes, os quais substituem aqueles que vão deixando de fumar ou morrendo, garantindo, assim, o futuro econômico da indústria do cigarro.

A indústria vincula o produto a situações alheias à natureza do cigarro, omite os riscos e incentiva o consumo na intenção de vender para aqueles que consomem os produtos derivados do tabaco. Há a promessa de um estilo de vida em que o sucesso profissional, independência, autorrealização e outros temas importantes para os jovens criam a necessidade artificial de consumo.

As marcas se comunicam com os jovens de forma sutil e eficaz.

Cada uma das marcas explorava os atributos que escolheu, como beleza, saúde, força e sexo, para se exprimir estreitando sua identificação com os jovens.

Por trazerem características presentes ao nosso redor, seja na vida cotidiana ou em outros produtos culturais como novelas e artistas, os anúncios de cigarro pareciam muito naturais na época em que eram veiculados.

Eles levavam a mensagem de que o fumo é algo bom de maneiras muito sutis, pois nos envolviam em seus enredos.

Mas não eram só os anúncios de televisão que exploravam conceitos de forma tão delicada e eficiente. Os anúncios impressos também; confira em Comunicação visual: o que os anúncios diziam sem palavras.
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Comunicação visual: o que as propagandas comerciais diziam sem palavras