Propaganda - Estratégias da indústria do tabaco para conquistar novos consumidores

Comunicação visual: o que as propagandas comerciais diziam sem palavras

Não era apenas com música, enredo e movimento que a publicidade expressava os benefícios que o cigarro trazia para as vidas das pessoas (na visão dos fabricantes, claro). Veja exemplos de como se transmitiam ideias com cores, formas e imagens.

Separe caneta e papel. Agora, clique em cada anúncio para vê-lo ampliado.

Você reparou nas palavras em destaque?

Glamour, liberdade, sucesso, aceitação social, bem-estar físico e mental, esporte, estímulo ao consumo de tabaco, propriedades estimulantes ou calmantes, aumento de virilidade ou feminilidade são os termos que constam da Lei n. 9294/96, que trata da regulação da publicidade de produtos derivados do tabaco. Destaca-se que, atualmente, a propaganda é proibida.

Ela afirma em seu artigo 3º:

  • § 1º A propaganda comercial dos produtos referidos neste artigo deverá ajustar-se aos seguintes princípios:
    • I - não sugerir o consumo exagerado ou irresponsável, nem a indução ao bem-estar ou saúde, ou fazer associação a celebrações cívicas ou religiosas;
    • II - não induzir as pessoas ao consumo, atribuindo aos produtos propriedades calmantes ou estimulantes, que reduzam a fadiga ou a tensão, ou qualquer efeito similar;
    • III - não associar ideias ou imagens de maior êxito na sexualidade das pessoas, insinuando o aumento de virilidade ou feminilidade de pessoas fumantes;
    • IV - não associar o uso do produto à prática de atividades esportivas, olímpicas ou não, nem sugerir ou induzir seu consumo em locais ou situações perigosas, abusivas ou ilegais (redação dada pela Lei n. 10.167, de 2000);
    • V - não empregar imperativos que induzam diretamente ao consumo;
    • VI - não incluir a participação de crianças ou adolescentes.

Todos os anúncios vistos são anteriores à lei que veio para proibir que esses atributos e ideias continuassem a ser associados ao ato de fumar de forma sutil ou explícita por meio de slogans ou imagens. A palavra escrita também era um recurso bem explorado, muitas vezes de maneira sutil.

Veja em “O que estava por trás das mensagens”.

Participe dessa atividade de reflexão e seja você também um “detetive” de mensagens visuais.

  1. Pesquise, na internet ou em revistas antigas, um anúncio impresso de marca de cigarros.
  2. Faça a análise da comunicação visual considerando:
    • Cores
    • Enredo
    • Atributos da imagem
    • Detalhes
    • Relação da publicidade com a marca
  3. Pense nas seguintes questões: Que análise você faz dessas propagandas? Sua percepção sobre esses anúncios mudou após entrar em contato com esse tipo de análise? 
  4. Se quiser compartilhar suas impressões sobre essa atividade, utilize o fórum de dúvidas deste módulo.
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