Não era apenas com música, enredo e movimento que a publicidade expressava os benefícios que o cigarro trazia para as vidas das pessoas (na visão dos fabricantes, claro). Veja exemplos de como se transmitiam ideias com cores, formas e imagens.
Separe caneta e papel. Agora, clique em cada anúncio para vê-lo ampliado.
Glamour, liberdade, sucesso, aceitação social, bem-estar físico e mental, esporte, estímulo ao consumo de tabaco, propriedades estimulantes ou calmantes, aumento de virilidade ou feminilidade são os termos que constam da Lei n. 9294/96, que trata da regulação da publicidade de produtos derivados do tabaco. Destaca-se que, atualmente, a propaganda é proibida.
Ela afirma em seu artigo 3º:
Todos os anúncios vistos são anteriores à lei que veio para proibir que esses atributos e ideias continuassem a ser associados ao ato de fumar de forma sutil ou explícita por meio de slogans ou imagens. A palavra escrita também era um recurso bem explorado, muitas vezes de maneira sutil.
Veja em “O que estava por trás das mensagens”.