Como o cultivo do tabaco impacta a saúde dos agricultores?
O modelo de agricultura familiar é a base da produção de tabaco; nesse modelo de produção, todos os membros da família participam do cultivo de tabaco, inclusive crianças e idosos. Os trabalhadores que se dedicam à produção de tabaco se expõem a vários fatores de risco à saúde, nas diversas etapas de produção, desde a exposição aos agroquímicos (agrotóxicos, fertilizantes etc.) até o contato com a nicotina presente nas folhas úmidas do tabaco, além da exposição à radiação solar. A exposição a esses fatores de risco pode levar ao adoecimento dos trabalhadores.
Foto: Danielle Barata
A Doença da Folha Verde do Tabaco é a intoxicação aguda causada pela absorção através da pele da nicotina, presente nas folhas de tabaco verdes e úmidas; os principais sinais e sintomas da doença são: cefaleia, tontura, náusea, vômito, fraqueza e cólica abdominal.
A literatura científica descreve que o uso de luvas e roupas impermeáveis reduz o risco de intoxicação aguda causada pela absorção da nicotina presente nas folhas de tabaco. Mas, o calor, que pode ultrapassar os 40ºC no verão, tende a dificultar sua utilização. Outro risco de adoecimento é o desenvolvimento do câncer de pele pela exposição intermitente ao sol.
Foto: Danielle Barata
Estudos demonstram que cerca de 48% desses trabalhadores apresentam problemas de saúde associados à exposição a agrotóxicos e outras substâncias químicas.
Como toda a família está envolvida na produção do tabaco, é comum que crianças e adolescentes trabalhem em determinadas fases do cultivo, muitas vezes se ausentando de suas atividades escolares. E, assim, ficando expostas a todos os riscos de adoecimento decorrentes do cultivo do fumo.
Além disso, o contrato de trabalho feito pelos agricultores e indústrias também cobre questões relacionadas à segurança do trabalhador, proteção do ambiente e direitos das crianças, com todas as aplicações de responsabilidades legais atribuídas aos própios agricultores.
Dessa forma, observam-se algumas violações dos diretos humanos relacionados:
Além da saúde, economia e meio ambiente, o tabaco está envolvido com questões culturais.
O tabaco está enraizado na nossa sociedade e, até pouco tempo, estava presente de forma marcante no cinema, música e também nos esportes.