Você notou como as leis são fundamentais para efetivar a implementação de ambientes livres de fumo?
Já vimos, neste módulo, a necessidade de o Estado legislar em favor da saúde, além de fiscalizar o cumprimento da lei. Em relação ao controle do tabaco, a legislação ampla pode ser considerada de grande importância para alcançar o sucesso de programas e campanhas, objetivando prevenir e reduzir enfermidades, mortalidade e sofrimento humano causados pelo tabaco.
As leis são indispensáveis para definir e instituir as políticas públicas, e nesse caso, fortalecer as estratégias de controle do tabaco.
Percebeu os motivos pelos quais nós, agentes de fiscalização, devemos estar a par da legislação que fundamenta nossas ações? A seguir, você aprenderá que existem tanto normas gerais como normas específicas relacionadas a ambientes livres de tabaco. Acompanhe!
Faremos uma atividade a fim de conhecer as leis “antifumo”, estaduais e municipais, que instrumentalizam a vigilância sanitária nas ações de controle para ambientes livres de tabaco nas localidades dos participantes da nossa Comunidade de Práticas.
Em primeiro lugar, baixe o arquivo clicando no link: Relato de dispositivos legais - ambientes livres.docx
Preencha e faça o upload na Biblioteca Colaborativa do Módulo Ambientes Livres.
Assim, conheceremos os dispositivos legais disponíveis em cada uma das regiões dos integrantes da nossa comunidade. Mãos à obra!