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Unidade de Aprendizagem III

Abordagens e estratégias

Nas duas unidades anteriores, discutimos um pouco do arcabouço teórico relacionado à segurança do paciente e os principais perigos e riscos existentes, focando especialmente no cuidado obstétrico prestado. Agora, vamos discutir, por meio de casos, estratégias e intervenções possíveis para promover a segurança do paciente nas maternidades.

Utilizando o Caso Cristiane como mote, vamos refletir sobre a macro-organização do cuidado, valorizando a rede de serviços, seus fluxos e mecanismos de integração como fundamentais para garantir a segurança do binômio mãe-filho na trajetória de cuidados, em diálogo com o acesso, o acolhimento e a resolutividade do sistema de saúde. A valorização do trabalho integrado em rede é a tônica das discussões, a partir da contextualização da atenção obstétrica em rede, tendo como referência a Rede Cegonha.

O Caso Alzira nos fará refletir sobre a relevância da micro-organização do cuidado, priorizando o trabalho em equipe para a oferta de cuidados seguros, considerando o uso de ferramentas de comunicação e de consciência situacional no âmbito de cada equipe e entre as diferentes equipes/serviços de uma organização. Além disso, traz à tona a importância da adoção de mecanismos de aprendizagem organizacional, baseados na concepção da educação permanente e na ideia de uma organização onde todos ensinam e todos aprendem.

Por fim, o Caso Geane possibilitará discutir o conceito e as bases da melhoria da qualidade do cuidado e apresentar suas abordagens e ferramentas contemporâneas, destacando a necessidade de pensar como implementar ações de forma sustentável nas organizações de saúde. A partir dele, poderemos explorar o uso de instrumentos, a definição de objetivos para mudança, testar o quanto as ações de mudança são aplicáveis e produzem melhorias e a utilização de indicadores para mensurar o quanto as mudanças constituíram-se em melhorias frente aos objetivos previamente definidos.

Bons estudos!
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Abordagens e estratégias

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Para que efetivamente seja constituída uma rede, três questões são centrais: cobertura, ou seja, a oferta de ações e serviços deve ser suficiente para atender à maior parte das necessidades de saúde da população da região, incluídas as relacionadas a serviços de maior complexidade; responsabilização conjunta pela atenção ao usuário; coordenação assistencial, composta tanto pela articulação entre níveis assistenciais quanto pelos mecanismos de gestão clínica.
Retirada do texto “Organizando redes de atenção à saúde: perfis assistenciais, articulação entre níveis e organização de linhas de cuidado” (Kuschnir 2014).

Cristiane fez seu pré-natal em uma unidade básica de saúde, tendo apresentado um quadro de eclampsia durante um final de semana.

A leitura do Caso Cristiane, como você verá, permite uma reflexão sobre o trabalho em rede no âmbito da assistência obstétrica. Após a leitura, reflita e discuta com sua turma, no Fórum da Atividade 9, as seguintes questões:

  • Que papel/funções podem ser exercidas pelos profissionais de diferentes pontos de atenção na rede de atenção perinatal, considerando também as informações/orientações às gestantes e aos acompanhantes?
  • Como melhorar a comunicação, ou seja, integrar e coordenar os diferentes pontos de atenção da rede para garantir o cuidado seguro, adequado e oportuno?
  • Como o protocolo voltado à atenção perinatal poderia facilitar um manejo mais adequado do caso e a melhoria da comunicação entre os pontos de atenção?

Para subsidiar sua reflexão e a discussão com sua turma, leia os textos:

Recomendamos também que assista às entrevistas mencionadas abaixo:

Video
A Rede Cegonha, com Maria Esther Vilela, Coordenadora da Saúde das Mulheres no Ministério da Saúde;
Mecanismos de coordenação no Programa Cegonha Carioca, com Carla Lopes Porto Brasil, Superintendente de Maternidades da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMDC-RJ).
2 Semanas Atividade para a Turma Fórum de Discussão

Kuschnir R. Organizando redes de atenção à saúde: perfis assistenciais, articulação entre níveis e organização de linhas de cuidados. In: Kuschnir R, Fausto MCR, organizadores. Gestão de redes de atenção à saúde. Rio de Janeiro: EAD/Ensp, 2014. p. 129-68.

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A comunicação nas transições de cuidado é um ponto crítico para a segurança do paciente.
Retirada do texto “Comunicação entre os profissionais de saúde e a segurança do paciente” (Barcellos 2014).
Moldura Foto

Alzira desenvolveu um quadro de hemorragia pós-parto imediato e precisou transitar por diferentes setores do hospital para ser atendida. Leia o Caso Alzira.

A Cena 1 do caso permite uma reflexão sobre a comunicação nas transições de cuidado.

Após a leitura dessa cena e a partir das reflexões colocadas no caso, reflita e discuta com sua turma, no Fórum da Atividade 10, a seguinte questão:

  • Quais as vantagens e os benefícios obtidos para a segurança do paciente com o uso de estratégias mais estruturadas de comunicação nas transições de cuidado?

Para subsidiar sua reflexão e a discussão, indicamos a leitura do texto:

Indicamos, também, que você assista ao Webinar Proqualis:

Complemente seus estudos com o capítulo de Alfredo Guarischi e Felipe Koeller Rodrigues Vieira no livro Gerenciamento de recursos humanos em saúde:

Texto
Comunição e Consciência Situacional - GERHUS: Crew Resource Management: da Aviação para a Medicina (leia as partes 1 e 2 do texto e consulte as referências, caso sinta necessidade)
2 Semanas Atividade em Turma Forum de discussão

Barcellos GB. Comunicação entre os profissionais de saúde e a segurança do paciente. In: Sousa P, Mendes W, organizadores. Segurança do paciente. Rio de Janeiro: EAD/Ensp; 2014. p. 139-58.

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Educação das equipes é essencial para um cuidado efetivo e seguro.
Moldura Foto

A Cena 2 do Caso Alzira permite uma reflexão sobre a importância de processos educacionais voltados para a adesão aos protocolos como, também, para um trabalho em equipe adequado ao cotidiano do cuidado.

Após a leitura, produza com seu grupo um texto que discuta as questões para reflexão da Cena 2, apresentadas a seguir:

  • Na sua unidade, algum protocolo relacionado ao cuidado obstétrico foi implementado? Que estratégias foram ou poderiam ser utilizadas na capacitação das equipes?
  • Depois de sua implementação, que papel a educação permanente (EP) teria na compreensão e contextualização dos protocolos, de modo a contribuir para a adesão? Que aspectos relacionados ao trabalho em equipe seriam importantes para se discutir na EP?

Para subsidiar sua reflexão e produção, indicamos os seguintes materiais:

1 Semana Atividade em Grupo Envio de Produção pelo AVA
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Consciência situacional como estratégia para redução de riscos e danos.
Moldura Foto

A Cena 3 do Caso Alzira enseja uma discussão sobre a identificação de perigos e riscos no cotidiano do cuidado.

Durante a leitura, detenha-se nas perguntas apresentadas para reflexão. Em seguida, produza um texto comentando a seguinte questão:

  • Considerando a Cena 3, que estratégias poderiam ser empregadas na sua organização para aumentar a consciência situacional e melhorar a comunicação no trabalho da equipe de saúde, visando o bem-estar e a segurança da paciente?

Para subsidiar sua produção, indicamos que:

Texto
Comunição e Consciência Situacional - GERHUS: Crew Resource Management: da Aviação para a Medicina (leia a parte 3 do texto e consulte as referências, caso sinta necessidade)
1 Semana Atividade Individual Envio de Produção pelo AVA
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O conceito de melhoria, ao qual chegamos como resultado desta revisão, a define como melhores resultados e melhor experiência do paciente com o cuidado de saúde, atingidos devido a uma mudança no comportamento dos prestadores de cuidado e da organização, pela aplicação de métodos para mudança e estratégias sistemáticos (ØVRETVEIT 2009).
Moldura Foto

Geane é uma gestante de risco habitual atendida em uma organização de saúde e que apresenta complicações face ao manejo inadequado no cuidado obstétrico.

A partir da leitura do Caso Geane, reflita e discuta com sua turma, no Fórum da Atividade 13, a seguinte questão:

  • Que objetivos podem ser definidos para a mudança na sua organização de saúde, visando uma melhor segurança do paciente?

Para subsidiar sua reflexão e a realização desta atividade, indicamos:

Vídeo
Webinar Proqualis sobre Melhoria da qualidade, com Ademir Petenate e Camila Lajolo.
2 Semanas Atividade em Turma Forum de discussão

Øvretveit, J. Does improving quality save money? A review of the evidence of which improvements to quality reduce costs to health service providers. Londres: Health Foundation; 2009. p. 8.

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É preciso estabelecer critérios para saber quando uma mudança é uma melhoria para o objetivo declarado e testar as mudanças/intervenção que podem produzir melhoria.
Retirado do Webinar Proqualis sobre Melhoria da qualidade
Moldura Foto

A partir da reflexão sobre o Caso Geane, produza um texto que discuta as seguintes questões:

  • Que indicadores podem medir o grau de alcance dos objetivos definidos (a partir das mudanças estabelecidas)?
  • Que mudanças podem ser feitas na sua organização de saúde que resultem em melhoria? Quais delas poderiam/deveriam ser testadas?

Para subsidiar a realização desta atividade, reveja:

2 Semanas Atividade em Grupo Envio de Produção pelo AVA
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Abordagens e estratégias

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A lista de verificação é uma lista de práticas de parto essenciais, organizada com base em evidências, que visa as principais causas das mortes maternas, complicações perinatais e mortes neonatais que ocorrem nas unidades de saúde de todo o mundo (OMS 2017).
Adaptado de http://www.who.int/patientsafety/implementation/checklists/scc_portuguese/en/
Moldura Foto

A Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou, em 2017, uma lista de verificação para partos seguros. Segundo a OMS, trata-se de “um instrumento destinado a melhorar a qualidade dos cuidados para as mulheres e bebês no momento do parto”.

Durante o curso, discutimos uma série de aspectos importantes a serem observados, no que se refere à segurança do paciente nas maternidades. Com base em todos esses aspectos e na realidade da sua organização de saúde, faça uma análise crítica do documento lista de verificação para partos seguros, contemplando:

  • a aplicabilidade do documento;
  • os itens que poderiam ser acrescentados em cada etapa;
  • as estratégias para favorecer sua implementação. 

Para subsidiar a realização da atividade, indicamos a seguinte leitura:

1 Semana Atividade em Grupo Envio de Produção pelo AVA

Organização Mundial da Saúde. Lista de verificação da OMS para partos seguros. Geneva: OMS; 2017 [citado 2 jun. 2017]. Disponível em: http://www.who.int/patientsafety/implementation/checklists/scc_portuguese/en/