Caminho Caminho Caminho Caminho Caminho Caminho Caminho Caminho Caminho Caminho Caminho Caminho
Fundo
Próximo

Unidade de Aprendizagem II

Morbi-mortalidade e eventos adversos

Agora que na unidade de aprendizagem anterior você já se aproximou das questões fundamentais relacionadas à segurança do paciente de forma ampla, compreendendo esta como um campo de grande relevância, historicamente construído e de grande magnitude, nesta Unidade de Aprendizagem II vamos contextualizar a situação das maternidades.

Vamos conversar sobre as principais causas de morbi-mortalidade materna e sobre os eventos adversos mais comuns nas maternidades, abordando os fatores relacionados aos serviços de saúde que contribuem para a ocorrência desses eventos, e levantar as alternativas para sua identificação.

A importância da notificação de eventos adversos também será debatida, considerando a necessidade de adoção de instrumentos adaptados à realidade dos serviços obstétricos. A gestão de riscos, por meio da identificação de perigos e da avaliação de riscos, considerando a magnitude do dano e a probabilidade de sua ocorrência, assim como as ferramentas para medição do dano, também serão discutidas dentro de um contexto mais amplo da melhoria da qualidade em saúde.

Bons estudos!
Próximo

Morbi-mortalidade e eventos adversos

7
Alguns autores têm alertado para o fato de a morte materna ser apenas a ponta de um iceberg (Laurenti 1988). Segundo Geller et al. (2004), entre a gestação saudável e a morte materna há um continuum de resultados não fatais que também são muito importantes.
Retirado do texto “Maternidade segura” (REIS 2014).
Moldura Foto

Reflita sobre os principais eventos adversos que ocorrem em sua organização de saúde, considerando aqueles mais específicos do cuidado obstétrico. Discuta com seu grupo e produza coletivamente um texto abordando as seguintes questões:

  • Em sua organização de saúde, quais são os eventos adversos mais comuns, considerando tanto os de maior quanto os de menor gravidade? Como são identificados?
  • Quais seriam os fatores contribuintes mais importantes para a ocorrência desses eventos adversos?

Para subsidiar a realização da atividade, indicamos os seguintes materiais:


Além disso, para complementar sua reflexão e a discussão com o grupo, sugerimos:

1 Semana Atividade em Grupo Envio da produção pelo AVA

Laurenti R. Marcos referenciais para estudos e investigações em mortalidade materna. Rev Saúde Públ. 1988;22(6):507-12.

Geller SE, Rosenberg D, Cox SM, Brown ML, Simonson L, Driscoll CA, et al. The continuum of maternal morbidity and mortality: factors associated with severity. Am J Obstet Gynecol. 2004;191(3):939-44.

Reis LGC. Maternidade segura. In: Sousa P, Mendes W, organizadores. Segurança do paciente: conhecendo os riscos nas organizações de saúde. Rio de Janeiro: EAD/Ensp; 2014. p. 373-96. 4. p. 373-96.

Próximo

Morbi-mortalidade e eventos adversos

8
Para evitar danos, é importante compreender não só o que pode dar errado, mas também como e por que pode dar errado. Considere a atividade dentro do contexto do ambiente físico e emocional, e a cultura da organização e do pessoal que realiza a atividade.
Retirado do texto “Avaliação simplificada de riscos em saúde”.
Moldura Foto

Agora, vamos aprofundar a situação de incidentes relacionados à segurança do paciente na organização em que você trabalha.

Discuta com a turma o processo de avaliação de riscos em sua organização de saúde, buscando identificar, em uma das etapas do cuidado obstétrico, os perigos existentes e os riscos mais relevantes.

Para subsidiar a discussão, acesse um material do sistema de saúde inglês (NHS) que aborda o assunto:

2 Semanas Atividade em Turma Fórum de Discussão