As tecnologias sociais são instrumentos importantes para a promoção da autonomia comunitária, contribuindo para diversas áreas do desenvolvimento humano, em especial para a promoção da saúde.
Mas você sabe o que são tecnologias sociais
De uma forma lúdica e leve, o vídeo O caminho da transformação, da Fundação Banco do Brasil, nos apresenta uma definição e alguns exemplos. Confira!
São inúmeros os conceitos de tecnologia social, entre as quais destacamos:
Conjunto de técnicas, metodologias transformadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, que representam soluções para inclusão social e melhoria das condições de vida. (ITS BRASIL, 2004).
[...] compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social. É um conceito que remete para uma proposta inovadora de desenvolvimento, considerando a participação coletiva no processo de organização, desenvolvimento e implementação. Está baseado na disseminação de soluções para problemas voltados a demandas de alimentação, educação, energia, habitação, renda, recursos hídricos, saúde, meio ambiente, dentre outras. (FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL, [20--]).
Nós, do OTSS, preferimos trabalhar com a seguinte ideia:
Um ponto importante dessa definição é que a tecnologia social é vista como uma solução com potencial de ser adotada e readaptada por diferentes localidades. Portanto, uma solução possível para problemas similares.
Nossa defesa é a de que esse recurso pode ser convertido em política pública, sem ficar restrito exclusivamente a ações pontuais, voluntárias e/ou individuais, e dialogar com ações que fazem parte das responsabilidades indelegáveis do Estado.


Fonte: Fórum de Comunidades Tradicionais (2014).
Fotos: Eduardo Di Napolli/Comunicação OTSS.
Além disso, defendemos que são imprescindíveis: o diálogo entre os saberes populares e acadêmicos, a noção de que as dimensões humana e social devem estar em primeiro plano e a valorização do conhecimento existente na comunidade.
Assim, de acordo com o ponto de vista do OTSS, a tecnologia social tem de atender aos seguintes critérios:




Ser desenvolvida e/ou adaptada conjuntamente com os beneficiários finais
Ter alto potencial de reaplicação
Ser de baixo custo
Ter potencial de ser convertida em políticas públicas
Valorizar o conhecimento local
Vamos aprofundar um pouco mais o conceito sobre esses critérios. Assista ao vídeo proposto:
Como você viu, uma importante iniciativa no âmbito das tecnologias sociais é a capacidade de elas serem disseminadas. Entre as estratégias para que isso ocorra está o uso de “bibliotecas” virtuais (uma base de dados, que pode ser acessada por outras comunidades, na qual as tecnologias ficam disponíveis, com a possibilidade de serem adaptadas de acordo com a necessidade de cada grupo).
Uma das iniciativas mais conhecidas é a realizada pela Fundação Banco do Brasil (FBB). Assista ao vídeo Você sabe o que é tecnologia social?, que explica como funciona essa ideia:
De acordo com a concepção ampliada de saúde e com a determinação social da saúde apresentadas no curso (tema estudado no Módulo 1), muitos são os exemplos de tecnologias sociais que podem ser associadas à promoção da saúde. Vejamos algumas delas, reunidas na página da Fundação Banco do Brasil:
Conheça um pouco mais sobre a importância do desenvolvimento de tecnologias sociais no vídeo do professor e engenheiro Gustavo Machado.
Para consolidar o seu aprendizado sobre o que foi visto neste tema, comente cada uma das questões:
Lembre-se de seguir as orientações para execução e envio das atividades apresentadas no início do curso.