Módulo 4 – Tecnologias sociais para a promoção da vida

São inúmeros os conceitos de tecnologia social, entre as quais destacamos:

Conjunto de técnicas, metodologias transformadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, que representam soluções para inclusão social e melhoria das condições de vida. (ITS BRASIL, 2004).

[...] compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social. É um conceito que remete para uma proposta inovadora de desenvolvimento, considerando a participação coletiva no processo de organização, desenvolvimento e implementação. Está baseado na disseminação de soluções para problemas voltados a demandas de alimentação, educação, energia, habitação, renda, recursos hídricos, saúde, meio ambiente, dentre outras. (FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL, [20--]).

Nós, do OTSS, preferimos trabalhar com a seguinte ideia:

Considera-se tecnologia social todo produto, método, processo ou técnica criado para solucionar algum tipo de problema social, atendendo quesitos de simplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade (e reaplicabilidade) e impacto social comprovado. (SEIDL; CABRAL, 2004).

Um ponto importante dessa definição é que a tecnologia social é vista como uma solução com potencial de ser adotada e readaptada por diferentes localidades. Portanto, uma solução possível para problemas similares.

Nossa defesa é a de que esse recurso pode ser convertido em política pública, sem ficar restrito exclusivamente a ações pontuais, voluntárias e/ou individuais, e dialogar com ações que fazem parte das responsabilidades indelegáveis do Estado.

Foto com várias pessoas estão sentadas em cadeiras dispostas em semicírculo, numa sala grande, tendo ao centro, no chão, cestos, tambores e plantas.Foto com várias pessoas ligadas ao fórum de comunidades tradicionais estão sentadas, lado a lado, tendo ao fundo estandartes com fotos e cartazes pendurados, como um mural, e à frente objetos tradicionais produzidos pela comunidade, como cestos de vime.

Fonte: Fórum de Comunidades Tradicionais (2014).
Fotos: Eduardo Di Napolli/Comunicação OTSS.

Além disso, defendemos que são imprescindíveis: o diálogo entre os saberes populares e acadêmicos, a noção de que as dimensões humana e social devem estar em primeiro plano e a valorização do conhecimento existente na comunidade.

Assim, de acordo com o ponto de vista do OTSS, a tecnologia social tem de atender aos seguintes critérios:

Ser desenvolvida e/ou adaptada conjuntamente com os beneficiários finais

Ter alto potencial de reaplicação

Ser de baixo custo

Ter potencial de ser convertida em políticas públicas

Valorizar o conhecimento local

Vamos aprofundar um pouco mais o conceito sobre esses critérios. Assista ao vídeo proposto:

Vìdeo Critérios para Tecnologia Social

Como você viu, uma importante iniciativa no âmbito das tecnologias sociais é a capacidade de elas serem disseminadas. Entre as estratégias para que isso ocorra está o uso de “bibliotecas” virtuais (uma base de dados, que pode ser acessada por outras comunidades, na qual as tecnologias ficam disponíveis, com a possibilidade de serem adaptadas de acordo com a necessidade de cada grupo).

Uma das iniciativas mais conhecidas é a realizada pela Fundação Banco do Brasil (FBB). Assista ao vídeo Você sabe o que é tecnologia social?, que explica como funciona essa ideia:

Vídeo "Você sabe o que é tecnologia social?"

De acordo com a concepção ampliada de saúde e com a determinação social da saúde apresentadas no curso (tema estudado no Módulo 1), muitos são os exemplos de tecnologias sociais que podem ser associadas à promoção da saúde. Vejamos algumas delas, reunidas na página da Fundação Banco do Brasil:

Conheça um pouco mais sobre a importância do desenvolvimento de tecnologias sociais no vídeo do professor e engenheiro Gustavo Machado.

Vídeo Tecnologia Social

Atividade 1

Para consolidar o seu aprendizado sobre o que foi visto neste tema, comente cada uma das questões:

  • Observe a sua comunidade de atuação e descreva uma prática, um produto ou processo relacionado à saúde que poderia ser adaptado para outras comunidades (exemplo: técnica de cuidado de idosos; metodologia de cuidado de crianças na primeira infância; uso de plantas medicinais etc.).
  • Essa prática/produto/processo foi desenvolvido em conjunto pela comunidade? Que atores ou instituições estiveram envolvidos nessa ação?

Lembre-se de seguir as orientações para execução e envio das atividades apresentadas no início do curso.

  • Esta atividade irá subsidiar o item 4 do Pats, que é sobre viabilidade para esse processo (atores-chaves envolvidos, instituições, parcerias).
  • Você deverá enviar esta atividade ao final do tema “Tecnologias sociais de saneamento ecológico”, do Módulo 4, junto com as atividades 1, 2 e 3 propostas neste módulo.