Módulo 2 – Saúde na agenda de desenvolvimento sustentável

A água é vital para o bom funcionamento do corpo humano por sua participação em inúmeros processos fisiológicos. Interaja com o esquema a seguir, percorrendo os pontos assinalados, para conhecer um pouco mais sobre a relação da água com o nosso organismo.

Composição das lágrimas, fundamentais à manutenção do olho e, portanto, da visão.
Transporte de substâncias pelo corpo.
Regulação da temperatura por meio do suor.
Proteção mecânica do feto pelo líquido amniótico.
Eliminação de substâncias tóxicas por meio da urina.
Lubrificação e proteção das meninges e das articulações.
Principal componente das nossas células.
Solvente relacionado a quase todas as reações fisiológicas do nosso organismo.
60% a 80% do peso de um humano.
1 2 3 4 5 6 7 8 9

Fonte: Adaptado de Santos (2021).

Considere a importância que a água tem para o corpo humano e imagine um cenário em que ela fosse um elemento escasso na Terra.

Para além de consequências fisiológicas aos seres humanos, a temperatura do planeta aumentaria, plantações inteiras se perderiam por falta de irrigação, as florestas ficariam secas e sujeitas a queimadas e os animais sofreriam com a desidratação que, em um segundo momento, os levaria à morte.

Veja o vídeo Água, recurso finito, que nos ajuda a refletir sobre a importância da água na manutenção da vida na Terra.

Vídeo Água, recurso finito

A primeira coisa da qual precisamos nos conscientizar é que a água é um recurso escasso e finito.

A água é indispensável para todos os seres vivos, com papel fundamental também no desenvolvimento econômico, por fazer parte do processo da maioria das indústrias e ser insumo fundamental para a agricultura.

Segundo a ONU (AGÊNCIA ANSA, 2018), cerca de 5 bilhões de pessoas podem sofrer com a falta de água até 2050 .

Fotografia de menina bebendo água da torneira com as mãos.

Fonte: Fiocruz Imagens.
Foto: Peter Ilicciev (2005).

As crises hídricas vividas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, entre os anos de 2015 e 2017, evidenciaram o debate sobre a disputa existente no uso das fontes hídricas no país. Os reservatórios de água, principalmente os que abastecem a região metropolitana de São Paulo e o Distrito Federal, atingiram cotas abaixo dos níveis de segurança.

O debate sobre a disputa pelo uso de água fica mais evidente quando observamos que, no Brasil, o consumo per capita de água é de 187 litros por dia. Para a produção de um quilo de carne bovina ou de uma calça jeans são necessários, aproximadamente, 15 mil litros de água; para um quilo de milho, são necessários 900 litros de água (CAMARGO, 2021).

Infográfico A água que você não vê: Você consome sem perceber. Veja o quanto de água potável é necessário para produzir itens do seu cotidiano: 1 litro de cerveja: 5,5 litros de água. 1 kg de batata: 132,5 litros de água. 1 kg de banana: 499 litros de água. 1 litro de leite: 712,5 litros de água. 1 kg de arroz: 2.500 litros de água. 1 kg de carne de frango: 3700 litros de água. 1 kg de queijo: 5280 litros de água. 1 kg de carne de boi: 17100 litros de água. 1 kg de manteiga: 18 mil litros de água.

Fonte: Quantidade... (2015).

Para saber mais

Caso queira saber mais sobre a crise hídrica, indicamos:

Fotografia representativa de água: um rio

Fonte: Fiocruz Imagens.
Foto: Raul Santana (2008).

Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a agricultura e a pecuária são as atividades que mais consomem água, cerca de 70% do consumo mundial (WALLNERT, 2015).

Vejamos um pouco do que nos diz o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre essa questão:

O recurso natural água é um insumo indispensável para a realização das principais atividades econômicas do país. Por isso, a necessidade de considerar a gestão dos recursos hídricos uma prática indispensável ao alcance do tão preconizado desenvolvimento sustentável.

Embora o Brasil seja detentor de grandes reservas de água doce, abriga em seu território regiões hidrográficas com baixa disponibilidade hídrica e bacias que, mesmo contempladas por considerável disponibilidade de água, concentram demandas elevadas ou comprometimento qualitativo dos recursos hídricos, caracterizando graves quadros de escassez. (IPEA, 2010).

A água também é importante na matriz energética brasileira. Cerca de 12% de toda a energia consumida provêm de hidroelétricas. Quando olhamos apenas para a energia elétrica, cerca de 65,2% de toda a energia são provenientes de fontes hidroelétricas.

O primeiro gráfico de pizza representa a proporção de cada fonte energética da matriz energética brasileira geral: Nuclear 1,4%; Carvão 5,7%; Lixívia e outras renováveis 5,9%; Lenha e carvão vegetal 8%; Hidráulica 12%; Gás natural 13%; Derivados de cana 17%; Petróleo e derivados 36,4%; Outras não renováveis 0,6%. O segundo gráfico de pizza representa a proporção de cada fonte energética da matriz energética elétrica: Petróleo e derivados 2,5%; Nuclear 2,6%; Carvão 4,1%; Solar e eólica 6,9%; Biomassa 8,2%; Gás natural 10,5%; Hidráulica 65,2%.

Fonte: Empresa de Pesquisa energética ([20--)].

Por essas razões é tão importante discutir o acesso e a qualidade das águas no debate sobre a saúde. Especialmente para as comunidades tradicionais.

Um aspecto central nessa discussão é a disputa pelo uso da água por diferentes setores no Brasil.  Assista ao vídeo no qual Alexandre Pessoa, engenheiro sanitarista da Fiocruz, trata desse assunto:

Vídeo Disputa no uso de águas entre diferentes formas de uso no Brasil

Atividade 3

Neste módulo, procuramos demonstrar como a água é um fator fundamental para a saúde e o desenvolvimento. Você já pensou sobre as características do acesso à água no seu território de atuação e como elas afetam a saúde da população?

Esta atividade tem o objetivo de levá-lo a refletir sobre essas questões. Sendo assim, responda as seguintes perguntas:

  • Em sua comunidade/território de atuação, qual é a fonte preponderante de água para consumo humano e de que forma ela chega às pessoas?
  • Em caso de abastecimento por redes de água, ele é realizado por empresa pública, privada ou por concessão?
  • Como você avalia a qualidade da água que chega até a torneira e o serviço realizado?
  • Você identifica pessoas na sua comunidade que necessitam de mais água, mas não o fazem por conta do preço?

Lembre-se de seguir as orientações para execução e envio das atividades apresentadas no início do curso.

  • Esta atividade irá subsidiar o item 2 do Pats, referente à seleção de uma tecnologia social e uma breve apresentação de como ela poderia solucionar problemas concretos no território.
  • Agora que chegamos ao final do Módulo 2, você deverá enviar esta e as demais atividades propostas.

Acesse o AVA para enviar as atividades 1, 2 e 3 deste módulo.