Produtos - Tabaco: muito além do que você imagina

Afinal, o que é o tabaco?

Você sabia que...
  • A palavra "tabaco", possivelmente, vem do nome da ilha de Tobago ou da região de Tabasco, no México, alguns dos lugares onde a planta foi primeiramente encontrada?
  • Desde o século XVI já existiam evidências de que o tabaco causava danos à saúde.
  • As formas de consumo mais conhecidas são: a fumada (ex.: cigarros e charutos), mascada (ex.: fumo para mascar), inalada (ex.: rapé) e a oral (tabaco úmido ou em pasta, por exemlo: snus).
  • A palavra "cigarro", possivelmente, deriva da palavra maia que nomeava o objeto "sikar", que significa "fumar".
  • O tabaco tem sido utilizado pela humanidade por pelo menos mil anos, podendo, contudo, seu cultivo e uso, possivelmente, remontarem a origem da própria agricultura nas Américas.
  • Nas Américas, a planta era cultivada pelos indígenas. Uma das hipóteses é de que ela teria surgido nos vales orientais dos Andes Bolivianos, chegando ao território brasileiro por meio das migrações indígenas.

O fumo ou o tabaco é um produto agrícola feito a partir do processamento das folhas das plantas do gênero nicotiana, pertencente à família das solanáceas. Esse gênero possui mais de 100 espécies, sendo a Nicotiana tabacum a mais utilizada na elaboração de produtos derivados do tabaco.

Mas quais são os riscos sobre o consumo do tabaco? Clique nas imagens para saber um pouco mais.

Bloco anterior:
Produtos
Próximo bloco:
Tecnologia no beneficiamento do tabaco