Assista ao vídeo de apresentação do curso para entender um pouco mais sobre o contexto em que ele foi elaborado.
O objetivo geral do curso é formar conselheiros municipais de saúde que possam colaborar no exercício do controle social para a defesa de serviços de saúde de qualidade e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Este curso foi concebido para promover a formação e a qualificação dos conselheiros municipais de saúde. A ideia é contribuir para que você tenha elementos que possibilitem um olhar crítico sobre sua prática e conheça algumas ferramentas para otimizar seu dia a dia de trabalho.
Para colaborar na construção desse olhar crítico e propositivo, a proposta pedagógica tem como base os seguintes princípios:
Troca de conhecimentos e experiências entre os conselheiros sobre conceitos, políticas e ferramentas de gestão.
Rompimento com a transmissão vertical de conhecimentos.
Promoção de diálogo entre os sujeitos.
Integração entre as práticas profissionais, a atuação nos territórios e o conhecimento sistematizado.
Esses princípios norteiam as escolhas teóricas e metodológicas que conformam a estrutura e a dinâmica do processo de ensino e aprendizagem, que você conhecerá a seguir.
O conteúdo do material didático digital que você irá acessar foi organizado em duas unidades de aprendizagem, divididas em dois módulos cada, reunindo um conjunto sistematizado de conhecimentos interdisciplinares com os quais você irá interagir. Esperamos que ao longo desta trajetória de estudo você exercite a capacidade de análise e crítica, para potencializar sua atuação nos conselhos municipais de saúde.
Essas unidades e módulos serão desenvolvidos a distância, ao longo de aproximadamente quatro meses, com encontros síncronos – denominados web encontros – e interação pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Para orientar seu processo educativo, foi elaborado um material didático digital, que reúne textos, vídeos, áudios, sites e outros recursos relacionados ao tema.
Clique na aba a seguir para conhecer os autores do conteúdo do seu material didático digital.
Professora e pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (DASP/ENSP), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Doutora em saúde pública pela ENSP/Fiocruz, com estágio de doutorado na Escuela Nacional de Sanidad/Instituto de Salud Carlos III (ENS/ISCIII), em Madri (Espanha), com apoio da CapesGra/PDSE. Mestre em saúde pública com concentração em Planejamento e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela ENSP/Fiocruz. Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG)
Professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ/UCAM). Pesquisadora do Centro de Estudos, Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde (CEPI-DSS/VPAAPS/ Fiocruz). Doutora em ciências sociais pela Universidade de Campinas (Unicamp). Fez o pós-doutorado no Centro Núcleo Milenio Autoridad y Asimetrías de Poder, ligado à Universidade de Santiago de Chile (USACH) e Universidade Diego Portales (UDP). Professora colaboradora do Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Mestrado em Ciência Política da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Graduado em psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em psicologia e práticas socioculturais também pela Uerj e doutor em antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)/Museu Nacional. Assessor da Vice-Direção de Pesquisa e Inovação da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Pesquisador do Centro de Estudos, Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde, da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz (CEPI-DSS/VPAAPS/Fiocruz) e coordenador-executivo da Iniciativa Brasil Saúde Amanhã – Prospecção Estratégica do Sistema de Saúde Brasileiro, vinculada à Coordenação da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030.
Graduada em odontologia pela Universidade Vale do Rio Doce (Univale). Especialista em endodontia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre e doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz).
Atuou como orientadora de aprendizagem dos cursos de especialização em Gestão em Saúde e Gestão de Redes de Atenção à Saúde, na modalidade a distância, no período de 2010 a 2017. Participou como supervisora da avaliação externa do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), no Espírito Santo, no ciclo 1 (2012), e como coordenadora, no ciclo 2 (2013-2014). Atua nas áreas de atenção primária à saúde, gestão em saúde e planejamento em saúde. Trabalha dando apoio institucional aos municípios da região metropolitana do Espírito Santo, por meio do programa Qualifica APS, do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi). É tutora do Curso Gestão em Saúde, da Fiocruz.
Você pode organizar o horário de estudo de acordo com sua disponibilidade, respeitando o prazo estipulado para cada módulo. O(a) tutor(a)-docente irá auxiliar na familiarização com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), realizar a mediação pedagógica com conteúdos didáticos e atividades e fará a avaliação do seu desempenho ao longo de toda a trajetória.
Conheça um pouco mais sobre a dinâmica de desenvolvimento do curso.
Iniciaremos com um web encontro, ocasião em que você irá conhecer a proposta e o cronograma do curso, entender melhor o tema e como se dará a dinâmica ao longo dos quatro meses em que estaremos juntos.
Teremos também uma semana de ambientação, ao longo da qual você poderá navegar pelo AVA, experimentar algumas ferramentas e se familiarizar com esse espaço no qual o curso está organizado.
Além disso, será o momento para você conhecer e se apresentar aos demais colegas de turma e ao(à) tutor(a)-docente, que o acompanharão nessa jornada.
Depois do 1º web encontro, a interação entre você, os colegas de turma e o(a) tutor(a)-docente será realizada pelo AVA.
Lá, você terá acesso a conteúdos multimídia e a atividades que visam provocar reflexões, criando uma conexão entre os temas abordados e o contexto das atividades que você desenvolve no SUS e/ou nos seus outros locais de atuação profissional.
Você também terá acesso a um cronograma detalhado, que irá orientar sobre os prazos de realização das atividades, bem como sobre as datas dos web encontros planejados ao longo do curso.
Fique atento ao cronograma para que você possa se organizar e realizar as atividades, incluindo a participação nos encontros síncronos.
As atividades propostas durante o curso têm a intenção de provocá-lo a agir sobre o seu contexto local de atuação. A ideia é que, a partir do aporte teórico, você consiga perceber, no seu dia a dia, a importância da participação social e o uso das ferramentas de organização e gestão do SUS.
Cada atividade tem um formato diferente. Ora você compartilhará reflexões e produções de diferentes maneiras, ora participará de algum debate em um web encontro ou entregará arquivo por meio do AVA. Há momentos de produção individual, em que você será convocado ao planejamento, à realização e à análise avaliativa de uma ação; haverá, também, momentos de discussão coletiva.
Neste curso, a avaliação é prioritariamente formativa, com foco no processo de construção do conhecimento e no desenvolvimento das capacidades necessárias à atuação profissional, buscando sempre valorizar as vivências pessoais e profissionais do aluno. Vejamos alguns aspectos relevantes do processo de avaliação:
As atividades propostas são consideradas chaves para acompanhar o seu desenvolvimento. São momentos reflexivos, de confronto de ideias, saberes e embates sobre determinadas questões, que possibilitam evidenciar a riqueza inerente à produção social do conhecimento.
Seu desempenho nas atividades receberá comentários do(a) tutor(a)-docente, registrados no AVA. Não será atribuída nota/conceito para cada atividade em particular, mas sim, uma nota ao final de cada UA referente ao conjunto das produções desenvolvidas em cada uma delas, de modo a abarcar o seu processo formativo.
Para analisar seu desempenho nas atividades, e no curso em sua totalidade, serão observados os seguintes aspectos:
A sua nota final do curso (0,0 a 10,0), lançada pelo(a) tutor(a)-docente, será convertida automaticamente em conceito – A, B, C ou D –, obedecendo à equivalência estabelecida no Regulamento de Ensino da ENSP (ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA, 2016), apresentada a seguir.
De acordo com as normas acadêmicas, para obter o certificado de conclusão de curso você deverá alcançar, no mínimo, nota seis em seu desempenho.
Separada da prática, a teoria é puro verbalismo inoperante; desvinculada da teoria, a prática é ativismo cego. Por isto mesmo é que não há práxis autêntica fora da unidade dialética ação-reflexão, prática-teoria.
Da mesma forma, não há contexto teórico ‘verdadeiro’ a não ser em unidade dialética com o contexto concreto.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA. Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e de Qualificação Profissional [...]. Rio de Janeiro: Fiocruz/ENSP, 2016. Disponível em: http://informe.ensp.fiocruz.br/assets/anexos/3235d9c9c01cedb76937622696b9ad5e9aeddbdb.PDF. Acesso em: 19 jul. 2023.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade: e outros escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1981.
Presidente
Mario Moreira
Diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – ENSP
Marco Antonio Carneiro Menezes
Vice-Diretora de Ensino – VDE/ENSP
Enirtes Caetano Prates Melo
Coordenador de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância – CDEAD/ENSP
Mauricio De Seta
Coordenadores
Rosa Maria Pinheiro Souza
Moacyr Torres Junior
Assessores na criação e desenvolvimento de processos educativos e materiais didáticos
Ana Paula Abreu-Fialho
Bárbara Silva Evangelista
Assessores na formação docente
Nízia Maria Ponte
Priscila Talita Oliveira
Desenho instrucional
Ana Paula Abreu-Fialho
Revisão de texto/copidesque
Simone Teles
Revisão de referências/normalização
Maria Auxiliadora Nogueira
Revisão editorial
Andréia Amaral
Identidade visual, projeto gráfico e desenvolvimento
Jaime Vieira
Material elaborado de acordo com a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fiocruz. Os textos desta obra podem ser copiados e compartilhados, desde que não sejam utilizados para fins comerciais, seja citada a fonte e atribuídos os devidos créditos.
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.Informações sobre o curso: Qualificação Profissional para Conselheiros
Municipais de Saúde / Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – Rio de Janeiro, RJ: Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, ENSP, Fiocruz, 2023.
21.700 kb : il. color.
ISBN: 978-85-8432-108-7
Inclui Bibliografia.
Site: https://set23-conselheiros-municipais-de-saude.webflow.io/informacoes-sobre-o-curso/informacoes-sobre-o-curso#creditos
1. Conselhos de Planejamento em Saúde. 2. Capacitação Profissional. 3. Saúde Pública. 4. Sistema Único de Saúde. 5. Conselheiros. 6. Política Pública. 7. Educação a Distância. 8. Aprendizagem. I. Título.
Como referenciar esta obra, segundo a ABNT:
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA. Informações sobre o curso: Qualificação Profissional para Conselheiros Municipais de Saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz/CDEAD/ENSP, 2023. 1 recurso eletrônico. Material didático digital do Qualificação Profissional para Conselheiros Municipais de Saúde
2023
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