UAIII - Plano-ação: integrando saúde e TDIC na escola
Atividade 2
Atividade 2
Construindo o plano de ação
A construção de um plano de ação para a integração de TDIC no ensino é uma atividade importante, na medida em que possibilita organizar recursos, estratégias e dinâmica, projetando necessidades e contribuindo para que o professor reflita sobre as potencialidades destas tecnologias para a melhoria da qualidade do ensino e para a formação integral dos alunos.
Em nosso curso, este plano permitirá que vocês, professores, analisem suas práticas pedagógicas, identificando as oportunidades que os currículos oferecem para integrar a temática saúde e as TDIC para promover mudanças necessárias no ensino.
1
2
Roteiro “Plano de ação” preenchido e enviado pela ferramenta Envio de atividades do AVA.
Versão 6 do portfólio (envio de atividade no AVA).
Melhoria da qualidade do ensino e da formação dos alunos é uma frase muito repetida tanto nos órgãos educacionais, como também na mídia, com várias interpretações e múltiplos sentidos.
Para que nosso trabalho compartilhe um conceito comum, propomos um entendimento sobre “melhoria da qualidade do ensino e da formação dos alunos” que contemple junto ou independentemente os objetivos abaixo.
Clique nos ícones para conhecê-los.
Superar problemas e dificuldades específicos de aprendizagem dos alunos, por conta da natureza do conhecimento e das estratégias de aprendizagem.
Abrir oportunidades para novas configurações nas relações pedagógicas, por meio de mudanças nos papéis dos alunos e dos professores, adotando estratégias ativas, centradas nos alunos e na aprendizagem colaborativa.
Articular ao ensino dos conteúdos disciplinares dimensões afetivas, sociais e culturais, de maneira a priorizar uma formação voltada para a cidadania.
Integrar disciplinas, ampliando possibilidades para que o alunos construam sua própria compreensão sobre a complexidade dos fenômenos e das relações no mundo em que vivemos e em nossa sociedade.
A
B
C
D
Desenvolver um plano de ação para o uso de TDIC tendo como eixo central todos esses elementos para a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem e a temática da saúde como foco é o desafio desta atividade.
Com base na experiência em suas práticas pedagógicas, nossa proposta é que vocês desenvolvam as ações a seguir.
Clique nos ícones para conhecer as ações.
Nesse registro, contemple as questões apontadas a seguir, além de outras que julgar pertinentes:
Identificar oportunidades de integrar a temática da saúde e as TDIC em suas práticas pedagógicas, selecionando pelo menos uma situação para consolidar o plano de ação a ser desenvolvido. Lembre-se de que deverá implementar e avaliar a atividade planejada no próximo mês.
Estruturar a atividade pensando em todos os elementos necessários: objetivos, estratégias pedagógicas, recursos tecnológicos, dinâmica, forma de mediação, forma de avaliação, dentre outros aspectos que considerar relevantes.
1
2
3
Pesquisar experiências e recursos disponibilizados ao longo do curso ou em outros locais da rede para identificar materiais já existentes que possam ser utilizados ou adaptados (exemplos do uso pedagógico das TDIC podem ser acessados na nossa Biblioteca virtual. Ou, então, indicar a necessidade de desenvolvimento de novos materiais.
Utilize o modelo do roteiro “Plano de ação”. Após desenvolver o roteiro, refletindo sobre todos os elementos indicados, envie-o para seu tutor. A partir dos comentários do tutor, finalize seu plano de ação e registre suas reflexões sobre o processo de construção do plano em seu portfólio.