Atividade 2

Construindo o plano de ação

A construção de um plano de ação para a integração de TDIC no ensino é uma atividade importante, na medida em que possibilita organizar recursos, estratégias e dinâmica, projetando necessidades e contribuindo para que o professor reflita sobre as potencialidades destas tecnologias para a melhoria da qualidade do ensino e para a formação integral dos alunos.

 

Em nosso curso, este plano permitirá que vocês, professores, analisem suas práticas pedagógicas, identificando as oportunidades que os currículos oferecem para integrar a temática saúde e as TDIC para promover mudanças necessárias no ensino.

Produtos

1

2

Roteiro “Plano de ação” preenchido e enviado pela ferramenta Envio de atividades do AVA.

Versão 6 do portfólio (envio de atividade no AVA).

Prazo

2 semanas

Melhoria da qualidade do ensino e da formação dos alunos é uma frase muito repetida tanto nos órgãos educacionais, como também na mídia, com várias interpretações e múltiplos sentidos.

 

Para que nosso trabalho compartilhe um conceito comum, propomos um entendimento sobre “melhoria da qualidade do ensino e da formação dos alunos” que contemple junto ou independentemente os objetivos abaixo.

 

Clique nos ícones para conhecê-los.

Desenvolver um plano de ação para o uso de TDIC tendo como eixo central todos esses elementos para a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem e a temática da saúde como foco é o desafio desta atividade.

 

Com base na experiência em suas práticas pedagógicas, nossa proposta é que vocês desenvolvam as ações a seguir.

 

Clique nos ícones para conhecer as ações.

Utilize o modelo do roteiro “Plano de ação”. Após desenvolver o roteiro, refletindo sobre todos os elementos indicados, envie-o para seu tutor. A partir dos comentários do tutor, finalize seu plano de ação e registre suas reflexões sobre o processo de construção do plano em seu portfólio.

 

Nesse registro, contemple as questões apontadas a seguir, além de outras que julgar pertinentes:

 

  • O que aprendi sobre planejamento educativo? Como meus conhecimentos anteriores me apoiaram neste aprendizado? Minha visão/concepção de planejamento mudou, por quê
  • Como foi a interação com tutor e colegas de turma? O que aprendi com eles? E de que maneira pude contribuir com o aprendizado deles também?
  • Que caminhos percorri para estudar, refletir e realizar as atividades “Planejar é preciso” e “Plano de ação”?
  • Quais foram minhas principais dificuldades e dúvidas no momento de elaborar o roteiro de planejamento? Que estratégias tracei para superar estes desafios?
  • Como estou me preparando para as próximas atividades do curso?

 

UAIII - Plano-ação: integrando saúde e TDIC na escola

Atividade 1

UAIV - Estruturando um caminho para a ação

MC 4

Utilize o modelo do roteiro “Plano de ação”. Após desenvolver o roteiro, refletindo sobre todos os elementos indicados, envie-o para seu tutor. A partir dos comentários do tutor, finalize seu plano de ação e registre suas reflexões sobre o processo de construção do plano em seu portfólio.