Contexto

  • Nível de ensino: especialização lato sensu
  • Carga horária: 444 horas, sendo previstas 328 horas de atividades a distância e 32 horas de atividades presenciais (2 encontros de 16 horas cada). Além disso, será destinada a carga horária de 84 horas à elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC)
  • Duração máxima prevista: 12 meses
  • Dedicação necessária do estudante ao curso: aproximadamente 7 horas de estudo semanais
  • A quem se destina: profissionais com nível superior que atuem, preferencialmente, como professores, técnicos, conselheiros e gestores da educação básica pública

Assista ao vídeo da professora doutora Luisa Regina Pessôa, uma das coordenadoras do curso.

Objetivos

Especializar professores, técnicos, conselheiros e gestores da educação pública, qualificando-os para a formulação de projetos de investimentos no âmbito da educação. A ideia é capacitá-los para que enfrentem problemas pedagógicos, administrativos e/ou técnicos envolvendo a análise situacional, a de riscos e a estruturação de um plano operativo que englobe a necessidade de recursos, as estratégias para a implantação de ações e os resultados esperados, assim como seus respectivos indicadores de avaliação, de modo que os investimentos sejam sustentáveis.

Objetivos específicos

  • Melhorar a gestão dos projetos de investimentos em processos de trabalho educacionais, por meio da incorporação efetiva das ferramentas de planejamento, com base no diagnóstico situacional, levantamento de necessidades de investimentos, na análise de risco, elaboração de projetos pedagógicos integrados, construção de viabilidade para a execução e posterior operacionalização, no controle e na avaliação de viabilidade dos projetos propostos.
  • Oferecer novos instrumentos para os(as) professores atuarem nos diferentes problemas de sua prática, possibilitando diferenciar as diversas naturezas e as relações que têm com os investimentos. A ideia é conseguir superar esses problemas, tendo como princípio o envolvimento dos(as) alunos(as), colegas e de todo o seu contexto socioeducacional.
  • Melhorar a cooperação com as diferentes instâncias gestoras, comunitárias e familiares, quanto à solução de problemas, elaboração de projetos pedagógicos integrais e ao levantamento de necessidades de investimentos.
  • Instrumentalizar professores para captação de recursos.
  • Estimular a estruturação de núcleos de projetos.
  • Fomentar processos de educação continuada, no que tange ao tema “Investimentos”, para fortalecer possíveis núcleos de projetos.
  • Estimular a iniciativa de organização de uma carteira de projetos integradores e sinérgicos.

Proposta pedagógica

A proposta pedagógica do curso fundamenta-se no reconhecimento do(a) aluno(a) como agente ativo de seu próprio conhecimento. Sendo assim, o processo educativo está calcado na valorização das experiências e vivências dos(as) alunos(as)-profissionais, de forma a propiciar a mobilização de saberes e a reconstrução do conhecimento existente em termos individuais e coletivos.​

Nessa perspectiva, o curso privilegia o pensamento autônomo e a visão crítica – desde a concepção até o planejamento das atividades pedagógicas –, ao mesmo tempo que enfatiza o domínio técnico, com o objetivo de resolver problemas encontrados na realidade do(a) aluno(a).​

Trata-se de um processo de formação que tem como base a realidade de trabalho do profissional, de modo que o processo pedagógico estimule o exercício crítico-reflexivo das práticas no âmbito da educação básica, bem como do contexto em que estão inseridas.

Troca de conhecimentos e experiências aplicáveis à área de gestão estratégica de investimentos na​ administração pública, com​ ênfase na educação básica
Promoção de diálogo entre os sujeitos
Rompimento com a transmissão vertical de conhecimentos
Integração entre práticas profissionais e conhecimento sistematizado
Além do desenvolvimento das competências específicas, a autonomia é uma competência transversal que, necessariamente, deverá ser desenvolvida e que dependerá também da motivação, do comprometimento e do esforço do(a) aluno(a).

Estrutura e dinâmica

Para subsidiar o alcance dos objetivos, organizamos os conteúdos pedagógicos em quatro temas centrais articulados entre si, que constituem as unidades de aprendizagem do curso. A Unidade de Aprendizagem Transversal Metodologia Científica perpassa todos esse conteúdos. O curso terá seis encontros pedagógicos, sendo quatro remotos e dois presenciais.  ​

As unidades de aprendizagem estão estruturadas em módulos construídos com base na conexão entre conteúdo, estratégias pedagógicas e recursos gráficos, bem como as atividades propostas que visam à articulação da teoria com a realidade dos estudantes. Essa estrutura foi pensada especialmente para propiciar um ambiente de aprendizagem motivador.

Conheça a matriz curricular do curso
Unidades de Aprendizagem Objetivos Módulos

UA 1 – Contextualizando

Carga horária: 60h

Habilitar os egressos para perceber e compreender como têm ocorrido os projetos de investimentos em educação no Brasil e, também pontualmente, nas suas próprias instituições de trabalho.

Proporcionar, ainda, uma visão geral e abrangente das políticas de investimentos do Ministério da Educação, considerando uma trajetória histórica, através de linha do tempo. Desse modo, o aluno-equipe será levado a ter uma consciência temporal dos assuntos discutidos.

Módulo 1 – Resgate histórico dos investimentos em Educação

Módulo 2 – Panorama das instituições e dos investimentos na atualidade: outras leis, fundos e investimentos para a Educação

Módulo 3 – Investimentos na atualidade

UA 2 – Planejando

Carga horária: 120h

Oferecer instrumentos aos participantes para a utilização de ferramentas de planejamento que contribuam para o diagnóstico situacional, a análise de risco, o projeto pedagógico integral (PPI), a construção de viabilidade e o plano operativo.

Módulo 4 – Introdução ao planejamento

Módulo 5 – Exemplificando o planejamento em um problema pedagógico

Módulo 6 – Passo a passo para o planejamento

UA 3 – Avaliando

Carga horária: 90h

Estimular o desenvolvimento de uma proposta de avaliação considerando o caso real selecionado pela equipe de alunos, com base no processo de planejamento do PPI, visando a seleção e/ou a construção de indicadores e os respectivos instrumentos de monitoramento.

Módulo 7 – Avaliação: conceitos, modalidades e indicadores

Módulo 8 – Momentos da avaliação: a ponte entre o planejamento e a avaliação

UA 4 – Gerenciando e executando

Carga horária: 90h

Compreender as distinções (conceituais e práticas) e as correlações entre a gestão estratégica, o PPI e as respectivas intervenções.

Desenvolver instrumento de gerenciamento das intervenções e de monitoramento do PPI.

Estabelecer a correlação dos instrumentos e da dinâmica de gerenciamento das intervenções com a prestação de contas.

Operar com o conceito “caixa de ferramentas”.

Compor um conjunto próprio de instrumentos ou identificar “ferramentas” de gerenciamento do PPI e suas respectivas intervenções.

Módulo 9 – O controle gerencial do projeto de intervenção: escopo, custo e prazo

Módulo 10 – Caixa de ferramentas

UAT – Metodologia científica

Carga horária: 84h (Incluindo tempo dedicado ao TCC)

Promover a compreensão de conceitos e domínios orientadores e operativos para a elaboração de estudos científicos.

Instrumentalizar os participantes para a elaboração do TCC com ênfase em projetos de intervenção na área da educação.

MC 1 – Iniciação à metodologia científica

MC 2 – Produção do conhecimento: pesquisa-ação

MC 3 – Concluindo o projeto de intervenção

Uma das estratégias pedagógicas utilizadas no material é a apresentação do caso Pedro, elaborado a partir de um caso real e organizado em cenas que vão se desenvolvendo ao longo do curso, apresentadas no início de cada unidade de aprendizagem. A dinâmica pedagógica proposta consiste na reflexão sobre situações apresentadas no caso, de modo a trazer para o debate as diferentes visões e experiências dos alunos sobre o tema da unidade de aprendizagem em questão. Com essa exploração prévia, busca-se levantar os
pontos fundamentais que estimulem os estudantes a avançar no estudo da temática, tendo o texto da unidade de aprendizagem como eixo norteador do processo pedagógico.

Trabalho de conclusão de curso (TCC) 

Considerando a relação teoria-prática favorecida por toda a abordagem conceitual deste curso, o TCC será estruturado na forma de um projeto de intervenção. Tal projeto é assumido como um espaço estratégico no curso, pois é com base nele que são especialmente materializáveis os chamados “objetivos de ação” (objetivos de fazer acontecer em relação a uma determinada realidade). ​

O curso foi previsto de forma que as diferentes partes do TCC fossem construídas ao longo de seu desenvolvimento. O importante é que você possa acompanhar as atividades e aproveitá-las para a sistematização do projeto, utilizando o canal de diálogo com o(a) tutor(a)-docente, a fim de dirimir dúvidas.

O curso tem início com o 1º Encontro Pedagógico, que ocorrerá de forma remota e tem como objetivo apresentar a dinâmica de funcionamento, a proposta pedagógica, os meios de comunicação e interação entre os(as) participantes e dar treinamento para o uso do ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Nesse encontro também iremos pactuar o processo de trabalho entre os(as) alunos(as) e tutores(as)-docentes.

Ao longo do curso a interação entre tutor(a)-docente, você e os(as) outros(as) alunos(as) será desenvolvida a distância, por meio do AVA e das ferramentas de comunicação. Você terá acesso às unidades de aprendizagem, ao Caso Pedro e às atividades propostas, que visam ampliar seu olhar crítico por meio da relação teoria e prática.​

De forma transversal às unidades de aprendizagem desenvolve-se a metodologia científica, que desde o início do curso orienta a produção do plano de intervenção de forma progressiva. ​

O 2º Encontro Pedagógico será presencial e acontecerá no início da Unidade 2, possibilitando intercâmbio de experiências e o início do desenvolvimento do projeto de intervenção. Os 3º e 4º encontros serão remotos e ocorrerão em meados e no final desta unidade, respectivamente. Já o 5º Encontro Pedagógico, também remoto, ocorrerá ao final da Unidade 3 e será uma oportunidade de troca de experiências em relação aos indicadores e metas de avaliação.​

Ao final da Unidade de Aprendizagem Transversal Metodologia Científica, você terá um prazo para finalizar o seu Plano de Intervenção e enviá-lo para a apreciação do(a) seu(sua) tutor(a)-docente. ​

O curso finaliza com o 6º Encontro Pedagógico (presencial), para a realização da defesa do TCC. Após a defesa, você deverá incorporar as sugestões que porventura forem indicadas pela banca e enviar a versão final do seu trabalho para o(a) seu(sua) tutor(a)-docente. Após a data de encerramento do curso, o ambiente virtual de aprendizagem ainda estará acessível por uma semana.

Avaliação

Neste curso, a avaliação é prioritariamente formativa, com foco no processo de construção do conhecimento e no desenvolvimento das capacidades necessárias à atuação profissional, buscando sempre valorizar as vivências pessoais e profissionais do(a) aluno(a). Vejamos alguns aspectos relevantes à sua avaliação.

As atividades propostas, que são chaves para o seu desenvolvimento no curso, proporcionam momentos de percepção sobre seus progressos, confronto de ideias e construção de saberes, evidenciando a riqueza inerente à produção social do conhecimento. As atividades de interação ou de envio para o(a) tutor(a)-docente serão consideradas para a avaliação do seu desempenho no curso.
Seu desempenho nas atividades receberá comentários do(a) tutor(a)-docente, registrados no AVA. Não será atribuída uma nota/conceito para cada atividade em particular, mas, sim, uma nota final, referente ao conjunto de produções desenvolvidas ao longo de cada unidade de aprendizagem, de modo a abarcar o processo formativo do aluno, no todo.
Para analisar seu desempenho nas atividades, e no curso em sua totalidade, serão observados os seguintes aspectos:
  • coerência e capacidade de argumentação na discussão das questões relacionadas ao conteúdo do curso;
  • reflexão sobre experiências e práticas, articulando-as à base teórica apresentada, para ampliar a compreensão sobre o seu contexto de trabalho (fundamentação teórica e análise crítica da realidade);
  • comprometimento com a execução do cronograma do curso, uma forma de expressar a corresponsabilidade e pactuação coletiva.

A sua nota final do curso (0,0 a 10,0), lançada pelo(a) tutor(a)-docente, será convertida automaticamente em conceitos – A, B, C ou D –, obedecendo à equivalência estabelecida no Regulamento de Ensino da ENSP (ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA, 2016), apresentada a seguir.

Notas Conceitos

10,0 a 9,0

A (excelente)

8,9 a 7,5

B (bom)

7,4 a 6,0

C (regular)

5,9 a 0

D (insuficiente)

O(a) aluno(a) deste curso só dará continuidade aos estudos em uma próxima unidade de aprendizagem se a nota/conceito atribuído à unidade anterior for de, no mínimo, 6,0 (regular). Somente apresentará o TCC o(a) aluno(a) que tiver concluído todas as unidades de aprendizagem e obtido, no mínimo, nota 6,0 (regular) nas unidades e na avaliação do segundo encontro presencial.
Cálculo da nota/conceito final de curso

A sua nota/conceito final será calculada com base nas notas/conceitos obtidos por você ao longo do curso, em cada uma das unidades de aprendizagem, cujas notas/conceitos expressam seu desempenho nas atividades de avaliação a distância.

Observe como será calculada a sua nota final no curso:

Nota final =
UA1 + UA2 + UA3 + UA4 + UAT MC
5

Onde:​
UA – Nota da unidade de aprendizagem​
UAT MC – Nota da Unidade de Aprendizagem Transversal Metodologia Científica

No sexto encontro pedagógico (remoto) você apresentará o seu trabalho de conclusão do curso (TCC), que também receberá uma nota de zero a dez (0,0 a 10,0), a ser lançada no AVA.

Os critérios de avaliação da apresentação do TCC a serem utilizados pela banca são os seguintes:

Conforme apresentado nas normas acadêmicas, para obter o certificado de conclusão de curso você terá de alcançar, no mínimo, nota seis (conceito C) em cada uma das unidades do curso e no TCC. Além disso, precisará cumprir o prazo máximo de finalização das UA e do TCC, a contar da data de início do curso.

A teoria sem a prática vira “verbalismo”, assim como a prática sem teoria vira ativismo. No entanto, quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade.
Paulo Freire (2003).​

Referências

DESLANDES, Suely Ferreira. Notas para elaboração de projetos de investigação científica e projetos de intervenção. In: LEITÃO, Cleide Figueiredo; SANTOS, Henriette (org.). Curso de impactos da violência na saúde: caderno do aluno: orientações para o curso de especialização. Rio de Janeiro: Coordenação de Educação a Distância/ ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA, 2012. p. 80-104. ​

ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA. Regulamento dos cursos de pós-graduação lato sensu e de qualificação profissional da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz/ENSP, 2016.​ Disponível em: http://informe.ensp.fiocruz.br/assets/anexos/3235d9c9c01cedb76937622696b9ad5e9aeddbdb.PDF. Acesso em: 27 mar. 2022.​

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo. Ed. Paz e Terra, 2003.

Créditos

Ministério da Saúde
Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz

Presidente

Mario Santos Moreira

Diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – ENSP

Marco Antonio Carneiro Menezes

Vice-Diretora de Ensino – VDE/ENSP

Enirtes Caetano Prates Melo

Coordenador de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância – CDEAD/ENSP

Mauricio De Seta

Coordenadoras da Universidade Aberta do Brasil na Fiocruz – UAB/CDEAD/ENSP

Ana Paula Abreu-Fialho

Henriette dos Santos

Ministério da Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes

Diretoria de Educação a Distância – DED

Universidade Aberta do Brasil – UAB

Curso Gestão Estratégica de Investimentos na Educação Básica

Coordenadoras

Luisa Regina Pessôa

Magna Leite 

 

Assessores pedagógicos na criação e desenvolvimento de processos educativos e materiais didáticos

Henriette dos Santos

Paula Celestino de Almeida

 

Assessoras pedagógicas na formação docente

Maria Angélica Costa

Nízia Maria Ponte

Priscila Talita Oliveira

Produção do material didático digital

Leitura metodológica

Paula Celestino de Almeida

Sheila Torres Nunes

Revisão de texto e normalização

Maria Auxiliadora Nogueira

Simone Teles

 

Revisão editorial

Andréia Amaral

Identidade visual, projeto gráfico e desenvolvimento

Rejane Megale Figueiredo

Adaptação das ilustrações

Daniel Silva

Material elaborado de acordo com a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fiocruz. O conteúdo desta publicação pode ser copiado e compartilhado, desde que não seja utilizado para fins comerciais, seja citada a fonte e atribuídos os devidos créditos.

Catalogação na fonte
Fundação Oswaldo Cruz
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde
Biblioteca de Saúde Pública
E74i

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância. Curso Gestão Estratégica de Investimentos na Educação Básica / Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância. ─ Rio de Janeiro, RJ : Fiocruz/ENSP/CDEAD, 2023.
2.270 kb : il. color.

ISBN:
Inclui Bibliografia
Site:

CDD - 23.ed. – 362.74

Como referenciar a obra segundo a ABNT:
FRANCO, C.; PESSÔA, L; SANTOS, E.; FRANCO, T. TIBÃES, V. Informações sobre o curso: Gestão Estratégica de Investimentos na Educação Básica. Rio de Janeiro: ENSP/CDEAD, 2023. 1 recurso eletrônico. Material didático digital do Curso Gestão Estratégica de Investimentos na Educação Básica.

2023

Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – CDEAD/ENSP

Rua Leopoldo Bulhões, 1480 – Prédio Professor Joaquim Alberto Cardoso de Melo

Manguinhos – Rio de Janeiro – RJ

CEP.: 21041-210                                                                      

http://www.ead.fiocruz.br