Assista ao vídeo da professora doutora Luisa Regina Pessôa, uma das coordenadoras do curso.
Especializar professores, técnicos, conselheiros e gestores da educação pública, qualificando-os para a formulação de projetos de investimentos no âmbito da educação. A ideia é capacitá-los para que enfrentem problemas pedagógicos, administrativos e/ou técnicos envolvendo a análise situacional, a de riscos e a estruturação de um plano operativo que englobe a necessidade de recursos, as estratégias para a implantação de ações e os resultados esperados, assim como seus respectivos indicadores de avaliação, de modo que os investimentos sejam sustentáveis.
Objetivos específicos
A proposta pedagógica do curso fundamenta-se no reconhecimento do(a) aluno(a) como agente ativo de seu próprio conhecimento. Sendo assim, o processo educativo está calcado na valorização das experiências e vivências dos(as) alunos(as)-profissionais, de forma a propiciar a mobilização de saberes e a reconstrução do conhecimento existente em termos individuais e coletivos.
Nessa perspectiva, o curso privilegia o pensamento autônomo e a visão crítica – desde a concepção até o planejamento das atividades pedagógicas –, ao mesmo tempo que enfatiza o domínio técnico, com o objetivo de resolver problemas encontrados na realidade do(a) aluno(a).
Trata-se de um processo de formação que tem como base a realidade de trabalho do profissional, de modo que o processo pedagógico estimule o exercício crítico-reflexivo das práticas no âmbito da educação básica, bem como do contexto em que estão inseridas.
Para subsidiar o alcance dos objetivos, organizamos os conteúdos pedagógicos em quatro temas centrais articulados entre si, que constituem as unidades de aprendizagem do curso. A Unidade de Aprendizagem Transversal Metodologia Científica perpassa todos esse conteúdos. O curso terá seis encontros pedagógicos, sendo quatro remotos e dois presenciais.
As unidades de aprendizagem estão estruturadas em módulos construídos com base na conexão entre conteúdo, estratégias pedagógicas e recursos gráficos, bem como as atividades propostas que visam à articulação da teoria com a realidade dos estudantes. Essa estrutura foi pensada especialmente para propiciar um ambiente de aprendizagem motivador.
Uma das estratégias pedagógicas utilizadas no material é a apresentação do caso Pedro, elaborado a partir de um caso real e organizado em cenas que vão se desenvolvendo ao longo do curso, apresentadas no início de cada unidade de aprendizagem. A dinâmica pedagógica proposta consiste na reflexão sobre situações apresentadas no caso, de modo a trazer para o debate as diferentes visões e experiências dos alunos sobre o tema da unidade de aprendizagem em questão. Com essa exploração prévia, busca-se levantar os
pontos fundamentais que estimulem os estudantes a avançar no estudo da temática, tendo o texto da unidade de aprendizagem como eixo norteador do processo pedagógico.
Considerando a relação teoria-prática favorecida por toda a abordagem conceitual deste curso, o TCC será estruturado na forma de um projeto de intervenção. Tal projeto é assumido como um espaço estratégico no curso, pois é com base nele que são especialmente materializáveis os chamados “objetivos de ação” (objetivos de fazer acontecer em relação a uma determinada realidade).
O curso foi previsto de forma que as diferentes partes do TCC fossem construídas ao longo de seu desenvolvimento. O importante é que você possa acompanhar as atividades e aproveitá-las para a sistematização do projeto, utilizando o canal de diálogo com o(a) tutor(a)-docente, a fim de dirimir dúvidas.
O curso tem início com o 1º Encontro Pedagógico, que ocorrerá de forma remota e tem como objetivo apresentar a dinâmica de funcionamento, a proposta pedagógica, os meios de comunicação e interação entre os(as) participantes e dar treinamento para o uso do ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Nesse encontro também iremos pactuar o processo de trabalho entre os(as) alunos(as) e tutores(as)-docentes.
Ao longo do curso a interação entre tutor(a)-docente, você e os(as) outros(as) alunos(as) será desenvolvida a distância, por meio do AVA e das ferramentas de comunicação. Você terá acesso às unidades de aprendizagem, ao Caso Pedro e às atividades propostas, que visam ampliar seu olhar crítico por meio da relação teoria e prática.
De forma transversal às unidades de aprendizagem desenvolve-se a metodologia científica, que desde o início do curso orienta a produção do plano de intervenção de forma progressiva.
O 2º Encontro Pedagógico será presencial e acontecerá no início da Unidade 2, possibilitando intercâmbio de experiências e o início do desenvolvimento do projeto de intervenção. Os 3º e 4º encontros serão remotos e ocorrerão em meados e no final desta unidade, respectivamente. Já o 5º Encontro Pedagógico, também remoto, ocorrerá ao final da Unidade 3 e será uma oportunidade de troca de experiências em relação aos indicadores e metas de avaliação.
Ao final da Unidade de Aprendizagem Transversal Metodologia Científica, você terá um prazo para finalizar o seu Plano de Intervenção e enviá-lo para a apreciação do(a) seu(sua) tutor(a)-docente.
O curso finaliza com o 6º Encontro Pedagógico (presencial), para a realização da defesa do TCC. Após a defesa, você deverá incorporar as sugestões que porventura forem indicadas pela banca e enviar a versão final do seu trabalho para o(a) seu(sua) tutor(a)-docente. Após a data de encerramento do curso, o ambiente virtual de aprendizagem ainda estará acessível por uma semana.
Neste curso, a avaliação é prioritariamente formativa, com foco no processo de construção do conhecimento e no desenvolvimento das capacidades necessárias à atuação profissional, buscando sempre valorizar as vivências pessoais e profissionais do(a) aluno(a). Vejamos alguns aspectos relevantes à sua avaliação.
A sua nota final do curso (0,0 a 10,0), lançada pelo(a) tutor(a)-docente, será convertida automaticamente em conceitos – A, B, C ou D –, obedecendo à equivalência estabelecida no Regulamento de Ensino da ENSP (ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA, 2016), apresentada a seguir.
A sua nota/conceito final será calculada com base nas notas/conceitos obtidos por você ao longo do curso, em cada uma das unidades de aprendizagem, cujas notas/conceitos expressam seu desempenho nas atividades de avaliação a distância.
Observe como será calculada a sua nota final no curso:
Onde:
UA – Nota da unidade de aprendizagem
UAT MC – Nota da Unidade de Aprendizagem Transversal Metodologia Científica
No sexto encontro pedagógico (remoto) você apresentará o seu trabalho de conclusão do curso (TCC), que também receberá uma nota de zero a dez (0,0 a 10,0), a ser lançada no AVA.
Os critérios de avaliação da apresentação do TCC a serem utilizados pela banca são os seguintes:
A teoria sem a prática vira “verbalismo”, assim como a prática sem teoria vira ativismo. No entanto, quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade.
Paulo Freire (2003).
DESLANDES, Suely Ferreira. Notas para elaboração de projetos de investigação científica e projetos de intervenção. In: LEITÃO, Cleide Figueiredo; SANTOS, Henriette (org.). Curso de impactos da violência na saúde: caderno do aluno: orientações para o curso de especialização. Rio de Janeiro: Coordenação de Educação a Distância/ ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA, 2012. p. 80-104.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA. Regulamento dos cursos de pós-graduação lato sensu e de qualificação profissional da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz/ENSP, 2016. Disponível em: http://informe.ensp.fiocruz.br/assets/anexos/3235d9c9c01cedb76937622696b9ad5e9aeddbdb.PDF. Acesso em: 27 mar. 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo. Ed. Paz e Terra, 2003.
Presidente
Mario Santos Moreira
Diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – ENSP
Marco Antonio Carneiro Menezes
Vice-Diretora de Ensino – VDE/ENSP
Enirtes Caetano Prates Melo
Coordenador de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância – CDEAD/ENSP
Mauricio De Seta
Coordenadoras da Universidade Aberta do Brasil na Fiocruz – UAB/CDEAD/ENSP
Ana Paula Abreu-Fialho
Henriette dos Santos
Diretoria de Educação a Distância – DED
Universidade Aberta do Brasil – UAB
Coordenadoras
Luisa Regina Pessôa
Magna Leite
Assessores pedagógicos na criação e desenvolvimento de processos educativos e materiais didáticos
Henriette dos Santos
Paula Celestino de Almeida
Assessoras pedagógicas na formação docente
Maria Angélica Costa
Nízia Maria Ponte
Priscila Talita Oliveira
Leitura metodológica
Paula Celestino de Almeida
Sheila Torres Nunes
Revisão de texto e normalização
Maria Auxiliadora Nogueira
Simone Teles
Revisão editorial
Andréia Amaral
Identidade visual, projeto gráfico e desenvolvimento
Rejane Megale Figueiredo
Adaptação das ilustrações
Daniel Silva
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Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância. Curso Gestão Estratégica de Investimentos na Educação Básica / Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância. ─ Rio de Janeiro, RJ : Fiocruz/ENSP/CDEAD, 2023.
2.270 kb : il. color.
ISBN:
Inclui Bibliografia
Site:
Como referenciar a obra segundo a ABNT:
FRANCO, C.; PESSÔA, L; SANTOS, E.; FRANCO, T. TIBÃES, V. Informações sobre o curso: Gestão Estratégica de Investimentos na Educação Básica. Rio de Janeiro: ENSP/CDEAD, 2023. 1 recurso eletrônico. Material didático digital do Curso Gestão Estratégica de Investimentos na Educação Básica.
2023
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