25 anos de educacação

Nossos materiais educativos

voltar

Vigilância Sanitária nos Eventos de Massa

Com a proximidade das Olimpíadas Rio 2016, o Centro Colaborador em Vigilância Sanitária, junto à Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (CDEAD/ENSP) da Fiocruz, em parceria com a Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa), da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, ofereceram ao público o jogo educativo “Vigilância Sanitária nos Eventos de Massa”.

A ideia do jogo surgiu de evidências de que a população de voluntários dos grandes eventos pode não apenas identificar alguns riscos à saúde, mas também ter papel ativo na orientação à população e na comunicação de alguns riscos à vigilância sanitária (Visa).

Em formato multimídia no tipo de erros e acertos, o jogo estimula a identificação de situação-problema sobre a Visa nos ambientes dos eventos de massa, além de dialogar com distintos atores – profissionais da Visa, voluntários e população – a respeito de riscos, apresentando, ainda, ações possíveis de serem adotadas na intenção de minimizá-los. Para tanto, aborda temas de interesse da Visa nos grandes eventos: alimentos, serviços de saúde, saúde do viajante, zoonoses, doenças de temperatura e infecciosas, multidões e a água de consumo humano e de espelhos d´água.

Embora tenha sido concebido para as Olimpíadas Rio 2016, o jogo é um material didático para utilização durante todo o ano, seja em escolas ou outros locais públicos, pois eventos de massa acontecem sempre em todo o país e é necessário informar a população sobre os riscos à saúde de todos.

Nossos materiais:

Topo