Produtos - Tipos de produtos
derivados de tabaco

Você imagina quantos são?

  • A Tabacaria “A sinceridade” é muito conhecida na cidade por se preocupar em ter grande diversidade de produtos de tabaco, ao mesmo tempo que preza para que seus clientes encontrem somente produtos registrados na Anvisa em suas prateleiras. Seu Wilson, fiscal experiente no controle do tabaco, conhece bem as características de cada produto e irá ajudá-lo apresentando cada um deles.
  • Olá, seja bem-vindo! Eu sou o Wilson, seu supervisor. Como é seu primeiro dia de trabalho, irei ajudá-lo apresentando os produtos e suas características.
  • Antes de eu falar sobre cada produto, é importante que você, como fiscal, conheça as categorias dos produtos derivados de tabaco.
  • Antes de eu falar sobre cada produto, é importante que você, como fiscal, conheça as categorias dos produtos derivados de tabaco.

    Podemos dividir esses produtos em três grandes categorias:

    • Produtos de tabaco queimados/ combustíveis – São os produtos de tabaco diretamente queimados, como cigarros e charutos.
    • Produtos de tabaco aquecidos/ vaporizados – Nesta categoria, encontram-se os produtos aquecidos ou vaporizados sem serem queimados, como narguilé (aquecido) e cigarros eletrônicos (vaporizados).
    • Produtos de tabaco não geradores de fumaça (“smokeless”) – São aqueles consumidos diretamente sem qualquer aquecimento, vaporização ou combustão. Por conta disso, não geram fumaça, daí sua nomenclatura. Ex.: Rapé, fumo para mascar e Snus.
  • Nesta loja, existem 16 tipos de produtos derivados do tabaco, cada um com sua particularidade. Vou lhe mostrar. Escolha um item e clique.
Imagino que você já não lembre de tudo que falei, pois são muitos produtos mesmo. Então, vou fazer com você os mesmos exercícios que faço quando chega um novo funcionário, ok? Clique e arraste o nome de cada produto para sua imagem correspondente.
1
2
3
4
5
  1. Dispositivo eletrônico para fumar
  2. Cigarro
    de palha
  3. Fumo para
    narguilé
  4. Snus
  5. Cigarrilha
Verificar
Outra atividade que faço é quando o cliente chega aqui na loja e não se lembra do nome do produto que procura. Clique e arraste o nome do produto para a descrição correta.
1
Tem aquela folha para enrolar fumo marrom feita de tabaco?
2
Tem aquele tabaco em pó que se coloca no nariz?
3
Me vê, por favor, aquele cigarro com gosto de cravo.
4
Estou procurando aquele fumo que parece uma corda.
5
Tem aquele fumo pronto para eu enrolar meu cigarro?
  1. Blunt
  2. Rapé
  3. Cigarro Kretek
  4. Fumo de Rolo
  5. Fumo Desfiado
Verificar
Existem ainda alguns outros tipos de produtos derivados do tabaco, mas que não são vendidos nesta tabacaria.

Gel de Nicotina

Pirulitos de Nicotina

Água Nicotizada

Cigarros vitaminados ou com suplementos

Nicotini - Martini com extrato de tabaco

De todos esses produtos, o que mais tem chamado a atenção dos clientes são os dispositivos eletrônicos para fumar. Recomendo que, ao sair daqui, você veja o material “Cigarro eletrônico faz mal?”. Espero ter ajudado. Caso precise, volte a me procurar.

Fique de Olho!

Basta uma busca rápida no Google para encontrar muitos sites de venda de produtos derivados de tabaco, tanto brasileiros como estrangeiros.

No Brasil, a Lei Federal n. 9294/96 proíbe a propaganda por meio eletrônico, inclusive internet. A Resolução RDC n. 15/2003 proíbe a publicidade e venda de produtos derivados de tabaco na rede mundial de computadores (internet) em todo o território nacional.

Na internet, se o site estiver comercializando os produtos derivados do tabaco dentro do Brasil, a Anvisa pode fazer a autuação, aplicar multa e determinar a retirada do site do ar. Em caso de sites internacionais, a estratégia é evitar que o produto entre no Brasil por meio de aeroportos, portos e postos de fronteira.

Se você encontrar um caso de comercialização de produtos pela internet, envie a informação para a Anvisa por meio do email: ggtab@anvisa.gov.br, para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

Bloco anterior:
Tecnologia no beneficiamento do tabaco
Próximo bloco:
Cigarro eletrônico faz mal?