Olá!
Seja bem-vindo à Unidade de Aprendizagem III!
Nas Unidades I e II, você iniciou este processo de reflexão-ação, mapeando as iniciativas existentes, as tecnologias presentes na escola, assim como as visões da comunidade escolar sobre saúde. Também foi desafiado a problematizar diferentes questões críticas relacionadas à saúde, educação e TDIC. Todo este percurso foi fundamental para que pudéssemos chegar à Unidade de Aprendizagem III.
Agora, o objetivo é que você possa planejar, implementar e avaliar uma atividade que integre a temática Saúde e as TDIC no contexto de sua prática profissional ou área de formação. Se desejar, você pode pensar em uma atividade que envolva outros atores da comunidade escolar. O importante é que a atividade possa ser implementada e avaliada no período desta unidade do curso.
O ponto forte pra mim é que demonstrou que saúde é muito mais do que só ir ao médico, tem o lado social que implica toda a saúde.
(Professora de ciências)
Isso (a atividade) deu uma mexida neles porque foi um número [o cálculo do IMC] com significado... Ele (o aluno) era aquele ponto no gráfico, ou seja, o gráfico mostrava exatamente ele! Os alunos viram que a matemática tem utilidade para a vida.
(Professor de matemática)
A tecnologia não tem mais como estar afastada da sala de aula... O professor vai ter que aprender como utilizar melhor isso em sala de aula, porque é um caminho bom para eles [alunos]. Eu não tenho o menor medo de o meu aluno saber mais tecnologia do que eu. Pelo contrário, eles ficam supersatisfeitos de nos ensinar.
(Professora de matemática)
A princípio, participar deste projeto sobre saúde e tecnologias preocupou alguns professores na questão do planejamento, de que iria atrapalhar o conteúdo; depois você viu que foi positivo. Eles não perderam uma semana, ganharam. A gente pode colocar a saúde dentro dos temas da geografia. Eu não achei que os alunos iam se engajar tanto. Eles gostaram, surpreenderam-me.
(Professor de geografia)
Educação na cultura digital: inovação, práxis e inclusão socialTecnologias digitais de informação e comunicação na educação"
Mas antes de iniciarmos as atividades propriamente ditas, propomos-lhe uma pequena reflexão.
A seguir, apresentamos algumas falas de professores que participaram de um projeto que discutiu como a temática da saúde pode ser integrada ao currículo e como as TDIC podem apoiar este processo.
Nas falas que você acompanhou, encontramos reflexões e aprendizados dos professores, que perceberam o quanto a saúde pode ser uma temática articuladora de diferentes saberes.
Este é um processo que inclui inúmeros desafios para a prática docente e que leva a pensar em diferentes princípios, tais como práxis educativa, inovação e inclusão digital.
Ah, então saúde não é só ausência de doença... Depois é que eu entendi. Saúde é mais amplo. A gente vai guardar isso. Na atividade foi proposta a questão da imagem para trabalhar saúde... A imagem é uma questão da arte, com certeza. A arte enriquece, ela alerta... Foi muito positivo o trabalho.
(Professora de artes que realizou com seus alunos a produção de um jornal utilizando diferentes mídias)
É uma questão de autoestima (para os alunos)... No dia da Mostra Pedagógica, um aluno chegou para mim e mostrou o Jornal construído na atividade da saúde e disse: professora, a senhora já viu meu nome aqui? Eu fiz!... É o resultado do meu trabalho!
(Professor de português)
UAIII - Plano-ação: integrando saúde e TDIC na escola
Introdução
Estes princípios são abordados no tópico "Educação na cultura digital: inovação, práxis e inclusão social" do texto-base "Tecnologias digitais de informação e comunicação na educação".
Para saber um pouco mais sobre a pesquisa com os professores do ensino fundamental, leia o artigo com o relato completo da experiência acima.