UAII - Um olhar ampliado para a escola
Atividade 3
Atividade 3
Seleção de uma situação-problema
Na atividade anterior, você teve a oportunidade de, junto com seu grupo e turma, fazer uma reflexão intensa sobre questões observadas na escola no que se refere a saúde, tecnologias educacionais e prática docente.
Agora é a hora de elencar, dentre tudo o que observou e refletiu, uma situação-problema que identifique ser potente para abordar, em sua prática profissional, a saúde na perspectiva de um tema integrador, utilizando tecnologias educacionais.
Produto
1
Descrição da situação-problema escolhida e uma justificativa preliminar para esta escolha (envio de atividade pelo AVA).
Nesta atividade, portanto, você irá retornar às suas produções no curso até o momento, especialmente à atividade anterior, e começar a identificar esta situação-problema.
A situação-problema será trabalhada em seu TCC, orientada por mais elementos teóricos, reflexões e muito diálogo com a turma e com seu tutor.
Dependendo de seu escopo, poderá também, se for pertinente, ser abordada na Unidade de Aprendizagem III – Plano-Ação: integrando saúde e TDIC na Escola.
Retorne ao relatório analítico que produziu na Atividade 3 da Unidade de Aprendizagem I e ao texto reflexivo que elaborou na Parte 3 da Atividade 2 desta unidade.
Faça uma reflexão sobre as situações que identificou durante a observação de campo realizada em sua escola, considerando:
Com base nesta reflexão, eleja uma situação-problema que você gostaria de usar de base para construir o planejamento de uma ação que seja capaz de criar alternativas que avancem em relação ao problema, considerando a relação entre prática docente, uso de tecnologia na escola e saúde na escola.
A
B
C
Clique nos ícones para descobrir.
Sugerimos compartilhar essas reflexões com colegas de escola/ instituição para auxiliá-lo na escolha da situação a ser abordada.
Registre uma descrição da situação escolhida e uma justificativa preliminar para esta escolha e envie ao tutor pela ferramenta no Envio de documentos no AVA. No 2º encontro presencial, você terá a chance de discutir com seu tutor e sua turma sobre a situação escolhida, com vistas às atividades futuras do curso.