Atividade 3

Registros analíticos: relatório

Você concluiu a etapa de mapeamento da escola e, com certeza, tem em mãos um conjunto rico e diversificado de anotações, fotos, vídeos e outros registros.

 

É hora de converter tudo isso em texto, o que num primeiro momento pode parecer uma tarefa difícil, mas certamente o ajudará a organizar tudo o que você viveu até aqui.  Bom trabalho.

Produtos

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Relatório analítico das observações do campo (envio de atividade no AVA)

Participação (caso sinta necessidade) no Fórum de suporte à elaboração do relatório.

Prazo

2 semanas

Em outras palavras, que com base em suas observações, você nos apresente elementos da cultura da sua escola; particularmente aqueles mais afeitos às dimensões que compunham seu roteiro de observação.

 

Para tanto, seu relatório deve conter mais que uma descrição simples de situações que você testemunhou e anotou em seu diário de campo.

Nesta atividade, você deverá produzir um relatório analítico que expresse as observações que fez e as reflexões que realizou com base nessas observações.

A narrativa simples dos fatos observados, com certeza, é uma parte importante do texto que você deve produzir, pois ela nos permitirá reconhecer que você esteve verdadeiramente lá, que observou aspectos do cotidiano e do modo de viver dos “nativos”, e que foi capaz de reproduzi-los textualmente; mas esperamos mais.

 

Queremos que você tenha em mente, com base na orientação de Clifford Geertz (2008 p. 4), que a prática da etnografia não é definida pelas técnicas e pelos procedimentos de pesquisa, tais como “estabelecer relações, selecionar informantes, transcrever textos, levantar genealogias, mapear campos, manter um diário, e assim por diante”. Muito mais, ela é definida pelo tipo de esforço intelectual que se desenvolve com vistas à produção de uma “descrição densa”.

 

Esta descrição deve permitir ao leitor entender a hierarquia das estruturas de significado em torno das quais aqueles comportamentos e ações observados no campo são produzidos, percebidos e interpretados como categorias culturais.

 

Nos primeiros textos desta unidade de aprendizagem, você já aprendeu que, dentre várias outras possibilidades, a cultura pode ser entendida como uma teia de significados.

 

Assumindo essa perspectiva, na interpretação dos seus achados de campo você deve buscar identificar e tornar explícitas as estruturas de significação que justificam e permitem compreender os principais fenômenos que você observou e registrou, determinando sua base social e sua importância no contexto em que eles ocorreram.

 

Assim, é bem provável que você consiga ultrapassar os limites de uma narrativa simples chegando ao ensaio de “descrição densa” (GEERTZ, 2008) que esperamos de você, ou seja, o produto de seu esforço de interpretação sobre a cultura da sua escola.

Como já dissemos, o objetivo principal desta atividade de mapeamento da escola é que você, considerando as três dimensões de análise constantes de seu roteiro de observação do campo, identifique e descreva, entre outros, as práticas, as rotinas, as crenças, os valores, as linguagens e os significados que são partilhados pelo conjunto de pessoas que conformam o(s) grupo(s) social(is) que convive(m) na sua escola.

Muito se discute, ainda atualmente, sobre a escrita etnográfica. Embora este seja um debate deveras interessante, não nos cabe, no escopo deste curso, exigir de você uma ampla compreensão das condições epistemológicas e metodológicas desse fazer; contudo, entendemos que algumas pistas podem ajudá-lo a cumprir, com mais segurança e qualidade, a atividade que lhe propomos agora.

Importante!

 

Clique nos boxes e confira algumas observações.

Entre outras implicações dessa acepção para o processo de produção de seu relatório, está a certeza, que de antemão partilhamos com você, de que a primeira versão de seu texto não será a definitiva.

 

O reescrever é parte importante desse exercício, por ser essencial à reflexão avançada que queremos que você execute.

Agora é sua vez!

 

Estamos ansiosos para conhecer sua escola e acreditamos que, a esta altura, ela também já pareça bem diferente para você.

 

Então, mãos à obra!

 

Conte-nos como ela é!

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