Atividade 1

Propostas do que observar na escola

Nesta primeira atividade, convidamos você a fazer uma observação sistematizada da escola onde atua, considerando as diferentes culturas ali presentes, como o tema saúde é abordado e como as tecnologias educacionais são utilizadas em ações educativas.

Para apoiar seu trabalho, os conteúdos teóricos se traduzem em algumas leituras sobre cada um dos temas ligados aos elementos-chave, de modo que, inspirado por elas, você possa refletir sobre sua prática docente, suas vivências em sua escola e produzir as perguntas que, de modo incremental, comporão seu roteiro individual de observação de campo.

Mas você não estará sozinho nesta caminhada.

Além de propor uma constante integração entre temáticas ligadas à educação, saúde e prática docente, a proposta pedagógica deste curso também prioriza a relação indissociável entre teoria e prática. Por isso, para fazer esta primeira atividade, é importante que você se aproprie de alguns conteúdos especialmente construídos/selecionados para atuar como base teórica de seu processo de construção.

 

A intenção é que você construa uma lista de perguntas que o ajudem a mapear, em sua escola, os elementos-chave relacionados:

Estas perguntas comporão sua primeira produção individual, isto é, um roteiro de questões destinadas a auxiliá-lo no processo de reflexão sobre a sua realidade escolar.

A cada etapa, você será solicitado a compartilhar sua produção com seu tutor, por meio do envio de atividade, e com sua turma, no fórum que estará disponível durante todo este percurso.

À cultura institucional.

Ao modo como o tema saúde é abordado.

Ao uso que ali se faz de tecnologias para fins educacionais.

A intenção é que, da discussão sobre os roteiros individuais, realizada no fórum, derive uma síntese que permita, no primeiro encontro presencial do curso, que você e seus colegas combinem um roteiro comum de observação de campo, a ser posteriormente aplicado por toda a turma, em suas distintas realidades escolares.

UAI - Cada escola, uma história

Introdução

 

UAI - Cada escola, uma história

Atividade 1 | PARTE 1

UAI - Cada escola, uma história

Atividade 1