UAI - Cada escola, uma história | Atividade 1
Parte 3
1
2
Proposta de roteiro de observação voltada para o uso de tecnologias educacionais na escola (envio de atividade no AVA).
Participação no Fórum de discussão da Atividade 1.
O que é tecnologia e o que define algo como “tecnológico” ou não?
Propomos, agora, que você reflita um pouco sobre as tecnologias em geral e também sobre o uso das diversas tecnologias na escola. Muito se fala que parte dos problemas que a escola contemporânea enfrenta hoje está relacionada tanto ao suposto atraso em que a escola se encontra quanto ao “despreparo tecnológico” dos professores.
Mas, afinal...
Será que o que se entende comumente por “tecnologias” é capaz de resolver as dificuldades com que as escolas se defrontam hoje?
As tecnologias são, por si sós, uma forma de resolver o problema de falta de diálogo entre educadores, educandos e outros sujeitos integrantes da comunidade escolar?
Entendemos que o uso de tecnologias digitais de comunicação e informação (TDICs) na educação pode contribuir bastante para o processo de ensino e aprendizagem, desde que realizado de forma crítica, compreendendo as potencialidades, mas também os limites das tecnologias nos diferentes contextos escolares.
Tecnologias digitais de informação e comunicação na educação
Este texto será oferecido a você em todas as unidades de aprendizagem deste curso, para que, por meio de sucessivas aproximações à luz de diferentes proposições de aprofundamentos e olhares, você possa produzir boas reflexões, capazes de ressignificar a sua prática docente e provocar novas práticas. Nesta unidade de aprendizagem, sua leitura deve se focar em retirar deste material elementos que possibilitem construir boas perguntas para orientar uma observação atenta da sua escola.
Quais questões seriam importantes para compor a parte “Tecnologias na escola” do seu roteiro de observação de campo?
Envie sua produção pela ferramenta Envio de atividades no AVA.