Metodologia Científica

Prazo

2 semanas

Produto

1

Sistematização do PIPed (envio de atividades pelo AVA)

O objetivo desta atividade é ajudar você a sistematizar o seu PIPed a partir das experiências desenvolvidas até aqui.

Observe, na figura a seguir, o percurso de aprendizagem que percorremos até aqui, considerando a transversalidade da Unidade de Aprendizagem IV com as demais unidades.

Mas, antes de começar a esboçar seu projeto, é necessário que você conheça melhor os caminhos possíveis para tentar abordar a situação-problema identificada. Sem dúvida, não há um único modo ou “receita”, mas formas adequadas – algumas mais, outras menos – à situação sobre a qual você pretende intervir.

 

Em outras palavras, você deve refletir sobre qual caminho (ou conjunto de caminhos) considera mais adequado para sua proposta de ação alcançar o objetivo esperado.

 

Vamos conhecer um pouco sobre tais caminhos no texto “Metodologia e métodos de pesquisa: algumas notas”, no qual apresentamos um breve debate sobre o tema, procurando dar ênfase à pesquisa-ação, uma vez que a consideramos uma abordagem coerente com os pressupostos pedagógicos do curso.

 

Após a leitura, propomos que você esboce o seu PIPed, sistematizando os seguintes elementos:

 

  •  Introdução
    Tema e sua contextualização
    Análise diagnóstica preliminar
    Situação-problema
    Objetivos
  • Revisão bibliográfica (referencial teórico ou marco teórico-conceitual)
  • Metodologia
  • Resultados esperados / Discussão
  • Considerações finais ou Conclusões
  • Referências

Para auxiliá-lo nesta atividade, oferecemos um roteiro, que você pode alterar de acordo com sua necessidade.

 

Envie o arquivo com a sua produção pelo menu "Envio de Atividades”, no AVA.

icone de um livro aberto

Lembre-se de que parte destes elementos que compõem o TCC você já vem desenvolvendo nas atividades ao longo do curso. Agora é o momento compilá-los e complementá-los para dar corpo ao seu PIPed.

UAIII - Plano-ação: integrando saúde e TDIC na escola

Atividade 3 | PARTE 2

UAIII - Plano-ação: integrando saúde e TDIC na escola

Atividade 4

  •  Introdução
    Tema e sua contextualização
    Análise diagnóstica preliminar
    Situação-problema
    Objetivos

  • Tema e sua contextualização
    Análise diagnóstica preliminar
    Situação-problema
    Objetivos
  • Revisão bibliográfica (referencial teórico ou marco teórico-conceitual)
  • Metodologia
  • Resultados esperados / Discussão
  • Considerações finais ou Conclusões
  • Referências