Metodologia Científica

Prazo

1 semana

1

Produto

Apresentação (PowerPoint ou similar) da primeira versão dos elementos introdutórios do seu PIPed (envio de atividades pelo AVA)

Na Atividade MC 2, você leu o texto “Aproximação inicial para a construção do trabalho de conclusão de curso”, que apresentou os elementos que comporão a introdução do TCC, e realizou um exercício de reconhecimento desses elementos a partir da leitura de um artigo.

 

Agora, é hora de transpor esse conhecimento para o seu TCC, começando a sistematizar:

 

  • O tema e sua contextualização, considerando a situação-problema que você selecionou na Atividade 3 da UA II e o arcabouço teórico inicial trabalhado na Atividade 2 (seminário) da mesma UA;
  • A análise diagnóstica preliminar, com base no que observou e no relatório que produziu no mapeamento realizado na UA I;
  • A situação-problema, selecionada na Atividade 3 da UA II com base:
  • no mapeamento;
  • nas suas vivências na escola;
  • na sua governabilidade para abordar esse problema por meio de uma ação educativa utilizando tecnologias digitais; e
  • nas leituras que fez até o momento.
  • Os objetivos, que expressem como você pensa em abordar a situação-problema elencada.

 

Não é necessário que, neste momento, você escreva detalhadamente sobre todos os elementos, mas, sim, sistematize o que pretende abordar no TCC em cada um desses itens, de forma que o tutor possa orientá-lo no avançar da sua produção.

 

Sugerimos que, para fins da discussão no encontro presencial, você envie, como produto da Atividade MC 3, um quadro semelhante ao que usou na Atividade MC 2, só que em formato de apresentação (PowerPoint ou outro programa semelhante) com os elementos solicitados. Oferecemos um arquivo modelo como ponto de partida, o qual você pode alterar de acordo com sua necessidade.

Envie sua produção ao tutor pela ferramenta Envio de Atividades no AVA.

icone de um livro aberto

No 2º Encontro Presencial, você apresentará e discutirá sua proposta de TCC com seus colegas.  Portanto, é fundamental respeitar o prazo de envio da atividade para que seu tutor possa ler sua produção, de forma a termos um debate mais rico no 2º EP.

UAII - Um olhar ampliado para a escola

Atividade 3

 

UAII - Um olhar ampliado para a escola

Atividade 4

icone de um livro aberto
icone de um livro aberto