UAIV - Estruturando um caminho para a ação
MC 2
1
Quadro com a identificação dos elementos introdutórios de um artigo (envio de atividades pelo AVA)
Esta atividade visa abordar a relação das discussões que fizemos no 1° encontro presencial (1º EP) com o seu TCC: Um Projeto de Intervenção Pedagógica.
Mas por que um Projeto de Intervenção Pedagógica como trabalho de conclusão de curso?
Como você viu no Caderno do Aluno e debateu no 1º Encontro Presencial, todos os cursos de pós-graduação em nível de especialização possuem como requisito obrigatório para sua conclusão a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso, ou TCC. Também chamado por muitos anos de monografia, este trabalho final pode, hoje, ser adaptado para vários formatos. O que escolhemos como TCC é o modelo de Projeto de Intervenção Pedagógica, ou PIPed, que será apresentado em forma escrita e oral no encontro final do curso. Neste curso definiremos o PIPed como a planificação de atividade pedagógica para o ensino da saúde na escola com apoio de tecnologia, a partir de situação-problema. Essa situação-problema será identificada a partir de diagnóstico e problematização efetuados nas Unidades de Aprendizagem I e II.
A ideia é que possamos ir muito além do cumprimento de uma formalidade acadêmica, que este Projeto de Intervenção seja algo vivo, com origem e aderência à sua realidade e à sua prática docente, e que colabore para o aperfeiçoamento da inserção dos temas saúde e tecnologia nos currículos escolares. A ideia é que o PIPed não seja algo para você elaborar apenas ao final, como uma “obrigação a ser cumprida”, carregada de ansiedade e angústia com prazos e bancas.
O PIPed compõe o conteúdo e a prática da Unidade de Aprendizagem IV (Estruturando um caminho para a ação) – mas esta se desenvolve ao longo do curso, integrada às demais unidades de aprendizagem. Para isso, começaremos desde já a trabalhar conteúdos e atividades que permitam uma construção processual do PIPed, à medida que o curso avança.
Observe o quadro a seguir. Perceba que atividades relacionadas ao TCC têm sido trabalhadas desde o início do curso.
A Unidade de Aprendizagem IV lhe convida a transformar-se em um professor pesquisador – como defendia Paulo Freire (1996) – do contexto educacional onde você atua, para, e por meio de seu processo de reflexão e ação, possibilitar que você construa novos conhecimentos capazes de apoiá-lo a transformar criticamente a sua prática, produzindo relações e significados.
Convidamos você a vivenciar o processo de elaboração do PIPed como uma aventura, uma caminhada na construção de uma ação que contribua para uma escola que pensa e desenvolve práticas para transformar a realidade onde se insere. Vamos começar?
Aproximação inicial para a construção do trabalho de conclusão de curso
Envie o quadro preenchido ao seu tutor pela ferramenta Envio de Atividades no AVA.
Após a realização desse exercício, você estará mais preparado para começar a estruturar os elementos que comporão a introdução do seu TCC. Você precisará levar para o 2º EP uma versão preliminar desses elementos sistematizados para discussão, o que será solicitado na Atividade MC 3. Sugerimos que, ao longo das primeiras atividades da Unidade de Aprendizagem II, você já comece a refletir sobre esses elementos.