Metodologia Científica

Prazo

1 semana

1

Produto

Quadro com a identificação dos elementos introdutórios de um artigo (envio de atividades pelo AVA)

Esta atividade visa abordar a relação das discussões que fizemos no 1° encontro presencial (1º EP) com o seu TCC: Um Projeto de Intervenção Pedagógica.

 

Mas por que um Projeto de Intervenção Pedagógica como trabalho de conclusão de curso?

 

Como você viu no Caderno do Aluno e debateu no 1º Encontro Presencial, todos os cursos de pós-graduação em nível de especialização possuem como requisito obrigatório para sua conclusão a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso, ou TCC. Também chamado por muitos anos de monografia, este trabalho final pode, hoje, ser adaptado para vários formatos. O que escolhemos como TCC é o modelo de Projeto de Intervenção Pedagógica, ou PIPed, que será apresentado em forma escrita e oral no encontro final do curso. Neste curso definiremos o PIPed como a planificação de atividade pedagógica para o ensino da saúde na escola com apoio de tecnologia, a partir de situação-problema. Essa situação-problema será identificada a partir de diagnóstico e problematização efetuados nas Unidades de Aprendizagem I e II.

 

A ideia é que possamos ir muito além do cumprimento de uma formalidade acadêmica, que este Projeto de Intervenção seja algo vivo, com origem e aderência à sua realidade e à sua prática docente, e que colabore para o aperfeiçoamento da inserção dos temas saúde e tecnologia nos currículos escolares. A ideia é que o PIPed não seja algo para você elaborar apenas ao final, como uma “obrigação a ser cumprida”, carregada de ansiedade e angústia com prazos e bancas.

 

O PIPed compõe o conteúdo e a prática da Unidade de Aprendizagem IV (Estruturando um caminho para a ação) – mas esta se desenvolve ao longo do curso, integrada às demais unidades de aprendizagem. Para isso, começaremos desde já a trabalhar conteúdos e atividades que permitam uma construção processual do PIPed, à medida que o curso avança.

 

Observe o quadro a seguir. Perceba que atividades relacionadas ao TCC têm sido trabalhadas desde o início do curso.

A Unidade de Aprendizagem IV lhe convida a transformar-se em um professor pesquisador – como defendia Paulo Freire (1996) – do contexto educacional onde você atua, para, e por meio de seu processo de reflexão e ação, possibilitar que você construa novos conhecimentos capazes de apoiá-lo a transformar criticamente a sua prática, produzindo relações e significados.

 

Convidamos você a vivenciar o processo de elaboração do PIPed como uma aventura, uma caminhada na construção de uma ação que contribua para uma escola que pensa e desenvolve práticas para transformar a realidade onde se insere. Vamos começar?

 

Leia o texto “Aproximação inicial para a construção do trabalho de conclusão de curso”, em que apresentamos mais detalhadamente os elementos introdutórios de um TCC. Após a leitura, para exercitar a sua compreensão sobre esses elementos, propomos que você:

 

  • Leia o artigo de pesquisa intitulado “Prevalência de bullying e emoções de estudantes envolvidos”. Neste artigo, os pesquisadores levantaram as emoções envolvidas nas práticas onde ocorreu bullying, tanto as sentidas pelos agredidos como pelos agressores. O artigo levanta aspectos importantes, porém, com frequência negligenciados, tais como a importância de ouvir agredidos e agressores. No final, aponta para a importância de não se considerar apenas os aspectos individuais do problema, mas de buscar uma abordagem coletiva.

 

Envie o quadro preenchido ao seu tutor pela ferramenta Envio de Atividades no AVA.

Quadro para realização da Atividade MC 2

icone de um livro aberto

Após a realização desse exercício, você estará mais preparado para começar a estruturar os elementos que comporão a introdução do seu TCC. Você precisará levar para o 2º EP uma versão preliminar desses elementos sistematizados para discussão, o que será solicitado na Atividade MC 3. Sugerimos que, ao longo das primeiras atividades da Unidade de Aprendizagem II, você já comece a refletir sobre esses elementos.

UAI - Cada escola, uma história

Atividade 3

 

UAI - Cada escola, uma história

Atividade 4

icone de um livro aberto

icone de um livro aberto