Esta unidade tem como objetivos:
Esta atividade busca problematizar o enfrentamento da violência em múltiplas dimensões, tendo em vista a construção de momentos reflexivos e apreensão crítica sobre planejamento e organização das ações, no âmbito da promoção, prevenção e atenção às situações de violência.
Para tanto, reflita sobre as seguintes questões:
Para subsidiar a realização dessa atividade, estude o item 18.2 do Capítulo 18, Pressupostos da construção de um plano de ação.
Elabore um texto a partir da reflexão proposta anteriormente e envie ao tutor-docente por meio do AVA.
Na perspectiva da problematização das práticas vivenciadas localmente, esta atividade busca valorizar a participação no fórum como momento de construção coletiva do conhecimento.
Debata com sua turma sobre a importância de avaliar as ações realizadas no seu município, no que se refere ao tema dos acidentes e violências.
Para balizar suas análises e qualificar a experiência vivida, estude o Capitulo 19, Avaliação de programas e ações de enfrentamento da violência e de suporte às pessoas em situação de acidentes e violências.
Para tanto, discuta os casos dos programas e serviços exemplificados no capítulo e relate alguma ação de enfrentamento da violência que tenha sido avaliada em seu município. Troque com sua turma e seu tutor-docente os resultados dessa experiência.
Lembre-se de que o fórum mediado pelo tutor-docente, por ser uma ferramenta que possibilita a interação no coletivo, torna-se um dos espaços privilegiados do curso para a discussão e troca de experiências.
Vamos ao debate!
Com foco nas redes de prevenção à violência e de proteção no âmbito da gestão em saúde existentes no país, reflita sobre as seguintes questões:
Para subsidiar a realização dessa atividade, estude o Capítulo 20, Redes de enfrentamento às violências.
A partir da proposta apresentada, discuta a situação do seu município. Você pode escolher o formato para apresentar as suas reflexões: áudio, vídeo ou texto.
Lembre-se de que a construção de um roteiro com os principais aspectos a serem abordados pode auxiliá-lo na gravação do áudio ou do vídeo, que devem ter no máximo 10 minutos.
Envie ao tutor-docente por meio do AVA.
Estamos chegando à etapa final do curso. É o momento da finalização do seu projeto de intervenção, que será o seu trabalho de conclusão de curso (TCC), e da construção da apresentação do seu TCC em PowerPoint (PPT) ou em outro formato.
Agora, retome todas as etapas que você vem construindo em seu projeto e redija, em formato acadêmico, o trabalho final.
Neste estágio, é muito importante que você mantenha contato permanente com o seu tutor-docente para tirar dúvidas e concluir com êxito essa jornada de estudos.
Após a finalização, envie o TCC ao tutor-docente e inicie a montagem da sua apresentação para o momento presencial.
Enquanto isso, fique atento(a), pois o tutor-docente poderá entrar em contato com você, sugerindo possíveis ajustes no seu TCC, os quais deverão ser feitos antes do último encontro presencial.
Procure dar “o seu máximo” para este grande final.
Envie o TCC e a apresentação para o seu tutor-docente.
Mãos à obra e boa construção!!!
Este último encontro é dedicado à apresentação de seu TCC. Converse com seu tutor-docente para preparar a sua apresentação!
Este é um momento riquíssimo, no qual cada autor poderá compartilhar seu TCC e receber contribuições dos seus pares, dos tutores-docentes, orientadores e/ou convidados. É mais um passo para a conclusão do curso, quando está mais próximo de se tornar um especialista no tema estudado.
É importante que você envie a versão final do TCC ao seu tutor-docente antes do encontro, conforme explicitado no cronograma.
Queridos(as) alunos(as),
Chegamos ao fim desta jornada de conhecimento e deixamos como reflexão a frase de Guimarães Rosa (1994):
"Digo: o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia."
Sucesso a todos e todas e nos vemos no encontro presencial.
A Coordenação do curso



