Impactos da Violência na Saúde
Nível de especialização

Unidade MC

Metodologia científica
Carga horária: 42h

Iniciar

Introdução

Para subsidiar a elaboração do seu trabalho de conclusão do curso (TCC), iniciaremos o estudo da Metodologia científica.

Este tema será abordado, de forma transversal, paralelamente  às demais unidades de aprendizagem do curso.

Contextualizando a metodologia científica, Deslandes (2012) pontua:

[...] metodologia científica numa perspectiva de intervenção que permite traçar um caminho pavimentado por evidências e saberes já acumulados. Partindo-se do que se constitui como um problema da realidade, um projeto de intervenção reconstrói este problema empírico à luz dos dados e conhecimentos já disponíveis, definindo-o então como um objeto de estudo e de transformação. (DESLANDES, 2012).

O objetivo desta unidade é auxiliar na articulação entre a construção de conhecimento e a sua prática profissional.

Neste curso, o TCC será desenvolvido como um projeto de intervenção e contará com o apoio de processos dialógicos que serão estabelecidos por intermédio do AVA (mediação tutor-aluno; mediação aluno-turma), além das interações locais (local de trabalho, instituições, município etc.). Os momentos metodológicos que compõem o projeto pressupõem a contextualização da realidade local, a preparação, a organização e o planejamento das ações.

É importante começar a discutir o TCC com seu tutor-docente desde a Unidade de Aprendizagem I. Por isso, o curso foi previsto de forma que as diferentes partes do projeto sejam construídas e acompanhadas ao longo de seu desenvolvimento.

Vamos iniciar esse trabalho!

Metodologia científica

Atividade MC 1

2 semanas

Para melhor se apropriar desse tema da metodologia científica, leia o texto A construção do conhecimento, que é a parte III do Caderno do Aluno.

No decorrer do curso você poderá assistir a quatro vídeos que apoiarão a elaboração do projeto de intervenção (TCC). Assista ao primeiro deles.

Roteiro do projeto de intervenção | Parte 1

O vídeo aborda o projeto de intervenção aliado ao processo de construção do conhecimento científico. Apresenta as formas de conhecimento humano e a história do método científico para explicar como o conhecimento científico pode contribuir para a solução dos problemas e das indagações do mundo real, da vida.

Duração: 34min48s

O primeiro passo para a elaboração do seu TCC é a sistematização do levantamento dos principais problemas relacionados ao tema que você identifica no seu local de trabalho. Para tanto, converse com outros profissionais, usuários e gestores sobre os tipos de violência identificados no seu serviço.

A partir da conversa, elabore um texto de no máximo três páginas descrevendo os principais problemas identificados.

Envie para o seu tutor-docente.

Atividade MC 2

2 semanas

Retome o levantamento dos problemas realizado na atividade MC 1, releia o texto O ato de articular o pensar e o agir da parte III do Caderno do Aluno, e selecione o problema relacionado à violência que será o objeto de seu projeto de intervenção.

É importante identificar, na seleção do problema, os que são prioritários, dentre os demais elencados, e selecionar aqueles viáveis, do ponto de vista de sua implementação, considerando os atores envolvidos, os recursos, o tempo de planejamento e a execução.

Vale ressaltar um trecho do texto “Notas para elaboração de projetos de investigação científica e projetos de intervenção”, de Deslandes (2012):

[...] A eleição de um problema para intervenção precisa ainda levar em conta o valor e o reconhecimento daquele problema para a sociedade, o custo econômico das proposições e a eficácia da intervenção proposta diante da complexidade do problema. (DESLANDES, 2012).

1 Assista ao vídeo. Ele vai auxiliá-lo a refletir sobre os primeiros passos da construção do seu projeto de intervenção.

Roteiro do projeto de intervenção | Parte 2

O vídeo aborda o processo de elaboração do projeto de intervenção. Busca explicar por que escrever um projeto de intervenção e apresenta algumas etapas deste processo: definição da situação-problema, do objeto de intervenção, dos objetivos e justificativas do projeto e a construção do referencial teórico que vai permitir o diálogo da proposição com o campo da ciência.

Duração: 25min14s

2 Elabore um texto contendo as primeiras etapas do seu projeto de intervenção (TCC): definição do problema, justificativa (contextualização do problema, relacionando-o aos aspectos encontrados no diagnóstico situacional do seu município) e objetivos.

Na justificativa, é importante apresentar o porquê da escolha do problema, tendo como base o levantamento realizado em articulação com o diagnóstico situacional. É necessário abordar os contextos político-institucionais para que se possa analisar a influência deles na implementação do projeto.

Em relação aos objetivos gerais e específicos, explicite os propósitos do seu projeto, a intencionalidade da ação e o que pretende alcançar a curto, médio e longo prazos.

3 Prepare uma apresentação em PowerPoint para o Primeiro Encontro Presencial com as seguintes etapas do seu projeto: definição de problema, justificativa e objetivos.

Para subsidiar o processo de construção do TCC, participe do Fórum de Metodologia e discuta com sua turma os aspectos essenciais envolvidos nessas primeiras etapas do projeto de intervenção.

Envie para o seu tutor-docente.

Atividade MC 3

3 semanas

Retome a leitura da parte III do Caderno do Aluno, O ato de articular o pensar e o agir, e estude o texto Notas para elaboração de projetos de investigação científica e projetos de intervenção.

Relembre todas as etapas do seu projeto de intervenção construído até o momento, as orientações do seu tutor-docente e as trocas de informação durante o 1º Encontro Presencial. A partir disso, construa o quadro teórico do seu projeto de intervenção.

Envie para o seu tutor-docente.

Bom trabalho!

Atividade MC 4

2 semanas

Para dar continuidade ao seu projeto de intervenção, retorne ao texto Notas para elaboração de projetos de investigação científica e projetos de intervenção e estude os itens:

  • “6. A escolha da metodologia”
  • “7. Proposta de análise ou monitoramento de resultados”
  • “8. Questões éticas”

Assista a outros dois vídeos, também da Professora Suely Deslandes.

Roteiro do projeto de intervenção | Parte 3

Discute o planejamento das ações a serem realizadas no projeto de intervenção (metodologia). Apresenta elementos para auxiliar na construção do plano de trabalho e na escolha de métodos e técnicas a serem empregados para atingir os objetivos propostos.

Duração: 15min53s

Roteiro do projeto de intervenção | Parte 4

Aborda a análise dos resultados do projeto de intervenção. Discute a importância da construção de um plano de análise da intervenção e do uso de indicadores: Como atestar que o projeto teve êxito? Aborda os aspectos éticos da intervenção que precisam ser considerados.

Duração: 12min07s

Dedique-se a  iniciar a elaboração da metodologia, descrevendo os seguintes itens:

  • Tipo de intervenção – caracterização e detalhamento de uma ação para resolver um problema de ordem prática. Qual é a situação-problema? Quais as causas? Onde ocorrerá a ação (caracterização local). A intervenção proposta é viável? Justifique.
  • Público – identificação dos sujeitos envolvidos na construção da ação: quem produz e a quem se destina a ação? Por quê? Qual é a quantidade de pessoas? Em que território se encontram?
  • Estratégias de ação – conjunto de atividades articuladas para se cumprir o que foi planejado, de acordo com os objetivos propostos.
  • Procedimentos e materiais a serem utilizados – quais as técnicas escolhidas para a realização da ação? Oficinas, entrevistas, reuniões, palestras etc.
  • Resultados esperados da intervenção – mudanças que podem ser desencadeadas a partir da intervenção realizada.
  • Aspectos éticos – assegurar aos sujeitos envolvidos na ação a total clareza dos objetivos e dos resultados que se quer alcançar com a intervenção.

Envie para o seu tutor-docente.

Boa construção!!!

Atividade MC 5

8 semanas

Estamos chegando à etapa final do curso. É o momento da finalização do seu projeto de intervenção, que será o seu trabalho de conclusão de curso (TCC), e da construção da apresentação do seu TCC em PowerPoint (PPT) ou em outro formato.

Agora, retome todas as etapas que você vem construindo em seu projeto e redija, em formato acadêmico, o trabalho final.

Neste estágio, é muito importante que você mantenha contato permanente com o seu tutor-docente para tirar dúvidas e concluir com êxito essa jornada de estudos.

Após a finalização, envie o TCC ao tutor-docente e inicie a montagem da sua apresentação para o momento presencial.

Enquanto isso, fique atento(a), pois o tutor-docente poderá entrar em contato com você, sugerindo possíveis ajustes no seu TCC, os quais deverão ser feitos antes do último encontro presencial.

Procure dar “o seu máximo” para este grande final.

Envie o TCC e a apresentação para o seu tutor-docente.

Mãos à obra e boa construção!!!