Impactos da Violência na Saúde
Nível de especialização

Unidade de Aprendizagem IV

Outros grupos vulneráveis
Carga horária: 72h

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Objetivos

Esta unidade tem como objetivo oferecer subsídios para diagnosticar e agir no atendimento, prevenção, reabilitação e promoção da saúde de pessoas institucionalizadas, usuárias de substâncias psicoativas, pessoas com ideação suicida e trabalhadores da saúde e da educação em situações de vulnerabilidade à violência.

Visando consolidar esse aprendizado, você deverá realizar atividades individuais e em grupo.

Atividade 1

Fórum

2 semanas

Para esta atividade destacamos quatro aspectos que regem sua realização: contextualização de um tema no âmbito da realidade local; visão crítica do conhecimento científico sistematizado; consideração de saberes prévios e o diálogo como princípio pedagógico que permite a construção de análises coletivas e a contextualização dos fenômenos locais na sociedade.

Participe do fórum mediado por seu tutor-docente, compartilhando reflexões e experiências com a sua turma a partir das seguintes questões:

  • De que forma a violência se expressa nas instituições de acolhimento de crianças, adolescentes em conflito com a lei, idosos, pessoas com problemas mentais e inseridos no sistema prisional do seu município?
  • Como o profissional/serviço de saúde pode contribuir para a melhoria das condições de saúde das pessoas institucionalizadas nesses locais?

Para subsidiar a discussão no fórum, estude o Capítulo 12, Pessoas institucionalizadas e violência, e procure conhecer as políticas públicas existentes no país que contemplem cada grupo de pessoas institucionalizas.

Atividade 2

Webconferência e Individual

2 semanas

Com o intuito de evidenciar a compreensão das pessoas sobre as experiências locais, explicitar contradições que envolvem as situações de violência e uso de substâncias, é preciso articular o conhecimento científico com o conhecimento gerado pela própria ação do “fazer em saúde” e contextualizar as ações e resultados das políticas públicas nas realidades brasileiras diversas.

A partir dessa ideia, estude o Capítulo 13, O uso de drogas e violência, e participe da discussão com a turma via webconferência.

Relacione suas experiências com os aportes teóricos apresentados neste capítulo e com as reflexões provocadas pelo debate. Para isso, considere as seguintes questões norteadoras:

  • Quais são as políticas ou ações existentes no seu município para o enfrentamento da dependência química?
  • De que forma o profissional/serviços de saúde que está na “ponta” da rede pode atuar para ajudar pessoas dependentes de substâncias?

Construa um texto de no máximo uma página e envie ao tutor-docente por meio do AVA.

Atividade 3

Individual

2 semanas

A reconstrução da experiência vivida que se observa nos estudos de caso nos permite comparar as experiências de uma realidade local com outras, identificar semelhanças, diferenças, especificidades e compartilhar ações e resultados.

A reconstrução da experiência vivida que se observa nos estudos de caso nos permite comparar as experiências de uma realidade local com outras, identificar semelhanças, diferenças, especificidades e compartilhar ações e resultados.

Neste sentido, estude o Capítulo 14, Pessoas com deficiência e necessidades especiais e situações de violência, e, a partir do “Caso Entre violação de direitos e maus tratos: um pedido de socorro”, discuta as seguintes questões:

  • Que tipos de violações de direitos e de maus tratos encontramos nesse caso? Como você avalia o desfecho dessa história?
  • Pensando na sua realidade, como você avalia a situação dos direitos das pessoas com deficiência no seu município?

A partir da proposta apresentada, escolha o formato para apresentar as suas análises e reflexões: áudio, vídeo ou texto.

Lembre-se de que a construção de um roteiro com os principais aspectos a serem abordados pode auxiliá-lo na gravação do áudio ou do vídeo, que devem ter 10 minutos, no máximo. E, no caso do texto, um máximo de três páginas.

Envie ao tutor-docente por meio do AVA.

Atividade 4

Fórum

2 semanas

Estude o Capítulo 15, Trabalhadores da saúde e educação: lidando com violências no cotidiano, tendo como ponto de partida a sua realidade local e a compreensão dos conceitos apresentados.

Em seguida, participe do fórum debatendo sobre as formas de violência sofridas e praticadas pelos profissionais de saúde no cotidiano do seu trabalho. Você deve sugerir estratégias capazes de ajudar no enfrentamento dessas situações.

Atividade 5

Individual

2 semanas

Estude o Capítulo 7, Suicídio no Brasil: mortalidade, tentativas, ideação e prevenção, levando em consideração a complexidade do tema e suas formas de prevenção.

Depois da leitura, reflita sobre as questões:

  • Que tipos de violências autoinfligidas costumam chegar ao seu serviço?
  • Que ações de enfrentamento ao suicídio e tentativas de suicídio são ou poderiam ser realizadas no seu serviço? Considere as diferentes faixas etárias e gênero.

Redija um texto de no máximo duas páginas e envie ao tutor-docente por meio do AVA.

Atividade 6

Fórum

2 semanas

Estude o Capítulo 6, Homicídio: violência interpessoal que impede a vida, e participe do fórum com sua turma e tutor-docente, debatendo as seguintes questões:

  • Quais são as principais vítimas de homicídio que existem em seu município? Que motivações levam aos homicídios na sua localidade?
  • Que atuação os serviços de saúde de seu município desenvolvem com as pessoas vítimas diretas e indiretas de homicídio?

Metodologia científica

Atividade MC 4

2 semanas

Para dar continuidade ao seu projeto de intervenção, retorne ao texto Notas para elaboração de projetos de investigação científica e projetos de intervenção e estude os itens:

  • “6. A escolha da metodologia”
  • “7. Proposta de análise ou monitoramento de resultados”
  • “8. Questões éticas”

Assista a outros dois vídeos, também da Professora Suely Deslandes.

Roteiro do projeto de intervenção | Parte 3

Discute o planejamento das ações a serem realizadas no projeto de intervenção (metodologia). Apresenta elementos para auxiliar na construção do plano de trabalho e na escolha de métodos e técnicas a serem empregados para atingir os objetivos propostos.

Duração: 15min53s

Roteiro do projeto de intervenção | Parte 4

Aborda a análise dos resultados do projeto de intervenção. Discute a importância da construção de um plano de análise da intervenção e do uso de indicadores: Como atestar que o projeto teve êxito? Aborda os aspectos éticos da intervenção que precisam ser considerados.

Duração: 12min07s

Dedique-se a  iniciar a elaboração da metodologia, descrevendo os seguintes itens:

  • Tipo de intervenção – caracterização e detalhamento de uma ação para resolver um problema de ordem prática. Qual é a situação-problema? Quais as causas? Onde ocorrerá a ação (caracterização local). A intervenção proposta é viável? Justifique.
  • Público – identificação dos sujeitos envolvidos na construção da ação: quem produz e a quem se destina a ação? Por quê? Qual é a quantidade de pessoas? Em que território se encontram?
  • Estratégias de ação – conjunto de atividades articuladas para se cumprir o que foi planejado, de acordo com os objetivos propostos.
  • Procedimentos e materiais a serem utilizados – quais as técnicas escolhidas para a realização da ação? Oficinas, entrevistas, reuniões, palestras etc.
  • Resultados esperados da intervenção – mudanças que podem ser desencadeadas a partir da intervenção realizada.
  • Aspectos éticos – assegurar aos sujeitos envolvidos na ação a total clareza dos objetivos e dos resultados que se quer alcançar com a intervenção.

Envie para o seu tutor-docente.

Boa construção!!!