Esta unidade tem como objetivo oferecer subsídios para diagnosticar e agir no atendimento, prevenção, reabilitação e promoção da saúde de pessoas institucionalizadas, usuárias de substâncias psicoativas, pessoas com ideação suicida e trabalhadores da saúde e da educação em situações de vulnerabilidade à violência.
Visando consolidar esse aprendizado, você deverá realizar atividades individuais e em grupo.
Para esta atividade destacamos quatro aspectos que regem sua realização: contextualização de um tema no âmbito da realidade local; visão crítica do conhecimento científico sistematizado; consideração de saberes prévios e o diálogo como princípio pedagógico que permite a construção de análises coletivas e a contextualização dos fenômenos locais na sociedade.
Participe do fórum mediado por seu tutor-docente, compartilhando reflexões e experiências com a sua turma a partir das seguintes questões:
Para subsidiar a discussão no fórum, estude o Capítulo 12, Pessoas institucionalizadas e violência, e procure conhecer as políticas públicas existentes no país que contemplem cada grupo de pessoas institucionalizas.
Com o intuito de evidenciar a compreensão das pessoas sobre as experiências locais, explicitar contradições que envolvem as situações de violência e uso de substâncias, é preciso articular o conhecimento científico com o conhecimento gerado pela própria ação do “fazer em saúde” e contextualizar as ações e resultados das políticas públicas nas realidades brasileiras diversas.
A partir dessa ideia, estude o Capítulo 13, O uso de drogas e violência, e participe da discussão com a turma via webconferência.
Relacione suas experiências com os aportes teóricos apresentados neste capítulo e com as reflexões provocadas pelo debate. Para isso, considere as seguintes questões norteadoras:
Construa um texto de no máximo uma página e envie ao tutor-docente por meio do AVA.
A reconstrução da experiência vivida que se observa nos estudos de caso nos permite comparar as experiências de uma realidade local com outras, identificar semelhanças, diferenças, especificidades e compartilhar ações e resultados.
A reconstrução da experiência vivida que se observa nos estudos de caso nos permite comparar as experiências de uma realidade local com outras, identificar semelhanças, diferenças, especificidades e compartilhar ações e resultados.
Neste sentido, estude o Capítulo 14, Pessoas com deficiência e necessidades especiais e situações de violência, e, a partir do “Caso Entre violação de direitos e maus tratos: um pedido de socorro”, discuta as seguintes questões:
A partir da proposta apresentada, escolha o formato para apresentar as suas análises e reflexões: áudio, vídeo ou texto.
Lembre-se de que a construção de um roteiro com os principais aspectos a serem abordados pode auxiliá-lo na gravação do áudio ou do vídeo, que devem ter 10 minutos, no máximo. E, no caso do texto, um máximo de três páginas.
Envie ao tutor-docente por meio do AVA.
Estude o Capítulo 15, Trabalhadores da saúde e educação: lidando com violências no cotidiano, tendo como ponto de partida a sua realidade local e a compreensão dos conceitos apresentados.
Em seguida, participe do fórum debatendo sobre as formas de violência sofridas e praticadas pelos profissionais de saúde no cotidiano do seu trabalho. Você deve sugerir estratégias capazes de ajudar no enfrentamento dessas situações.
Estude o Capítulo 7, Suicídio no Brasil: mortalidade, tentativas, ideação e prevenção, levando em consideração a complexidade do tema e suas formas de prevenção.
Depois da leitura, reflita sobre as questões:
Redija um texto de no máximo duas páginas e envie ao tutor-docente por meio do AVA.
Estude o Capítulo 6, Homicídio: violência interpessoal que impede a vida, e participe do fórum com sua turma e tutor-docente, debatendo as seguintes questões:
Para dar continuidade ao seu projeto de intervenção, retorne ao texto Notas para elaboração de projetos de investigação científica e projetos de intervenção e estude os itens:
Assista a outros dois vídeos, também da Professora Suely Deslandes.
Discute o planejamento das ações a serem realizadas no projeto de intervenção (metodologia). Apresenta elementos para auxiliar na construção do plano de trabalho e na escolha de métodos e técnicas a serem empregados para atingir os objetivos propostos.
Aborda a análise dos resultados do projeto de intervenção. Discute a importância da construção de um plano de análise da intervenção e do uso de indicadores: Como atestar que o projeto teve êxito? Aborda os aspectos éticos da intervenção que precisam ser considerados.
Dedique-se a iniciar a elaboração da metodologia, descrevendo os seguintes itens:
Envie para o seu tutor-docente.
Boa construção!!!