Esta unidade tem como objetivos:
Bom trabalho!
Leia o Capítulo 3, Violência, família e sociedade, e o Capítulo 11, Famílias que se comunicam por meio de violências, com atenção especial para o caso “História de família”.
A partir dessas leituras, procure problematizar as situações significativas no âmbito do seu contexto de trabalho. Reflita sobre o modo como esse fenômeno revela questões mais amplas do contexto social das famílias.
Participe do fórum mediado pelo seu tutor-docente e compartilhe suas reflexões e problematizações referentes ao caso estudado, articulando sua análise com a seguinte questão:
Esta atividade será realizada em pequenos grupos com o objetivo de entrelaçar estudo da realidade (análise de experiências locais) com reflexão teórica (crítica e multidisciplinar) para possibilitar a socialização de novos saberes e a produção de alternativas contextualizadas no seu território de trabalho.
O seu tutor-docente informará o grupo do qual você irá participar. O grupo deverá se organizar para a discussão por diferentes meios, tais como fórum no AVA, WhatsApp e ferramentas de webconferência (Google Meet, Skype etc.).
Para discutir com seu grupo!
Estude o Capítulo 8, Crianças e adolescentes em situação de violência, e, considerando a experiência no seu território de atuação, debata com os demais integrantes sobre as questões:
Após a discussão, estruture uma apresentação do grupo e participe da webconferência para levar os pontos discutidos, conhecer os argumentos dos demais grupos e contribuir com o debate.
Esta é uma atividade que entrelaça estudo teórico e registro da prática.
Para tanto, leia o Capítulo 9, Violência de gênero na vida adulta, e realize reflexões teóricas e considerações acerca da violência de gênero no momento atual da sociedade brasileira.
Construa um relato abordando uma situação de violência de gênero que você já tenha acompanhado ou teve conhecimento na sua atuação profissional, analisando criticamente os seguintes pontos:
Convidamos você a elaborar essa atividade em um formato diferente, de forma que possa explorar outras linguagens e usar a criatividade. Suas reflexões podem ser apresentadas em áudio, vídeo ou texto.
Lembre-se de que a construção de um roteiro com os principais aspectos a serem abordados pode auxiliá-lo na gravação do áudio ou do vídeo, os quais devem ter no máximo 10 minutos.
Objetividade e criatividade são ótimos ingredientes!
Envie para o seu tutor-docente.
Estude o Capítulo 10, Violência contra a pessoa idosa: o desrespeito à sabedoria e à experiência.
Reflita sobre a “A história da família Cabral” e participe do fórum, procurando discutir os seguintes pontos:
Vamos ao debate!
Retome a leitura da parte III do Caderno do Aluno, O ato de articular o pensar e o agir, e estude o texto Notas para elaboração de projetos de investigação científica e projetos de intervenção.
Relembre todas as etapas do seu projeto de intervenção construído até o momento, as orientações do seu tutor-docente e as trocas de informação durante o 1º Encontro Presencial. A partir disso, construa o quadro teórico do seu projeto de intervenção.
Envie para o seu tutor-docente.
Bom trabalho!