Impactos da Violência na Saúde
Nível de especialização

Unidade de Aprendizagem II

Epidemiologia e planejamento
Carga horária: 42h

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Objetivos

Esta unidade tem como objetivos:

  • fornecer subsídios teórico-práticos para os alunos/profissionais atuarem na esfera da epidemiologia e do planejamento;
  • contribuir para a compreensão da situação das violências em nível local.

Atividade 1

Fórum

3 semanas

A organização do conhecimento sistematizado é um importante aspecto metodológico deste curso, pois possibilita tematizar, selecionar e confrontar saberes prévios e científicos com as situações contextualizadas no seu território de atuação.

Para orientar a sua leitura, visando ao aprofundamento teórico e à interação dialógica no fórum, considere as seguintes questões norteadoras:

  • Quais as principais fontes de informação sobre acidentes e violência (causas externas) em seu município?
  • Quais são as principais dificuldades e/ou facilidades observadas para o registro das violências em seu município?

Estude os seguintes textos:

Com base nas questões norteadoras e no estudo dos Capítulos 5, 16 e 17, participe do fórum mediado pelo seu tutor-docente.

Atividade 2

Individual

3 semanas

Para auxiliar na organização e sistematização das informações sobre os contextos de violência e atores sociais do seu território de atuação, vamos utilizar como ferramenta metodológica o Diagnóstico Situacional da Violência, estruturado em duas etapas.

Esta atividade propõe a elaboração da primeira etapa do diagnóstico situacional sobre os acidentes e violências de seu município, com base no banco de dados do DATASUS e de outras fontes locais.

Para tanto, estude o item “18.1 Diagnóstico situacional” constante do Capítulo 18, Elaboração do diagnóstico situacional e do plano local de promoção, prevenção e atenção às situações de violências e acidentes e construa o diagnóstico de acordo com o roteiro a seguir.

Etapa I

1 Faça o levantamento dos indicadores de morbidade e de mortalidade por violência e acidentes do seu município para o último ano disponível no DATASUS, a partir das seguintes análises (retome o estudo do Capítulo 5, Indicadores epidemiológicos de morbimortalidade por acidentes e violências):  

  • Distribuição da mortalidade (número, proporção e coeficiente) por causas externas específicas;
  • Coeficientes de mortalidade por causas externas, agressões, lesões autoprovocadas e acidentes de transporte, segundo sexo, faixa etária e cor da pele;
  • Distribuição da morbidade (número, proporção e coeficiente de internações) por causas externas específicas;
  • Distribuição proporcional da morbidade por causas externas, agressões, lesões auto provocadas e acidentes de transporte, segundo sexo, faixa etária e cor da pele.

2 Construa um texto único que analise os dados levantados de morbimortalidade por causas externas e a estruturação para o atendimento às vítimas de violência no setor saúde (pré-hospitalar, hospitalar e reabilitação).

Envie para o seu tutor-docente.

Etapa II

Com base no estudo do Capítulo 18 e da Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências (PNRMAV), elabore um texto sobre as iniciativas locais existentes para a atenção e prevenção de violências, detalhando o que tem sido feito no seu município a partir das diretrizes da PNRMAV apresentadas a seguir:

  • promoção e adoção de condutas e de ambientes saudáveis;
  • monitorização da ocorrência de acidentes e de violências;
  • sistematização, ampliação e consolidação do atendimento pré-hospitalar;
  • assistência interdisciplinar e intersetorial às vítimas de acidentes e violências;
  • estruturação e consolidação do atendimento voltado à recuperação e à reabilitação;
  • capacitação de recursos humanos;
  • apoio ao desenvolvimento de estudos e pesquisas.

Aborde nesse texto sugestões de novas ações para melhorar o atendimento do setor saúde às pessoas em situação de violência em seu município, considerando o que você trabalhou nas etapas I e II.

Envie para o seu tutor-docente.

Metodologia científica

Atividade MC 2

2 semanas

Retome o levantamento dos problemas realizado na atividade MC 1, releia o texto O ato de articular o pensar e o agir da parte III do Caderno do Aluno, e selecione o problema relacionado à violência que será o objeto de seu projeto de intervenção.

É importante identificar, na seleção do problema, os que são prioritários, dentre os demais elencados, e selecionar aqueles viáveis, do ponto de vista de sua implementação, considerando os atores envolvidos, os recursos, o tempo de planejamento e a execução.

Vale ressaltar um trecho do texto “Notas para elaboração de projetos de investigação científica e projetos de intervenção”, de Deslandes (2012):

[...] A eleição de um problema para intervenção precisa ainda levar em conta o valor e o reconhecimento daquele problema para a sociedade, o custo econômico das proposições e a eficácia da intervenção proposta diante da complexidade do problema. (DESLANDES, 2012).

1 Assista ao vídeo. Ele vai auxiliá-lo a refletir sobre os primeiros passos da construção do seu projeto de intervenção.

Roteiro do projeto de intervenção | Parte 2

O vídeo aborda o processo de elaboração do projeto de intervenção. Busca explicar por que escrever um projeto de intervenção e apresenta algumas etapas deste processo: definição da situação-problema, do objeto de intervenção, dos objetivos e justificativas do projeto e a construção do referencial teórico que vai permitir o diálogo da proposição com o campo da ciência.

Duração: 25min14s

2 Elabore um texto contendo as primeiras etapas do seu projeto de intervenção (TCC): definição do problema, justificativa (contextualização do problema, relacionando-o aos aspectos encontrados no diagnóstico situacional do seu município) e objetivos.

Na justificativa, é importante apresentar o porquê da escolha do problema, tendo como base o levantamento realizado em articulação com o diagnóstico situacional. É necessário abordar os contextos político-institucionais para que se possa analisar a influência deles na implementação do projeto.

Em relação aos objetivos gerais e específicos, explicite os propósitos do seu projeto, a intencionalidade da ação e o que pretende alcançar a curto, médio e longo prazos.

3 Prepare uma apresentação em PowerPoint para o Primeiro Encontro Presencial com as seguintes etapas do seu projeto: definição de problema, justificativa e objetivos.

Para subsidiar o processo de construção do TCC, participe do Fórum de Metodologia e discuta com sua turma os aspectos essenciais envolvidos nessas primeiras etapas do projeto de intervenção.

Envie para o seu tutor-docente.

Encontro Presencial

O Primeiro Encontro Presencial, previsto para o final da Unidade II, terá duração de dois dias. Seu objetivo é o compartilhamento da proposta de TCC, contemplando definição do problema, justificativa e objetivos.

Essa é a primeira atividade presencial do curso. Ela é essencial porque abrange a metodologia científica no exercício da reflexão
e a aplicação da teoria na prática ou na sua atuação local.