Esta unidade tem como objetivos:
A organização do conhecimento sistematizado é um importante aspecto metodológico deste curso, pois possibilita tematizar, selecionar e confrontar saberes prévios e científicos com as situações contextualizadas no seu território de atuação.
Para orientar a sua leitura, visando ao aprofundamento teórico e à interação dialógica no fórum, considere as seguintes questões norteadoras:
Estude os seguintes textos:
Com base nas questões norteadoras e no estudo dos Capítulos 5, 16 e 17, participe do fórum mediado pelo seu tutor-docente.
Para auxiliar na organização e sistematização das informações sobre os contextos de violência e atores sociais do seu território de atuação, vamos utilizar como ferramenta metodológica o Diagnóstico Situacional da Violência, estruturado em duas etapas.
Esta atividade propõe a elaboração da primeira etapa do diagnóstico situacional sobre os acidentes e violências de seu município, com base no banco de dados do DATASUS e de outras fontes locais.
Para tanto, estude o item “18.1 Diagnóstico situacional” constante do Capítulo 18, Elaboração do diagnóstico situacional e do plano local de promoção, prevenção e atenção às situações de violências e acidentes e construa o diagnóstico de acordo com o roteiro a seguir.
1 Faça o levantamento dos indicadores de morbidade e de mortalidade por violência e acidentes do seu município para o último ano disponível no DATASUS, a partir das seguintes análises (retome o estudo do Capítulo 5, Indicadores epidemiológicos de morbimortalidade por acidentes e violências):
2 Construa um texto único que analise os dados levantados de morbimortalidade por causas externas e a estruturação para o atendimento às vítimas de violência no setor saúde (pré-hospitalar, hospitalar e reabilitação).
Envie para o seu tutor-docente.
Com base no estudo do Capítulo 18 e da Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências (PNRMAV), elabore um texto sobre as iniciativas locais existentes para a atenção e prevenção de violências, detalhando o que tem sido feito no seu município a partir das diretrizes da PNRMAV apresentadas a seguir:
Aborde nesse texto sugestões de novas ações para melhorar o atendimento do setor saúde às pessoas em situação de violência em seu município, considerando o que você trabalhou nas etapas I e II.
Envie para o seu tutor-docente.
Retome o levantamento dos problemas realizado na atividade MC 1, releia o texto O ato de articular o pensar e o agir da parte III do Caderno do Aluno, e selecione o problema relacionado à violência que será o objeto de seu projeto de intervenção.
É importante identificar, na seleção do problema, os que são prioritários, dentre os demais elencados, e selecionar aqueles viáveis, do ponto de vista de sua implementação, considerando os atores envolvidos, os recursos, o tempo de planejamento e a execução.
Vale ressaltar um trecho do texto “Notas para elaboração de projetos de investigação científica e projetos de intervenção”, de Deslandes (2012):
[...] A eleição de um problema para intervenção precisa ainda levar em conta o valor e o reconhecimento daquele problema para a sociedade, o custo econômico das proposições e a eficácia da intervenção proposta diante da complexidade do problema. (DESLANDES, 2012).
1 Assista ao vídeo. Ele vai auxiliá-lo a refletir sobre os primeiros passos da construção do seu projeto de intervenção.
O vídeo aborda o processo de elaboração do projeto de intervenção. Busca explicar por que escrever um projeto de intervenção e apresenta algumas etapas deste processo: definição da situação-problema, do objeto de intervenção, dos objetivos e justificativas do projeto e a construção do referencial teórico que vai permitir o diálogo da proposição com o campo da ciência.
2 Elabore um texto contendo as primeiras etapas do seu projeto de intervenção (TCC): definição do problema, justificativa (contextualização do problema, relacionando-o aos aspectos encontrados no diagnóstico situacional do seu município) e objetivos.
Na justificativa, é importante apresentar o porquê da escolha do problema, tendo como base o levantamento realizado em articulação com o diagnóstico situacional. É necessário abordar os contextos político-institucionais para que se possa analisar a influência deles na implementação do projeto.
Em relação aos objetivos gerais e específicos, explicite os propósitos do seu projeto, a intencionalidade da ação e o que pretende alcançar a curto, médio e longo prazos.
3 Prepare uma apresentação em PowerPoint para o Primeiro Encontro Presencial com as seguintes etapas do seu projeto: definição de problema, justificativa e objetivos.
Para subsidiar o processo de construção do TCC, participe do Fórum de Metodologia e discuta com sua turma os aspectos essenciais envolvidos nessas primeiras etapas do projeto de intervenção.
Envie para o seu tutor-docente.
O Primeiro Encontro Presencial, previsto para o final da Unidade II, terá duração de dois dias. Seu objetivo é o compartilhamento da proposta de TCC, contemplando definição do problema, justificativa e objetivos.
Essa é a primeira atividade presencial do curso. Ela é essencial porque abrange a metodologia científica no exercício da reflexão
e a aplicação da teoria na prática ou na sua atuação local.