Esta unidade tem como objetivos:
Para isso, o convidamos a participar de uma atividade de fórum que irá percorrer a Unidade I como um todo. Ao final, você irá consolidar esse aprendizado realizando uma atividade individual que será enviada ao seu tutor-docente.
Mãos à obra!
Esta atividade é o ponto inicial do seu percurso de aprendizagem. Propõe uma dinâmica de construção do conhecimento e apreensão da realidade que envolve diálogo, interação entre os atores do processo ensino-aprendizagem e aprofundamento teórico.
Vejamos o passo a passo da atividade.
Para uma compreensão contextualizada das ações políticas que envolvem o tema da violência no âmbito da saúde pública, realize o estudo dos textos que seguem.
Depois, elabore um texto com base nas questões e aspectos indicados a seguir e envie ao seu tutor-docente
Envie para o seu tutor-docente.
Para subsidiar a elaboração do seu trabalho de conclusão do curso (TCC), iniciaremos o estudo da Metodologia científica.
Este tema será abordado, de forma transversal, paralelamente às demais unidades de aprendizagem do curso.
Contextualizando a metodologia científica, Deslandes (2012) pontua:
[...] metodologia científica numa perspectiva de intervenção que permite traçar um caminho pavimentado por evidências e saberes já acumulados. Partindo-se do que se constitui como um problema da realidade, um projeto de intervenção reconstrói este problema empírico à luz dos dados e conhecimentos já disponíveis, definindo-o então como um objeto de estudo e de transformação. (DESLANDES, 2012).
O objetivo desta unidade é auxiliar na articulação entre a construção de conhecimento e a sua prática profissional.
Neste curso, o TCC será desenvolvido como um projeto de intervenção e contará com o apoio de processos dialógicos que serão estabelecidos por intermédio do AVA (mediação tutor-aluno; mediação aluno-turma), além das interações locais (local de trabalho, instituições, município etc.). Os momentos metodológicos que compõem o projeto pressupõem a contextualização da realidade local, a preparação, a organização e o planejamento das ações.
É importante começar a discutir o TCC com seu tutor-docente desde a Unidade de Aprendizagem I. Por isso, o curso foi previsto de forma que as diferentes partes do projeto sejam construídas e acompanhadas ao longo de seu desenvolvimento.
Vamos iniciar esse trabalho!
Para melhor se apropriar desse tema da metodologia científica, leia o texto A construção do conhecimento, que é a parte III do Caderno do Aluno.
No decorrer do curso você poderá assistir a quatro vídeos que apoiarão a elaboração do projeto de intervenção (TCC). Assista ao primeiro deles.
O vídeo aborda o projeto de intervenção aliado ao processo de construção do conhecimento científico. Apresenta as formas de conhecimento humano e a história do método científico para explicar como o conhecimento científico pode contribuir para a solução dos problemas e das indagações do mundo real, da vida.
O primeiro passo para a elaboração do seu TCC é a sistematização do levantamento dos principais problemas relacionados ao tema que você identifica no seu local de trabalho. Para tanto, converse com outros profissionais, usuários e gestores sobre os tipos de violência identificados no seu serviço.
A partir da conversa, elabore um texto de no máximo três páginas descrevendo os principais problemas identificados.
Envie para o seu tutor-docente.