Impactos da Violência na Saúde
Nível de especialização

Unidade de Aprendizagem I

Bases conceituais
e históricas da violência
e setor saúde
Carga horária: 42h

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Objetivos

Esta unidade tem como objetivos:

  • propiciar a reflexão sobre o impacto da violência na saúde a partir das bases teóricas e conceituais da temática da violência;
  • promover a análise das ações de promoção da saúde e prevenção da violência com base na realidade local do aluno, com vistas à proposição de ações para o aperfeiçoamento dos programas existentes.

Para isso, o convidamos a participar de uma atividade de fórum que irá percorrer a Unidade I como um todo. Ao final, você irá consolidar esse aprendizado realizando uma atividade individual que será enviada ao seu tutor-docente.

Mãos à obra!

Atividade 1

Fórum

2 semanas

Esta atividade é o ponto inicial do seu percurso de aprendizagem. Propõe uma dinâmica de construção do conhecimento e apreensão da realidade que envolve diálogo, interação entre os atores do processo ensino-aprendizagem e aprofundamento teórico.

Vejamos o passo a passo da atividade.

  • Em diálogo com seus colegas de trabalho, procure registrar as diferentes visões, vivências e percepções no que diz respeito às principais formas de violência que chegam no seu local de trabalho/serviço.
  • Para construir uma visão sociocultural e histórica do conceito de violência, estude o Capítulo 1, Conceitos, teorias e tipologias de violência: a violência faz mal à saúde.
  • Participe do fórum de discussão com seus colegas de turma e com o tutor-docente, compartilhando suas análises e debatendo a relação dos conceitos estudados no Capítulo 1 com as informações sobre as formas de violência observadas no seu local de trabalho/serviço.

Atividade 2

Individual

3 semanas

Para uma compreensão contextualizada das ações políticas que envolvem o tema da violência no âmbito da saúde pública, realize o estudo dos textos que seguem.

Depois, elabore um texto com base nas questões e aspectos indicados a seguir e envie ao seu tutor-docente

  1. Observe o contexto local e indique se essa política vem sendo implementada em seu município, destacando aspectos e impactos significativos das diretrizes e proposta política no atendimento às situações de violência, bem como os desafios de sua implementação.
  2. Descreva as ações de promoção da saúde e prevenção da violência que estão sendo executadas no seu município.
  3. Que tipos de articulação intra e intersetorial poderiam potencializar as ações de promoção à saúde e prevenção à violência em seu município?

Envie para o seu tutor-docente.

Metodologia científica

Introdução

Para subsidiar a elaboração do seu trabalho de conclusão do curso (TCC), iniciaremos o estudo da Metodologia científica.

Este tema será abordado, de forma transversal, paralelamente  às demais unidades de aprendizagem do curso.

Contextualizando a metodologia científica, Deslandes (2012) pontua:

[...] metodologia científica numa perspectiva de intervenção que permite traçar um caminho pavimentado por evidências e saberes já acumulados. Partindo-se do que se constitui como um problema da realidade, um projeto de intervenção reconstrói este problema empírico à luz dos dados e conhecimentos já disponíveis, definindo-o então como um objeto de estudo e de transformação. (DESLANDES, 2012).

O objetivo desta unidade é auxiliar na articulação entre a construção de conhecimento e a sua prática profissional.

Neste curso, o TCC será desenvolvido como um projeto de intervenção e contará com o apoio de processos dialógicos que serão estabelecidos por intermédio do AVA (mediação tutor-aluno; mediação aluno-turma), além das interações locais (local de trabalho, instituições, município etc.). Os momentos metodológicos que compõem o projeto pressupõem a contextualização da realidade local, a preparação, a organização e o planejamento das ações.

É importante começar a discutir o TCC com seu tutor-docente desde a Unidade de Aprendizagem I. Por isso, o curso foi previsto de forma que as diferentes partes do projeto sejam construídas e acompanhadas ao longo de seu desenvolvimento.

Vamos iniciar esse trabalho!

Atividade MC 1

2 semanas

Para melhor se apropriar desse tema da metodologia científica, leia o texto A construção do conhecimento, que é a parte III do Caderno do Aluno.

No decorrer do curso você poderá assistir a quatro vídeos que apoiarão a elaboração do projeto de intervenção (TCC). Assista ao primeiro deles.

Roteiro do projeto de intervenção | Parte 1

O vídeo aborda o projeto de intervenção aliado ao processo de construção do conhecimento científico. Apresenta as formas de conhecimento humano e a história do método científico para explicar como o conhecimento científico pode contribuir para a solução dos problemas e das indagações do mundo real, da vida.

Duração: 34min48s

O primeiro passo para a elaboração do seu TCC é a sistematização do levantamento dos principais problemas relacionados ao tema que você identifica no seu local de trabalho. Para tanto, converse com outros profissionais, usuários e gestores sobre os tipos de violência identificados no seu serviço.

A partir da conversa, elabore um texto de no máximo três páginas descrevendo os principais problemas identificados.

Envie para o seu tutor-docente.