O Curso Avaliação em Saúde, na modalidade a distância, teve início em 2011, e encontra-se em sua quinta versão. Ele integra um programa nacional de formação e capacitação em monitoramento e avaliação (M&A), cuja finalidade é a institucionalização dos processos avaliativos nos diferentes níveis de atuação das intervenções de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).
A formação e a capacitação de profissionais são estratégias-chave no processo de institucionalização.
A decisão de institucionalizar o M&A nas esferas de gestão do SUS exige a definição de propósitos e de recursos que propiciem o desenvolvimento de práticas avaliativas e a utilização dos seus resultados. Essa decisão é tida como prioritária, uma vez que possibilita a melhoria da capacidade de gestão, da qualidade das intervenções em saúde pública e da saúde das populações, principalmente daquelas mais vulneráveis.
O cenário de complexidade dos problemas e das intervenções em saúde requer a produção de respostas integradas, condizentes com o cotidiano das práticas, tecnologias e novos valores em saúde. O monitoramento e a avaliação como ferramentas reflexivas são indispensáveis para responder ao dinamismo dos cenários e das intervenções.
O objetivo geral do curso é formar especialistas em Avaliação em Saúde, tomando o SUS como objeto de reflexão.
Os objetivos específicos do curso são:
Com base nesses objetivos, espera-se que o curso contribua para o desenvolvimento, em especial, das seguintes capacidades:
A proposta pedagógica do curso fundamenta-se no reconhecimento do aluno como agente ativo da sua construção de conhecimento. Sendo assim, o processo educativo está calcado na valorização das experiências e vivências dos alunos-profissionais, de forma a propiciar a mobilização de saberes e a reconstrução do conhecimento existente.
Nessa perspectiva, desde sua concepção até o planejamento das atividades pedagógicas, o curso privilegia o fortalecimento do pensamento autônomo e da visão crítica, ao mesmo tempo que se dá ênfase ao domínio técnico com o objetivo de fortalecer a atuação do aluno-profissional.
Trata-se de um processo de formação que tem como base a realidade de trabalho do profissional, de modo que o processo pedagógico estimule o exercício crítico-reflexivo das práticas em saúde e dos processos de gestão, bem como do contexto em que estão inseridos.
A proposta pedagógica deste curso tem como base os seguintes princípios:
Troca de conhecimentos e experiências entre trabalhadores do SUS, compreendendo as práticas em monitoramento e avaliação
Promoção de diálogo entre os sujeitos
Rompimento com a transmissão vertical de conhecimentos
Integração entre práticas profissionais e conhecimento sistematizado
Para subsidiar o alcance dos objetivos, organizamos os conteúdos pedagógicos do curso em seis unidades de aprendizagem que, por sua vez, estão divididas em módulos. Essa organização do currículo pressupõe uma forma de oferecer um conjunto sistematizado de conhecimentos interdisciplinares com os quais você irá interagir, podendo compará-los com conhecimentos e experiências que possui e elaborar concepções ressignificadas no âmbito de sua realidade.
As unidades de aprendizagem e os módulos incorporam estratégias pedagógicas com o intuito de problematizar concepções e práticas e facilitar o processo de aprendizagem a distância. Clique no item a seguir para conhecer a matriz curricular.
Trabalho de conclusão de curso – 60h
Considerando a relação teoria e prática favorecida por toda a abordagem conceitual deste curso, o TCC será estruturado na forma de um plano de monitoramento e/ou de avaliação.
O curso foi previsto de forma que as diferentes partes do TCC fossem construídas ao longo de seu desenvolvimento. O importante é que você possa acompanhar as atividades e aproveitá-las para a sistematização do plano, utilizando o canal de diálogo com o tutor-docente, a fim de dirimir dúvidas.
Conheça um pouco mais sobre a dinâmica de desenvolvimento do curso, clicando em cada aba a seguir.
O curso inicia com o primeiro encontro presencial (24h – 3 dias consecutivos), quando serão apresentados a proposta do curso, seus objetivos, a estrutura, o material didático, o ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Além disso, você vai iniciar a construção de seu plano de estudos.
Depois do primeiro encontro presencial, a interação entre seu tutor-docente, você e os outros alunos será desenvolvida a distância, por meio do AVA e das ferramentas de comunicação. Você terá acesso às unidades de aprendizagem, tanto à parte teórica quanto às atividades propostas, que visam ampliar seu olhar crítico por meio da relação teoria e prática, procurando contribuir para a melhoria das ações em monitoramento e avaliação no SUS.
De forma transversal às unidades de aprendizagem que apresentam as discussões referentes à temática da avaliação em saúde, desenvolve-se a elaboração do plano de monitoramento e/ou de avaliação. A elaboração do plano será realizada de forma progressiva e será o seu trabalho de conclusão de curso (TCC), orientado pelo seu tutor-docente no AVA e nos momentos presenciais.
O segundo encontro presencial (8h) está previsto para ser realizado no fim da Unidade de Aprendizagem 4, quando você fará a avaliação presencial (AP), que consiste na apresentação oral e na entrega do trabalho escrito do que já estruturou até o momento do plano de monitoramento e/ou de avaliação.
Esta será uma oportunidade de discutir com seu tutor-docente e com a turma o desenvolvimento do seu projeto e também de conhecer o que os outros colegas estão construindo, receber e oferecer sugestões. Considera-se uma ocasião importante para consolidar conceitos, retificar caminhos e auxiliá-lo na estruturação de seu TCC.
Ao final da Unidade de Aprendizagem 6, você terá um prazo para finalizar o seu plano de monitoramento e/ou de avaliação e enviá-lo para a apreciação do seu tutor-docente.
O curso finaliza com o terceiro encontro presencial (8h), para a realização da defesa do TCC. Após a defesa, você deverá incorporar as sugestões que porventura forem indicadas pela banca e enviar a versão final do seu trabalho para o seu tutor-docente, que posteriormente lhe informará sobre a nota final obtida no curso.
Você continuará tendo acesso ao ambiente virtual de aprendizagem por uma semana após receber sua nota final.
Organize-se para salvar suas atividades e baixar os materiais do curso, caso seja de seu interesse, antes da data programada para encerramento do seu acesso ao AVA, explicitada no cronograma.
Neste curso, a avaliação é prioritariamente formativa, com foco no processo de construção do conhecimento e no desenvolvimento das capacidades necessárias à atuação profissional, buscando sempre valorizar as vivências pessoais e profissionais do aluno. Vejamos alguns aspectos relevantes à sua avaliação.
As atividades propostas, que são chaves para o seu desenvolvimento no curso, proporcionam momentos de percepção sobre seus progressos, confronto de ideias e construção de saberes, evidenciando a riqueza inerente à produção social do conhecimento. As atividades de interação ou de envio ao tutor-docente serão consideradas para a avaliação do seu desempenho no curso.
Seu desempenho nas atividades receberá comentários do tutor-docente, registrados no AVA. Não será atribuída uma nota/conceito para cada atividade em particular, mas, sim, uma nota final, referente ao conjunto de produções desenvolvidas ao longo de cada unidade de aprendizagem, de modo a abarcar o processo formativo do aluno, no todo.
Para analisar seu desempenho nas atividades, e no curso em sua totalidade, serão observados os seguintes aspectos:
A sua nota final do curso (0,0 a 10,0), lançada pelo tutor-docente, será convertida automaticamente em conceitos – A, B, C ou D –, obedecendo à equivalência estabelecida no Regulamento de Ensino da ENSP (ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA, 2016), apresentada a seguir.
O aluno deste curso só dará continuidade aos estudos em uma próxima unidade de aprendizagem se a nota/conceito atribuído à última unidade trabalhada for de, no mínimo, 6,0 (regular). Somente apresentará o TCC o aluno que tiver concluído todas as unidades de aprendizagem e obtido, no mínimo, nota 6,0 (regular) nas unidades e na avaliação do segundo encontro presencial.
A sua nota/conceito final será calculada com base nas notas/conceitos obtidos por você ao longo do curso:
Observe como será calculada a sua nota final no curso:
Onde:
UA – Nota na respectiva unidade de aprendizagem
AP – Nota da avaliação presencial
No último encontro presencial, você apresentará o seu trabalho de conclusão do curso (TCC), que receberá uma nota de zero a dez (0,0 a 10,0), a ser lançada no AVA.
Os critérios de avaliação da apresentação do TCC a serem utilizados pela banca são os seguintes:
Conforme apresentado nas normas acadêmicas, para obter o certificado de conclusão de curso, você terá de alcançar, no mínimo, nota seis (conceito C) em todas as atividades propostas; em cada uma das unidades do curso; na avaliação presencial (AP) e no TCC.
Além disso, precisará cumprir o prazo máximo de finalização das UA e do TCC, a contar da data de início do curso.
Separada da prática, a teoria é puro verbalismo inoperante; desvinculada da teoria, a prática é ativismo cego. Por isto mesmo é que não há práxis autêntica fora da unidade dialética ação-reflexão, prática-teoria. Da mesma forma, não há contexto teórico “verdadeiro a não ser em unidade dialética com o contexto concreto.
Paulo Freire (1981).
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA. Regulamento dos cursos de pós-graduação lato sensu e de qualificação profissional [...]. Rio de Janeiro: Fiocruz/ENSP, 2016. Disponível em: http://informe.ensp.fiocruz.br/assets/anexos/3235d9c9c01cedb76937622696b9ad5e9aeddbdb.PDF. Acesso em: 27 mar. 2022.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 5ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
Obra consultada
DESLANDES, Suely Ferreira. Notas para elaboração de projetos de investigação científica e projetos de intervenção. In: LEITÃO, Cleide Figueiredo; SANTOS, Henriette (org.). Curso de impactos da violência na saúde: caderno do aluno: orientações para o curso de especialização. Rio de Janeiro: Coordenação de Educação a Distância/Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, 2012. p. 80-104.
Presidente
Mario Moreira
Diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – ENSP
Marco Antonio Carneiro Menezes
Vice-Diretora de Ensino – VDE/ENSP
Enirtes Caetano Prates Melo
Coordenador de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância – CDEAD/ENSP
Mauricio De Seta
Chefe do Departamento de Endemias Samuel Pessoa – DENSP/ENSP
Rui Arantes
Coordenadora do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais – Laser/DENSP/ENSP
Angela Oliveira Casanova
Subsecretaria de Planejamento em Saúde – SUPLANS
Subsecretaria de Gestão de Pessoas – SUGEP
Secretaria Adjunta de Governança – SUGOV
Coordenadoras
Gisela Cordeiro Pereira Cardoso
Dolores Maria Franco de Abreu
Criação e desenvolvimento de processos educativos e materiais didáticos
Paula Celestino de Almeida
Dolores Maria Franco de Abreu
Assessora na coordenação
Beatriz da Costa Soares
Assessores na criação e desenvolvimento de processos educativos e materiais didáticos
Henriette dos Santos
Paula Celestino de Almeida
Rodrigo Carvalho – até 2020
Suely Guimarães Rocha (in memoriam) – até 2020
Assessores na formação docente
Diogo Cesar Nunes – até 2023
Nízia Maria Ponte
Priscila Talita Oliveira
Design instrucional
Henriette dos Santos
Paula Celestino de Almeida
Revisão metodológica
Henriette dos Santos
Paula Celestino de Almeida
Revisão de texto/copidesque e de referências/normalização
Maria Auxiliadora Nogueira
Simone Teles
Revisão editorial
Henriette dos Santos
Paula Celestino de Almeida
Identidade visual e projeto gráfico
Rejane Megale Figueiredo
Desenvolvimento
Rejane Megale Figueiredo
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Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Avaliação em Saúde: informações sobre o curso / Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. ― Rio de Janeiro, RJ: Fiocruz, ENSP, Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância, 2024.
1.420kb : il. color.
ISBN: 978-65-84901-62-9
Inclui Bibliografia
Site: https://avaliacao-em-saude.webflow.io/informacoes-sobre-o-curso/informacoes-sobre-o-curso
1. Avaliação em Saúde. 2. Planos e Programas de Saúde. 3. Tomada de Decisões. 4. Monitoramento.5. Sistema Único de Saúde. 6. Educação a Distância. 7. Aprendizagem. I. Título.
Como referenciar esta obra, segundo a ABNT:
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA. Informações sobre o curso: Avaliação em Saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz/CDEAD/ENSP, 2024. 1 recurso eletrônico. Material didático digital do Curso Avaliação em Saúde.
Esta é a 5ª oferta do Curso Avaliação em Saúde desde o seu lançamento em 2011, sendo a 2ª oferta desenvolvida em parceria com a SES-DF.
2024
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