Informações sobre o curso

Contexto

O Curso Avaliação em Saúde, na modalidade a distância, teve início em 2011, e encontra-se em sua quinta versão. Ele integra um programa nacional de formação e capacitação em monitoramento e avaliação (M&A), cuja finalidade é a institucionalização dos processos avaliativos nos diferentes níveis de atuação das intervenções de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). ​

​A formação e a capacitação de profissionais são estratégias-chave no processo de institucionalização.​

​A decisão de institucionalizar o M&A nas esferas de gestão do SUS exige a definição de propósitos e de recursos que propiciem o desenvolvimento de práticas avaliativas e a utilização dos seus resultados. Essa decisão é tida como prioritária, uma vez que possibilita a melhoria da capacidade de gestão, da qualidade das intervenções em saúde pública e da saúde das populações, principalmente daquelas mais vulneráveis.

O cenário de complexidade dos problemas e das intervenções em saúde requer a produção de respostas integradas, condizentes com o cotidiano das práticas, tecnologias e novos valores em saúde. O monitoramento e a avaliação como ferramentas reflexivas são indispensáveis para responder ao dinamismo dos cenários e das intervenções.

Características

  • Nível de ensino: especialização lato sensu
  • Carga horária: 420 horas, sendo 320 horas de atividades a distância, 40 horas de atividades presenciais e 60 horas para elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC)
  • Duração máxima prevista: 14 meses
  • Dedicação necessária do aluno ao curso: 8 horas semanais, em média
  • A quem se destina: profissionais de nível superior, preferencialmente da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), que atuam ou queiram atuar na área de M&A, portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação.​

Objetivos

O objetivo geral do curso é formar especialistas em Avaliação em Saúde, tomando o SUS como objeto de reflexão.

Os objetivos específicos do curso são:

  • Capacitar profissionais em monitoramento e avaliação em saúde, de forma a gerar os conhecimentos e as habilidades necessárias, para promover a melhoria das ações em saúde pública.
  • Desenvolver habilidades para identificar e utilizar os principais instrumentos de planejamento, monitoramento e avaliação no âmbito do SUS.
  • Orientar a elaboração e o desenvolvimento de um plano de monitoramento e/ou avaliação abordando temas de interesse e de relevância no contexto da saúde pública.

Com base nesses objetivos, espera-se que o curso contribua para o desenvolvimento, em especial, das seguintes capacidades:

  • demonstrar habilidade de apresentação escrita e de negociação em situações de conflito.
  • desenvolver autonomia de pensamento para diagnóstico situacional, análise e busca de informação para tomada de decisões.
  • refletir e compartilhar as experiências e os conhecimentos no processo de formação, por meio de trabalhos teóricos, práticos e em equipe.
  • integrar as atividades didáticas com as questões institucionais, possibilitando que a formação gere conhecimentos que contribuam para mudanças nas práticas e nos contextos de trabalho dos participantes.
  • propor práticas inovadoras contextualizadas nos processos de trabalho, de forma sistemática e permanente.

Proposta pedagógica

A proposta pedagógica do curso fundamenta-se no reconhecimento do aluno como agente ativo da sua construção de conhecimento. Sendo assim, o processo educativo está calcado na valorização das experiências e vivências dos alunos-profissionais, de forma a propiciar a mobilização de saberes e a reconstrução do conhecimento existente. ​

​Nessa perspectiva, desde sua concepção até o planejamento das atividades pedagógicas, o curso privilegia o fortalecimento do pensamento autônomo e da visão crítica, ao mesmo tempo que se dá ênfase ao domínio técnico com o objetivo de fortalecer a atuação do aluno-profissional. ​

​Trata-se de um processo de formação que tem como base a realidade de trabalho do profissional, de modo que o processo pedagógico estimule o exercício crítico-reflexivo das práticas em saúde e dos processos de gestão, bem como do contexto em que estão inseridos.

A proposta pedagógica deste curso tem como base os seguintes princípios:

Troca de conhecimentos e experiências entre trabalhadores do SUS, compreendendo as práticas em monitoramento e avaliação

Promoção de diálogo entre os sujeitos

Rompimento com a transmissão vertical de conhecimentos​

Integração entre práticas profissionais e conhecimento sistematizado​

Estrutura e dinâmica

Para subsidiar o alcance dos objetivos, organizamos os conteúdos pedagógicos do curso em seis unidades de aprendizagem que, por sua vez, estão divididas em módulos. Essa organização do currículo pressupõe uma forma de oferecer um conjunto sistematizado de conhecimentos interdisciplinares com os quais você irá interagir, podendo compará-los com conhecimentos e experiências que possui e elaborar concepções ressignificadas no âmbito de sua realidade.​

As unidades de aprendizagem e os módulos incorporam estratégias pedagógicas com o intuito de problematizar concepções e práticas e facilitar o processo de aprendizagem a distância. Clique no item a seguir para conhecer a matriz curricular.

Matriz curricular do curso
Unidade de aprendizagem Módulo Objetivo

Unidade de Aprendizagem 1
Avaliação e prática avaliativa

Carga horária
72 horas

Módulo 1 – Concepções de avaliação

  • Identificar as concepções da avaliação e a cultura avaliativa.

  • Priorizar os problemas e as intervenções a serem monitoradas e avaliadas.

  • Caracterizar as diferenças entre monitoramento e avaliação (M&A).

  • Compreender as terminologias de M&A.

  • Caracterizar as tipologias mais frequentes usadas em avaliação.

Módulo 2 – Usos e foco em avaliação

  • Relacionar avaliação e intervenção.

  • Identificar o foco da avaliação.

  • Caracterizar os usos e focos da avaliação.

  • Descrever os usos possíveis da avaliação.

Módulo 3 – Engajando os interessados e lidando com os conflitos do processo avaliativo

  • Identificar os passos do modo de pensar avaliativo.

  • Identificar os possíveis interessados na avaliação.

  • Identificar conflitos de interesses na avaliação.

Unidade de Aprendizagem 2
Planejando a avaliação: o que avaliar

Carga horária
64 horas

Módulo 1 – Intervenções e contextos

  • Caracterizar e descrever uma intervenção com base em seus componentes estratégicos, técnico-operacionais e estruturais, considerando os contextos em que se insere.

Módulo 2 – Modelização da intervenção

  • Caracterizar e comparar diferentes modelos de descrição de intervenção em saúde.

  • Discutir os fluxos e as relações entre recursos e processos técnicos da intervenção.

Módulo 3 – Etapas práticas da avaliação

  • Compreender as etapas práticas de uma avaliação.

  • Identificar se a intervenção tem condições de ser avaliada.

  • Identificar o tipo de avaliação mais pertinente à intervenção.

Módulo 4 – Modelo operacional e modelo teórico da intervenção

  • Caracterizar e comparar os modelos teóricos e operacionais da intervenção.

Unidade de Aprendizagem 3
Modelos, abordagens e tipos de avaliação

Carga horária
40 horas

Módulo 1 – Avaliabilidade: planejando a avaliação

  • Conhecer diferentes modelos de avaliação.

  • Compreender a relação entre o modelo teórico de avaliação, a pergunta avaliativa e a intervenção.

  • Estabelecer a diferença entre modelos e abordagens da avaliação.

Módulo 2 – Diferentes modelos e abordagens em avaliação

  • Descrever os componentes dos modelos operacionais da avaliação.

  • Compreender a racionalidade que articula contexto, insumos, processos e efeitos.

  • Identificar as vantagens e desvantagens dos modelos operacionais.

Módulo 3 – Tipos de avaliação

  • Identificar os principais tipos de avaliação utilizados.

  • Reconhecer as características e diferenças entre cada tipo de avaliação.

Unidade de Aprendizagem 4
Compreendendo a teoria da ação: a análise de implementação

Carga horária
80 horas

Módulo 1 – Etapas da avaliação de implementação

  • Identificar, em contexto, perguntas pertinentes à avaliação de implementação.

  • Identificar a relação entre pergunta, foco e dimensões avaliativas.

  • Caracterizar as etapas de construção de uma avaliação de implementação.

  • Explorar avaliações de implementação com desfecho de qualidade, acesso e desempenho.

Módulo 2 – Como desenhar a avaliação de implementação

  • Escolher desenhos e métodos apropriados para a avaliação de implementação.

Módulo 3 – O processo de valoração

  • Discutir o processo de valoração, a elaboração da matriz de relevância e a escolha dos parâmetros de julgamento/avaliação de implementação.

Unidade de Aprendizagem 5
Como gerenciar e executar a avaliação

Carga horária
32 horas

Módulo 1 – O processo avaliativo e seus possíveis usos e influências

  • Descrever os possíveis usos dos achados da avaliação.

  • Identificar as estratégias de disseminação dos achados para a melhoria do programa.

Módulo 2 – Como estabelecer canais de comunicação

  • Desenvolver estratégias de educação permanente no processo de avaliação.

  • Diferenciar redes de trabalho e redes sociotécnicas.

  • Conhecer e utilizar técnicas de comunicação em avaliação.

Módulo 3 – Como preparar a disseminação dos resultados

  • Elaborar relatórios, resumos executivos e de congresso.

  • Apresentar o relatório da avaliação.

Unidade de Aprendizagem 6
Como avaliar a avaliação: meta-avaliação

Carga horária
32 horas

Módulo 1 – Meta-avaliação: conceito e princípios

  • Caracterizar os atributos de uma avaliação de qualidade.

  • Descrever as etapas para desenvolver uma meta-avaliação.

  • Identificar a pertinência de critérios aplicados ao plano de monitoramento ou avaliação.

Módulo 2 – Princípios éticos em avaliação

  • Conhecer os princípios éticos orientadores da prática profissional.

  • Identificar a pertinência da utilização de princípios éticos na avaliação.

  • Discutir as implicações éticas num processo avaliativo.

Módulo 3 – Autoavaliação e avaliação interna

  • Identificar as diferenças entre autoavaliação e avaliação interna.

  • Discutir as implicações de ser um avaliador interno.

Trabalho de conclusão de curso – 60h

​Considerando a relação teoria e prática favorecida por toda a abordagem conceitual deste curso, o TCC será estruturado na forma de um plano de monitoramento e/ou de avaliação.  ​

​O curso foi previsto de forma que as diferentes partes do TCC fossem construídas ao longo de seu desenvolvimento. O importante é que você possa acompanhar as atividades e aproveitá-las para a sistematização do plano, utilizando o canal de diálogo com o tutor-docente, a fim de dirimir dúvidas.

Conheça um pouco mais sobre a dinâmica de desenvolvimento do curso, clicando em cada aba a seguir.

O curso inicia com o primeiro encontro presencial (24h – 3 dias consecutivos), quando serão apresentados a proposta do curso, seus objetivos, a estrutura, o material didático, o ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Além disso, você vai iniciar a construção de seu plano de estudos.

Depois do primeiro encontro presencial, a interação entre seu tutor-docente, você e os outros alunos será desenvolvida a distância, por meio do AVA e das ferramentas de comunicação. Você terá acesso às unidades de aprendizagem, tanto à parte teórica quanto às atividades propostas, que visam ampliar seu olhar crítico por meio da relação teoria e prática, procurando contribuir para a melhoria das ações em monitoramento e avaliação no SUS.​

​De forma transversal às unidades de aprendizagem que apresentam as discussões referentes à temática da avaliação em saúde, desenvolve-se a elaboração do plano de monitoramento e/ou de avaliação. A elaboração do plano será realizada de forma progressiva e será o seu trabalho de conclusão de curso (TCC), orientado pelo seu tutor-docente no AVA e nos momentos presenciais.

O segundo encontro presencial (8h) está previsto para ser realizado no fim da Unidade de Aprendizagem 4, quando você fará a avaliação presencial (AP), que consiste na apresentação oral e na entrega do trabalho escrito do que já estruturou até o momento do plano de monitoramento e/ou de avaliação.

Esta será uma oportunidade de discutir com seu tutor-docente e com a turma o desenvolvimento do seu projeto e também de conhecer o que os outros colegas estão construindo, receber e oferecer sugestões. Considera-se uma ocasião importante para consolidar conceitos, retificar caminhos e auxiliá-lo na estruturação de seu TCC.

Ao final da Unidade de Aprendizagem 6, você terá um prazo para finalizar o seu plano de monitoramento e/ou de avaliação e enviá-lo para a apreciação do seu tutor-docente.

O curso finaliza com o terceiro encontro presencial (8h), para a realização da defesa do TCC. Após a defesa, você deverá incorporar as sugestões que porventura forem indicadas pela banca e enviar a versão final do seu trabalho para o seu tutor-docente, que posteriormente lhe informará sobre a nota final obtida no curso.

Você continuará tendo acesso ao ambiente virtual de aprendizagem por uma semana após receber sua nota final.

Organize-se para salvar suas atividades e baixar os materiais do curso, caso seja de seu interesse, antes da data programada para encerramento do seu acesso ao AVA, explicitada no cronograma.

Avaliação

Neste curso, a avaliação é prioritariamente formativa, com foco no processo de construção do conhecimento e no desenvolvimento das capacidades necessárias à atuação profissional, buscando sempre valorizar as vivências pessoais e profissionais do aluno. Vejamos alguns aspectos relevantes à sua avaliação.

As atividades propostas, que são chaves para o seu desenvolvimento no curso, proporcionam momentos de percepção sobre seus progressos, confronto de ideias e construção de saberes, evidenciando a riqueza inerente à produção social do conhecimento. As atividades de interação ou de envio ao tutor-docente serão consideradas para a avaliação do seu desempenho no curso.

Seu desempenho nas atividades receberá comentários do tutor-docente, registrados no AVA. Não será atribuída uma nota/conceito para cada atividade em particular, mas, sim, uma nota final, referente ao conjunto de produções desenvolvidas ao longo de cada unidade de aprendizagem, de modo a abarcar o processo formativo do aluno, no todo.

Para analisar seu desempenho nas atividades, e no curso em sua totalidade, serão observados os seguintes aspectos:​

  • coerência e capacidade de argumentação na discussão das questões relacionadas ao conteúdo do curso;​
  • reflexão sobre experiências e práticas, articulando-as à base teórica apresentada, para ampliar a compreensão sobre o seu contexto de trabalho (fundamentação teórica e análise crítica da realidade); ​
  • comprometimento com a execução do cronograma do curso, uma forma de expressar a corresponsabilidade e pactuação coletiva.

A sua nota final do curso (0,0 a 10,0), lançada pelo tutor-docente, será convertida automaticamente em conceitos – A, B, C ou D –, obedecendo à equivalência estabelecida no Regulamento de Ensino da ENSP (ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA, 2016), apresentada a seguir.

Notas Conceitos
9,0 a 10,0 A (excelente)
7,5 a 8,9 B (bom)
6,0 a 7,4 C (regular)
0,0 a 5,9 D (insuficiente)

O aluno deste curso só dará continuidade aos estudos em uma próxima unidade de aprendizagem se a nota/conceito atribuído à última unidade trabalhada for de, no mínimo, 6,0 (regular). Somente apresentará o TCC o aluno que tiver concluído todas as unidades de aprendizagem e obtido, no mínimo, nota 6,0 (regular) nas unidades e na avaliação do segundo encontro presencial. ​

Cálculo da nota/conceito final de curso

A sua nota/conceito final será calculada com base nas notas/conceitos obtidos por você ao longo do curso: ​

  • em cada uma das seis unidades de aprendizagem, cujas notas/conceitos expressam seu desempenho nas atividades de avaliação a distância; ​
  • na avaliação presencial (AP).

Observe como será calculada a sua nota final no curso:

Nota do curso =​
UA1 + UA2 + UA3 + UA4 + AP + UA5 + UA6 7​

Onde:​

UA – Nota na respectiva unidade de aprendizagem​

AP – Nota da avaliação presencial

No último encontro presencial, você apresentará o seu trabalho de conclusão do curso (TCC), que receberá uma nota de zero a dez (0,0 a 10,0), a ser lançada no AVA.

Os critérios de avaliação da apresentação do TCC a serem utilizados pela banca são os seguintes: ​

  • domínio do tema (2,0)​
  • clareza na exposição (2,0)​
  • estrutura do plano de monitoramento e/ou de avaliação (2,0)​
  • pertinência do plano de monitoramento e/ou de avaliação (2,0)​
  • conclusões e sugestões (2,0)

Conforme apresentado nas normas acadêmicas, para obter o certificado de conclusão de curso, você terá de alcançar, no mínimo, nota seis (conceito C) em todas as atividades propostas; em cada uma das unidades do curso; na avaliação presencial (AP) e no TCC.

Além disso, precisará cumprir o prazo máximo de finalização das UA e do TCC, a contar da data de início do curso.

Separada da prática, a teoria é puro verbalismo inoperante; desvinculada da teoria, a ​prática é ativismo cego. Por isto mesmo é que não há práxis autêntica fora da​ unidade dialética ação-reflexão, prática-teoria. Da mesma forma, não há contexto​ teórico “verdadeiro a não ser em unidade dialética com o contexto concreto.
Paulo Freire (1981).

Referências

ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA. Regulamento dos cursos de pós-graduação lato sensu e de qualificação profissional [...]. Rio de Janeiro: Fiocruz/ENSP, 2016. Disponível em: http://informe.ensp.fiocruz.br/assets/anexos/3235d9c9c01cedb76937622696b9ad5e9aeddbdb.PDF. Acesso em: 27 mar. 2022.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 5ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

Obra consultada

​DESLANDES, Suely Ferreira. Notas para elaboração de projetos de investigação científica e projetos de intervenção. In: LEITÃO, Cleide Figueiredo; SANTOS, Henriette (org.). Curso de impactos da violência na saúde: caderno do aluno: orientações para o curso de especialização. Rio de Janeiro: Coordenação de Educação a Distância/Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, 2012. p. 80-104.

Créditos

Ministério da Saúde
Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz

Presidente
Mario Moreira

Diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – ENSP
Marco Antonio Carneiro Menezes

Vice-Diretora de Ensino – VDE/ENSP
Enirtes Caetano Prates Melo

Coordenador de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância – CDEAD/ENSP
Mauricio De Seta

Chefe do Departamento de Endemias Samuel Pessoa – DENSP/ENSP
Rui Arantes

Coordenadora do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais – Laser/DENSP/ENSP
Angela Oliveira Casanova

Governo do Distrito Federal
Secretaria de Estado de Saúde – SES/DF

Subsecretaria de Planejamento em Saúde – SUPLANS

Subsecretaria de Gestão de Pessoas – SUGEP

Secretaria Adjunta de Governança – SUGOV

Curso Avaliação em Saúde

Coordenadoras
Gisela Cordeiro Pereira Cardoso
Dolores Maria Franco de Abreu

Criação e desenvolvimento de processos educativos e materiais didáticos
Paula Celestino de Almeida
Dolores Maria Franco de Abreu

Assessora na coordenação  
Beatriz da Costa Soares

Assessores na criação e desenvolvimento de processos educativos e materiais didáticos    
Henriette dos Santos
Paula Celestino de Almeida
Rodrigo Carvalho – até 2020
Suely Guimarães Rocha (in memoriam) – até 2020

Assessores na formação docente  
Diogo Cesar Nunes – até 2023
Nízia Maria Ponte
Priscila Talita Oliveira

Produção Web

Design instrucional
Henriette dos Santos
Paula Celestino de Almeida

Revisão metodológica
Henriette dos Santos
Paula Celestino de Almeida

Revisão de texto/copidesque e de referências/normalização
Maria Auxiliadora Nogueira
Simone Teles

​​Revisão editorial
Henriette dos Santos
Paula Celestino de Almeida

Identidade visual e projeto gráfico
Rejane Megale Figueiredo

Desenvolvimento
Rejane Megale Figueiredo

Material elaborado de acordo com a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fiocruz. O conteúdo desta publicação pode ser copiado e compartilhado, desde que não seja utilizado para fins comerciais, seja citada a fonte e atribuídos os devidos créditos.

Catalogação na fonte
Fundação Oswaldo Cruz
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde
Biblioteca de Saúde Pública
E74a

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Avaliação em Saúde: informações sobre o curso / Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. ― Rio de Janeiro, RJ: Fiocruz, ENSP, Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância, 2024.
1.420kb : il. color.

ISBN: 978-65-84901-62-9
Inclui Bibliografia
Site: https://avaliacao-em-saude.webflow.io/informacoes-sobre-o-curso/informacoes-sobre-o-curso

1. Avaliação em Saúde. 2. Planos e Programas de Saúde. 3. Tomada de Decisões. 4. Monitoramento.5. Sistema Único de Saúde. 6. Educação a Distância. 7. Aprendizagem. I. Título.

CDD - 23.ed. – 362.10425

Como referenciar esta obra, segundo a ABNT:​​
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA. Informações sobre o curso: Avaliação em Saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz/CDEAD/ENSP, 2024. 1 recurso eletrônico. Material didático digital do Curso Avaliação em Saúde.

Esta é a 5ª oferta do Curso Avaliação em Saúde desde o seu lançamento em 2011, sendo a 2ª oferta desenvolvida em parceria com a SES-DF.

2024
Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (CDEAD/ENSP)
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Manguinhos – Rio de Janeiro – RJ
CEP: 21041-210
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